DSpace/Manakin Repository

Obtenção de informações para guiar o aprimoramento do ensino baseado no questionário do Enade.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, H, M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6681323773919951 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Nazareno Ferreira de.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, N. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2729979018100977 pt_BR
dc.contributor.referee1 GUERRERO, Dalton Dario Serey.
dc.contributor.referee2 MASSONI, Tiago Lima.
dc.description.resumo O contato aluno-professor muitas vezes não é da forma que ambos gostariam, e ao mesmo tempo, fazer comentários positivos ou negativos sobre uma disciplina, curso ou a universidade em geral tende a ser uma grande barreira para os alunos. A falta de conhecimento sobre as necessidades/opiniões dos estudantes, por sua vez, dificulta a implementação de melhorias por parte dos professores que atendam necessidades dos alunos. Nesse contexto, este projeto propõe o desenvolvimento de uma ferramenta que auxiliará professores a analisar a opinião dos próprios alunos sobre seus cursos a fim de encontrar respostas que auxiliem na melhoria do ensino. Para isso, será usado o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que é não só uma ferramenta avaliadora dos estudantes mas também um mecanismo de coleta de informações e opiniões dos estudantes e seu ambiente universitário. Utilizamos técnicas de visualização e ciência de dados para gerar gráficos auto-descritivos e quadros comparativos das respostas dos alunos em categorias como: ensino, aprendizado além do técnico, atuação dos professores, curso em geral e infraestrutura. Espera-se que seja possível identificar o que mudou nas avaliações dos estudantes durante as últimas edições do exame, apontando de forma clara melhoras, pioras e pontos não observados, informando esforços de aprimoramento de ensino e em outras categorias para quem utilizar a ferramenta. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação.
dc.title Obtenção de informações para guiar o aprimoramento do ensino baseado no questionário do Enade. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-25
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20402
dc.date.accessioned 2021-08-05T17:20:26Z
dc.date.available 2021-08-05
dc.date.available 2021-08-05T17:20:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade pt_BR
dc.subject Ciência de Dados - técnicas pt_BR
dc.subject Dados públicos pt_BR
dc.subject Limpeza de dados pt_BR
dc.subject Dados – filtragem e armazenamento pt_BR
dc.subject Desenvolvimento de ferramenta pt_BR
dc.subject Opinião de estudantes universitários pt_BR
dc.subject National Student Performance Exam - Enade pt_BR
dc.subject Data Science - Techniques pt_BR
dc.subject Public data pt_BR
dc.subject Data cleaning pt_BR
dc.subject Data - filtering and storage pt_BR
dc.subject Tool development pt_BR
dc.subject University students opinion pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Helder Machado de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Obtaining information to guide the improvement of teaching based on the Enade questionnaire. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Helder Machado de. Obtenção de informações para guiar o aprimoramento do ensino baseado no questionário do ENADE. 2019. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20402 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta