DSpace/Manakin Repository

Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRITO, M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Everton Leandro Galdino.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, E. L. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2793969744497453 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
dc.contributor.referee2 MASSONI, Tiago Lima.
dc.description.resumo Um paradigma reflete um conjunto de características referentes a um estilo de programação. Linguagens de programação são classificadas de acordo com os paradigmas que aplicam. Dessa forma, o ensino de paradigmas é muito importante na formação de profissionais que trabalham na área de programação. Diante disso, o curso de Ciência da Computação na UFCG aborda o ensino de diversos paradigmas na disciplina Paradigmas de Linguagem de Programação (PLP) que combine aulas teóricas e exercícios práticos. O presente trabalho busca analisar o histórico de resposta dos alunos de PLP para exercícios considerando três diferentes paradigmas (imperativo, funcional e lógico), a fim de identificar padrões e identificar as dificuldades. Para este estudo, utilizou-se dados históricos das atividades práticas de quatro períodos letivos (2017.2, 2018.1, 2018.2 e 2019.1), avaliando parâmetros como: quantidade de acertos e tentativas de uma atividade, e o tempo que o aluno precisa até obter o sucesso. Analisando os dados descobrimos que nas questões dos paradigmas lógico e funcional, são necessárias poucas tentativas para obter o sucesso, já o imperativo observou-se que normalmente mais tentativas são necessárias. Entretanto, o tempo se mostrou equivalente para os paradigmas. Diante disso, não foi possível definir um paradigma que se mostrasse problemático, em todas as pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação. pt_BR
dc.title Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-25
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441
dc.date.accessioned 2021-08-06T17:34:41Z
dc.date.available 2021-08-06
dc.date.available 2021-08-06T17:34:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aprendizagem - programação pt_BR
dc.subject Linguagens de programação pt_BR
dc.subject Paradigma de programação pt_BR
dc.subject Estudo de programação pt_BR
dc.subject learning - programming pt_BR
dc.subject Programming languages pt_BR
dc.subject programming paradigm pt_BR
dc.subject programming study pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Maiana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analyzing the learning of different programming paradigms in the context of a discipline. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Maiana. Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. 2019. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta