DSpace/Manakin Repository

Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7478582255896370 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Eliane Cristina de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, E. C. pt_BR
dc.contributor.referee1 BAPTISTA, Cláudio de Souza.
dc.contributor.referee1ID BAPTISTA, C. S. pt_BR
dc.description.resumo Durante o processo de aprendizado de qualquer conteúdo é importante, ou pelo menos desejável, que os alunos consigam exercitar os conceitos apresentados em teoria. No contexto de programação não é diferente, é crucial que exercícios sejam realizados constantemente, especialmente quando um novo paradigma está envolvido. No ensino de Programação Orientada a Objeto é comum que sejam realizadas muitas atividades práticas além dos testes avaliativos. Este trabalho pretende verificar se os objetivos de aprendizagem propostos para os estudantes em determinada atividade podem ser identificados através de análise estática dos códigos produzidos e qual seria a relação destes com o desempenho do estudante de forma geral. Usamos dois métodos diferentes para análise estatística dos dados. O primeiro nos mostrou que pode não existir uma relação muito nítida entre exercitar um determinado objetivo de aprendizagem e a nota, além disso aponta também quais objetivos mais pesaram na variabilidade dos dados. Já no segundo método usado, foi possível observar que é possível explicar pouco mais de 60% da variável nota. Observamos que algumas variáveis, representando os objetivos de aprendizagem, se destacaram; a implementação de testes, uso do padrão herança e o uso de interface, ou seja, influenciam consideravelmente no desempenho do aluno. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-25
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443
dc.date.accessioned 2021-08-06T18:07:50Z
dc.date.available 2021-08-06
dc.date.available 2021-08-06T18:07:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Programação Orientada a Objetos pt_BR
dc.subject Disciplina Programação Orientada a Objetos - UFCG pt_BR
dc.subject Aprendizagem em programação pt_BR
dc.subject Ensino de programação pt_BR
dc.subject Objetivos de aprendizagem - programação pt_BR
dc.subject Iniciantes em programação pt_BR
dc.subject Códigos – análise estática pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Mariana Mendes e.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Using static analysis to identify goals learning in codes for beginners in Programming Object Oriented. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Mariana Mendes e. Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos. 2019. 10f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta