dc.creator.ID |
BRITO, M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Everton Leandro Galdino. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, E. L. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2793969744497453 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, Hyggo Oliveira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MASSONI, Tiago Lima. |
|
dc.description.resumo |
Um paradigma reflete um conjunto de características referentes
a um estilo de programação. Linguagens de programação são classificadas
de acordo com os paradigmas que aplicam. Dessa forma, o
ensino de paradigmas é muito importante na formação de profissionais
que trabalham na área de programação. Diante disso, o curso
de Ciência da Computação na UFCG aborda o ensino de diversos paradigmas
na disciplina Paradigmas de Linguagem de Programação
(PLP) que combine aulas teóricas e exercícios práticos. O presente
trabalho busca analisar o histórico de resposta dos alunos de PLP
para exercícios considerando três diferentes paradigmas (imperativo,
funcional e lógico), a fim de identificar padrões e identificar
as dificuldades. Para este estudo, utilizou-se dados históricos das
atividades práticas de quatro períodos letivos (2017.2, 2018.1, 2018.2
e 2019.1), avaliando parâmetros como: quantidade de acertos e tentativas
de uma atividade, e o tempo que o aluno precisa até obter
o sucesso. Analisando os dados descobrimos que nas questões dos
paradigmas lógico e funcional, são necessárias poucas tentativas
para obter o sucesso, já o imperativo observou-se que normalmente
mais tentativas são necessárias. Entretanto, o tempo se mostrou
equivalente para os paradigmas. Diante disso, não foi possível definir
um paradigma que se mostrasse problemático, em todas as |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.title |
Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-11-25 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-06T17:34:41Z |
|
dc.date.available |
2021-08-06 |
|
dc.date.available |
2021-08-06T17:34:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem - programação |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagens de programação |
pt_BR |
dc.subject |
Paradigma de programação |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de programação |
pt_BR |
dc.subject |
learning - programming |
pt_BR |
dc.subject |
Programming languages |
pt_BR |
dc.subject |
programming paradigm |
pt_BR |
dc.subject |
programming study |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRITO, Maiana. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analyzing the learning of different programming paradigms in the context of a discipline. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRITO, Maiana. Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. 2019. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441 |
pt_BR |