dc.creator.ID |
LIMA, H, M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6681323773919951 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ANDRADE, Nazareno Ferreira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ANDRADE, N. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2729979018100977 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GUERRERO, Dalton Dario Serey. |
|
dc.contributor.referee2 |
MASSONI, Tiago Lima. |
|
dc.description.resumo |
O contato aluno-professor muitas vezes não é da forma que ambos
gostariam, e ao mesmo tempo, fazer comentários positivos ou
negativos sobre uma disciplina, curso ou a universidade em geral
tende a ser uma grande barreira para os alunos. A falta de
conhecimento sobre as necessidades/opiniões dos estudantes, por
sua vez, dificulta a implementação de melhorias por parte dos
professores que atendam necessidades dos alunos.
Nesse contexto, este projeto propõe o desenvolvimento de uma
ferramenta que auxiliará professores a analisar a opinião dos
próprios alunos sobre seus cursos a fim de encontrar respostas que
auxiliem na melhoria do ensino. Para isso, será usado o resultado
do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que
é não só uma ferramenta avaliadora dos estudantes mas também
um mecanismo de coleta de informações e opiniões dos
estudantes e seu ambiente universitário.
Utilizamos técnicas de visualização e ciência de dados para gerar
gráficos auto-descritivos e quadros comparativos das respostas
dos alunos em categorias como: ensino, aprendizado além do
técnico, atuação dos professores, curso em geral e infraestrutura.
Espera-se que seja possível identificar o que mudou nas
avaliações dos estudantes durante as últimas edições do exame,
apontando de forma clara melhoras, pioras e pontos não
observados, informando esforços de aprimoramento de ensino e
em outras categorias para quem utilizar a ferramenta. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação. |
|
dc.title |
Obtenção de informações para guiar o aprimoramento do ensino baseado no questionário do Enade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-11-25 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20402 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-05T17:20:26Z |
|
dc.date.available |
2021-08-05 |
|
dc.date.available |
2021-08-05T17:20:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência de Dados - técnicas |
pt_BR |
dc.subject |
Dados públicos |
pt_BR |
dc.subject |
Limpeza de dados |
pt_BR |
dc.subject |
Dados – filtragem e armazenamento |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento de ferramenta |
pt_BR |
dc.subject |
Opinião de estudantes universitários |
pt_BR |
dc.subject |
National Student Performance Exam - Enade |
pt_BR |
dc.subject |
Data Science - Techniques |
pt_BR |
dc.subject |
Public data |
pt_BR |
dc.subject |
Data cleaning |
pt_BR |
dc.subject |
Data - filtering and storage |
pt_BR |
dc.subject |
Tool development |
pt_BR |
dc.subject |
University students opinion |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Helder Machado de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Obtaining information to guide the improvement of teaching based on the Enade questionnaire. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Helder Machado de. Obtenção de informações para guiar o aprimoramento do ensino baseado no questionário do ENADE. 2019. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20402 |
pt_BR |