DSpace/Manakin Repository

A evasão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, J. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 JUSTINO FILHO, José.
dc.contributor.advisor1ID JUSTINO FILHO, J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9425252130057715 pt_BR
dc.contributor.referee1 CONCEIÇÃO, Marta Maria da.
dc.contributor.referee1ID CONCEIÇÃO, M. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3141068978315035 pt_BR
dc.contributor.referee2 COSTA, Ramilton Marinho.
dc.contributor.referee2ID COSTA, R. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3962940713009254 pt_BR
dc.description.resumo O trabalho aqui apresentado relata a educação de jovens e adultos no Brasil entre 2006 a2012 com ênfase no processo de ensino aprendizagem e evasão da Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI, localizada na cidade de Nova - Floresta - PB. Segundo a pesquisa realizada foi constatado um número elevado de evasão na modalidade EJA entre os anos de 2006 a 2012 em todo país em especial na E.M.E. F. Papa Paulo VI. Podendo identificar vários problemas que causam a evasão na EJA. O problema idade/série é um dos principais fatores que contribui para o alto número de evasão escolar nesta modalidade EJA na Escola Municipal Papa Paulo VI como no Brasil em gerai.Foi identificado que a qualificação dos professores não deixa de ser um agravante para evasão que vem aumentando a cada ano e consequentemente o ensino-aprendizagem não estaria acontecendo como realmente deveria acontecer de fato.Se faz necessário mudanças neste sistema de ensino para que possamos melhorar com resultados mais positivos no processo ensino aprendizagem deste público. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino e Aprendizagem pt_BR
dc.title A evasão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract The work presented here reports the education of young people and adults in Brazil between 2006 a2012 with an emphasis on the process of teaching learning and dropping out of the Municipal School of Elementary School Papa Paulo VI, located in the city of Novafloresta-PB. According to the research carried out, a high number of evasion was found in the EJA modality between the years 2006 to 2012 throughout the country, especially in E.M.E. F. Pope Paul VI. Being able to identify several problems that cause evasion in EJA. The age/grade problem is one of the main factors contributing to the high number truancy in this EJA modality at Escola Municipal Papa Paulo VI as in Brazil in general. It was identified that the qualification of teachers is still a aggravating factor for evasion that has been increasing every year and consequently the teaching-learning would not be happening as it should happen in fact. Changes are needed in this education system so that we can improve with more positive results in the teaching-learning process of this audience. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20397
dc.date.accessioned 2021-08-05T14:08:09Z
dc.date.available 2021-08-05
dc.date.available 2021-08-05T14:08:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Evasão pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Brasil - evasão escolar - índice pt_BR
dc.subject EJA - formação de educadores pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Teacher pt_BR
dc.subject EJA - educator training pt_BR
dc.subject Evasion pt_BR
dc.subject Brazil - school dropout - index pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Maestro pt_BR
dc.subject EJA - formación de educadores pt_BR
dc.subject Evasión pt_BR
dc.subject Brasil - deserción escolar - índice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Josete Fernandes dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Dropping out of school at the Papa Paulo VI Municipal Elementary School. pt_BR
dc.title.alternative Abandono escolar en la Escuela Primaria Municipal Papa Paulo VI. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Josete Fernandes dos. A evasão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI. 2013. 23 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen El trabajo aquí presentado informa sobre la educación de jóvenes y adultos en Brasil entre 2006 a2012 con énfasis en el proceso de enseñanza aprendizaje y abandono de la Escuela Municipal de la Escuela Primaria Papa Paulo VI, ubicada en la ciudad de Novafloresta-PB. Según la investigación realizada, se encontró un elevado número de evasiones en el Modalidad EJA entre los años 2006 a 2012 en todo el país, especialmente en E.M.E. F. Papa Pablo VI. Ser capaz de identificar varios problemas que provocan evasión en EJA. El problema de edad / grado es uno de los principales factores que contribuyen al elevado número absentismo escolar en esta modalidad EJA en la Escola Municipal Papa Paulo VI como en Brasil en general. Se identificó que la calificación de los docentes sigue siendo un agravante de la evasión que ha ido aumentando año tras año y, en consecuencia, la la enseñanza-aprendizaje no estaría sucediendo como debería ocurrir en Hecho. Se necesitan cambios en este sistema educativo para que podamos mejorar con resultados más positivos en el proceso de enseñanza-aprendizaje de esta audiencia. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta