Dépôt DSpace/Manakin

A comunidade camponesa negra no Sítio Roça Velha de Camalaú- PB: a questão agrária e o ensino de Sociologia.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SILVA, M. J, pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0758115583653298 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTE NETO, F. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4641855432861816 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.referee2 SÁ, Carolina Figueiredo de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2021.dissertacao.silva2
dc.description.resumo Ao fazermos um estudo sobre a comunidade camponesa negra do sítio Roça Velha, município de CamalaúPB, enfatizando a questão agrária e o Ensino de Sociologia esperamos ter contribuído para uma análise aprofundada da posse e uso das terras ao longo dos anos e, como resultado da presente pesquisa, colaborarmos com a educação vivenciada, principalmente, no Componente Curricular de Sociologia. Para tanto, foi realizada vasta pesquisa documental acerca da presença de escravizados no município e região pesquisados, indicando a relevância da população negra para a formação do campesinato pobre da região; investigouse acerca da formação do latifúndio no município de Camalaú desde a colonização do Brasil até os dias atuais, evidenciando a continuidade do predomínio do controle territorial, econômico e político de determinadas famílias em detrimento da maioria de posseiros e pequenos proprietários rurais, incluindo a família descendente dos negros escravizados da comunidade investigada. Buscouse saber, se nas aulas de Sociologia as temáticas questão agrária e campesinato negro são trabalhadas, indagando o contato que os jovens da comunidade negra de Roça Velha têm com os estudos sociológicos na Escola Estadual Cidadã Integral de Ensino Médio Pedro Bezerra Filho, do município de Camalaú. Realizouse análise documental acerca do Ensino de Sociologia em escola de Ensino Médio, a partir de documentos das políticas educacionais atuais, PPP da escola e Planos de Ensino do professor. Na realização do presente trabalho, utilizamos o Materialismo Histórico Dialético, como abordagem teóricometodológica que busca explicações coerentes para compreensão dos fenômenos naturais, sociais e do pensamento. Nas considerações finas, colocamos o resultado do nosso trabalho, indicando que, nas aulas de Sociologia não existe uma discussão sobre as questões agrárias e campesinato negro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A comunidade camponesa negra no Sítio Roça Velha de Camalaú- PB: a questão agrária e o ensino de Sociologia. pt_BR
dc.date.issued 2021-06-30
dc.description.abstract By carrying out a study on the black peasant community of the Roça Velha farm, municipality of CamalaúPB, emphasizing the agrarian issue and the Teaching of Sociology, we hope to have contributed to a thorough analysis of land ownership and use over the years and, as a result of this research, we collaborate with the education experienced, mainly, in the Curricular Component of Sociology. Therefore, extensive documentary research was carried out on the presence of enslaved people in the city and region surveyed, indicating the relevance of the black population for the formation of the poor peasantry in the region; the formation of the latifundium in the municipality of Camalaú from the colonization of Brazil to the present day was investigated, showing the continued predominance of territorial, economic and political control of certain families to the detriment of the majority of squatters and small rural landowners, including the family descended from enslaved blacks in the investigated community. We sought to find out if the themes of agrarian question and black peasantry are addressed in sociology classes, investigating the contact that young people from the black community of Roça Velha have with sociological studies at the Pedro Bezerra Filho State School Integral of High School, from municipality of Camalaú. A documental analysis was carried out on the Teaching of Sociology in High Schools, based on documents of current educational policies, the school's PPP and the teacher's Teaching Plans. In carrying out this work, we used Dialectical Historical Materialism as a theoreticalmethodological approach that seeks coherent explanations for understanding natural, social and thought phenomena. In the final considerations, we put the result of our work, indicating that, in sociology classes, there is no discussion about agrarian issues and black peasantry. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20450
dc.date.accessioned 2021-08-09T16:43:25Z
dc.date.available 2021-08-09
dc.date.available 2021-08-09T16:43:25Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia – Ensino Médio pt_BR
dc.subject Campesinato negro pt_BR
dc.subject Sítio Roça Velha – Camalaú - PB. pt_BR
dc.subject Questão agrária pt_BR
dc.subject Materialismo histórico dialético pt_BR
dc.subject Escravidão na Paraíba pt_BR
dc.subject Camalaú – PB – Campesinato negro pt_BR
dc.subject Teaching of Sociology – High School pt_BR
dc.subject Black peasantry pt_BR
dc.subject Sítio Roça Velha – Camalaú - PB pt_BR
dc.subject Agrarian question pt_BR
dc.subject Historical materialism dialectical pt_BR
dc.subject Slavery in Paraíba pt_BR
dc.subject Camalaú - PB - black peasantry pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maricélio Januário da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The black peasant community in Sítio Roça Velha de Camalaú-PB: the agrarian issue and the teaching of sociology. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maricélio Januário da. A comunidade camponesa negra no Sítio Roça Velha de Camalaú- PB: a questão agrária e o ensino de Sociologia. 2021. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20450 pt_BR
dc.description.resumen Al realizar un estudio sobre la comunidad campesina negra de la finca Roça Velha, municipio de CamalaúPB, enfatizando el tema agrario y la Enseñanza de la Sociología, esperamos haber contribuido a un análisis profundo de la tenencia y uso de la tierra a lo largo de los años y , como resultado de esta investigación, colaboramos con la formación experimentada, principalmente, en el Componente Curricular de Sociología. Por ello, se realizó una extensa investigación documental sobre la presencia de esclavos en la ciudad y región encuestada, indicando la relevancia de la población negra para la formación del campesinado pobre de la región; Se investigó la formación del latifundio en el municipio de Camalaú desde la colonización de Brasil hasta la actualidad, mostrando el continuo predominio del control territorial, económico y político de ciertas familias en detrimento de la mayoría de los ocupantes ilegales y pequeños propietarios rurales, entre ellos la familia desciende de negros esclavizados en la comunidad investigada. Se buscó averiguar si los temas de la cuestión agraria y el campesinado negro se abordan en las clases de sociología, investigando el contacto que los jóvenes de la comunidad negra de Roça Velha tienen con los estudios sociológicos en la Escuela Estatal Integral de Bachillerato Pedro Bezerra Filho, de municipio de Camalaú. Se realizó un análisis documental sobre la Enseñanza de la Sociología en el Bachillerato, a partir de documentos de las políticas educativas vigentes, el PPP de la escuela y los Planes Docentes del docente. Para la realización de este trabajo utilizamos el Materialismo Histórico Dialéctico como un enfoque teóricometodológico que busca explicaciones coherentes para la comprensión de los fenómenos naturales, sociales y de pensamiento. En las consideraciones finales, ponemos el resultado de nuestro trabajo, indicando que, en las clases de sociología, no hay discusión sobre temas agrarios y campesinado negro.


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte