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Na mão e na contramão da política: a realização da política nacional de educação do campo em municípios do cariri paraibano.

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dc.creator.ID LEAL, F. L. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3903592587935367 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CANIELLO, Márcio de Matos
dc.contributor.advisor1ID CANIELLO, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5638765647804887 pt_BR
dc.contributor.referee1 VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.
dc.contributor.referee3 SILVA, Ana Paula Soares da.
dc.contributor.referee4 VELÔSO, Thelma Maria Grisi.
dc.description.resumo Neste trabalho, tivemos como objetivo principal analisar se e como a Política Nacional de Educação do Campo (PNEC), que vem sendo construída no Brasil há mais de uma década, é realizada em três municípios do Cariri paraibano. Como hipótese norteadora, argumentamos que os processos de efetivação da atual PNEC são variados e revelam estágios diferenciados de apropriação da referida Política, sendo que diversos fatores podem estar associados a esta diversidade de apropriação, tais como: conhecimento da PNEC, interesse em incorporá-la à política municipal e condições materiais e intelectuais de incorporação da PNEC à política local. A análise de política pública adotada por nós foi a do Ciclo Político (FREY, 2000). Os conceitos de apropriação, de autoria de Lev S. Vygotsky (1896-1934), e de Estado ampliado, intelectuais orgânicos e hegemonia, de Antonio Gramsci (18911937), mostraram-se úteis à análise da PNEC e dos dados empíricos. Na pesquisa, de cunho qualitativo, tivemos como base Bardin (2009), para realizar a organização dos dados, que foram produzidos através de observações e entrevistas, realizadas com professores, secretárias de educação, coordenadoras pedagógicas e representantes de associações rurais nos Conselhos Municipais de Educação dos três municípios. Dentre os resultados encontrados, destacamos: níveis diferenciados de apropriação de concepções relacionadas ao conceito de Educação do Campo, por parte dos entrevistados, que se refletiram no modo como os três municípios estudados nesta pesquisa realizam ações em suas políticas educacionais, especialmente voltadas às escolas localizadas na zona rural ou que atendem a moradores dessa zona; a realização de aspectos da PNEC em dois dos municípios pesquisados, tanto do ponto de vista das concepções como das ações empreendidas por eles em suas políticas educacionais; o fato de a presença da escola na zona rural emergir como um elemento fundamental à própria realização da PNEC; e a fragilidade da articulação entre sociedade civil e sociedade política nos contextos estudados, o que indica não apenas uma constatação, mas a necessidade de criação de estratégias, pela PNEC, no sentido de favorecer a sua realização nos contextos locais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Na mão e na contramão da política: a realização da política nacional de educação do campo em municípios do cariri paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract Through this study, we had the main objective of analysing if and how the National Field Education Policies (NFEP), a programme which has existed in Brazil for more than ten years, is in operation in three municipalities belonging to the micro-region called Cariri, in the State of Paraíba. As a guiding hypothesis, we assumed that the NFEP implantation process is varied and reveals different stages of appropriation, and that several factors can be associated with the different stages, such as, knowledge about the NFEP, willingness to incorporate it in the municipal policy, plus material and intellectual conditions to incorporate the NFEP in the local policy. Our analysis of the public policy was based on the Political Cycle (FREY, 2000), Vygotsky’s concepts of appropriation (1896-1934), and Gramsci’s concepts of Amplified State, organic intellectuals and hegemony (1891-1937). All these proved to be useful in analyzing the NFEP and the empirical data. The research was qualitative and we based our assumptions on Bardin (2009) in order to organize the data, which were produced by means of observations and interviews with teachers, secretaries of education, education coordenators and representatives from rural associations of the Municipal Councils of Education in the three places. Among the results found, we can highlight different levels of knowledge regarding the concepts of Field Education, according to the interviews, reflected by the way in which the three municipalities investigated act in keeping with their educational policies, especially those applied in schools situated in the countryside or in schools attended by people who live in the countryside; the application of the NFEP guidelines in one of the municipalities, concerning both the concepts and the actions present in them according to their educational policies; the fact that there is a school in the countryside and that it emerged as a fundamental element for the existence of NFEP; and the feeble articulation between the civil and the political societies in the contexts we have studied so far, indicates not only a reality, but also the need to produce strategies, with the help of the NFEP, in order to favour its progress in the local contexts. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2039
dc.date.accessioned 2018-10-22T17:40:30Z
dc.date.available 2018-10-22
dc.date.available 2018-10-22T17:40:30Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano - Educação do Campo pt_BR
dc.subject Política Nacional de Educação do Campo - PNEC pt_BR
dc.subject Política Pública de Educação pt_BR
dc.subject Bardin pt_BR
dc.subject Cariri Ocidental - Paraiba pt_BR
dc.subject Escolas do Campo pt_BR
dc.subject Análise de Conteúdo pt_BR
dc.subject Conceito de Educação do Campo pt_BR
dc.subject Monteiro - PB - Educação do Campo pt_BR
dc.subject Sumé - PB - Educação do Campo pt_BR
dc.subject Zabelê - PB - Educação do Campo pt_BR
dc.subject Public Policy of Education pt_BR
dc.subject Politique Publique de l'Éducation pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Education Rurale pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida. Na mão e na contramão da política: a realização da política nacional de educação do campo em municípios do cariri paraibano. 2012. 209f. (Tese de Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2039 pt_BR
dc.description.resume Dans cette étude, notre principal objectif a été d’analyser si et comment la politique nationale de l’education rrale (Política Nacional de Educação do Campo, P.N.E.C.), qui a été mise en place au Brésil depuis plus d’une dizaine d’années, s’est réalisée dans trois municipalités du Cariri paraibano. Comme hypothèse directrice, nous soutenons que les processus d’exécution de la PNEC actuelle sont variés et illustrent les différentes étapes d’appropriation de ladite Politique, du fait que plusieurs facteurs peuvent être associés à cette diversité d’appropriation, comme: la connaissance de la PNEC, l’intérêt de l’incorporer à la politique municipale et les conditions matérielles et intellectuelles de l’intégration de la PNEC à la politique locale. L’analyse des politiques publiques que nous avons adoptée est en l’occurrence celle du Cycle Politique (FREY, 2000). Les concepts d’appropriation, de l’auteur Lev S. Vygotsky (1896-1934) et de Etat élargi, intellectuels organiques et hégémonie, d’Antonio Gramsci (1891-1937), se sont révélés utiles à l’analyse de la PNEC et des données empiriques. Pour cette recherche, de type qualitatif, nous nous sommes basés sur Bardin (2009), pour réaliser l’organisation des données, qui a été effectuée à partir d’observations et d’entretiens, réalisés auprès des professeurs, secrétaires de l’éducation, coordinateurs pédagogiques et représentants d’associations rurales au sein des Conseils Municipaux de l’Education des trois municipalités. Parmi les résultats obtenus, nous voulons souligner: les différents niveaux d’appropriation des concepts liés à la notion d’Education Rurale, par l’intermédiaire des personnes interrogées, qui se reflètent à travers la façon dont les trois municipalités étudiées dans cette recherche ont agi sur leurs politiques éducatives, en particulier à l’égard des écoles situées en zone rurale ou qui desservent les résidents de cette zone; par la réalisation d’aspects de la PNEC au sein de deux des municipalités interrogées, tant du point de vue des conceptions que des mesures entreprises par celles-ci pour leurs politiques éducatives; par le fait que la présence de l’école en zone rurale apparaisse comme un élément clé de la propre exécution de la PNEC; et par la fragilité de l’articulation entre la société civile et la société politique dans les contextes étudiés, ce qui implique non seulement la constatation, mais aussi la nécessité de la mise en place de stratégies, par la PNEC, pour encourager sa mise en oeuvre dans les contextes locaux. pt_BR


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