dc.creator.ID |
SILVA, M. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7478582255896370 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Eliane Cristina de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BAPTISTA, Cláudio de Souza. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BAPTISTA, C. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Durante o processo de aprendizado de qualquer conteúdo é importante,
ou pelo menos desejável, que os alunos consigam exercitar
os conceitos apresentados em teoria. No contexto de programação
não é diferente, é crucial que exercícios sejam realizados constantemente,
especialmente quando um novo paradigma está envolvido.
No ensino de Programação Orientada a Objeto é comum que sejam
realizadas muitas atividades práticas além dos testes avaliativos.
Este trabalho pretende verificar se os objetivos de aprendizagem
propostos para os estudantes em determinada atividade podem ser
identificados através de análise estática dos códigos produzidos e
qual seria a relação destes com o desempenho do estudante de forma
geral. Usamos dois métodos diferentes para análise estatística dos
dados. O primeiro nos mostrou que pode não existir uma relação
muito nítida entre exercitar um determinado objetivo de aprendizagem
e a nota, além disso aponta também quais objetivos mais
pesaram na variabilidade dos dados. Já no segundo método usado,
foi possível observar que é possível explicar pouco mais de 60% da
variável nota. Observamos que algumas variáveis, representando os
objetivos de aprendizagem, se destacaram; a implementação de testes,
uso do padrão herança e o uso de interface, ou seja, influenciam
consideravelmente no desempenho do aluno. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.title |
Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-11-25 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-06T18:07:50Z |
|
dc.date.available |
2021-08-06 |
|
dc.date.available |
2021-08-06T18:07:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Programação Orientada a Objetos |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Programação Orientada a Objetos - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem em programação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de programação |
pt_BR |
dc.subject |
Objetivos de aprendizagem - programação |
pt_BR |
dc.subject |
Iniciantes em programação |
pt_BR |
dc.subject |
Códigos – análise estática |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Mariana Mendes e. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Using static analysis to identify goals learning in codes for beginners in Programming Object Oriented. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Mariana Mendes e. Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos. 2019. 10f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443 |
pt_BR |