DSpace/Manakin Repository

Educação ambiental e Programa Agrinho: evolução de práticas sustentáveis.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LAVOR, F. I. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8802228739963441 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, José Cezário de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, J. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0014810904673841 pt_BR
dc.contributor.advisor2 BELCHIOR, Aucelia Cristina Soares de.
dc.contributor.advisor2ID BELCHIOR, Aucelia Cristina Soares de. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/2416506346070703 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARACAJÁ, Patrício Borges.
dc.contributor.referee1ID MARACAJÁ, P. B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5767308356895558 pt_BR
dc.contributor.referee2 JAPIASSÚ, André.
dc.contributor.referee2ID JAPIASSÚ, André. pt_BR
dc.description.resumo A educação ambiental é parte da gestão ambiental que deve ser desenvolvida como prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades da educação formal. Discute-se, portanto, as ações do Programa do Agrinho entre os anos de 2017 e 2018 em escolas da zona rural de Iguatu, localizado do Centro Sul cearense. Visa possibilitar uma produção científica que auxiliará os educadores na educação ambiental em toda rede de ensino municipal. O referencial teórico abordado será um conjunto de literatura que trata da educação ambiental, destacando conceitos, historicidade e aplicabilidade da EA. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, que realizada entre os meses de agosto a setembro de 2019, oferece um acervo importante. A análise dos dados deu-se de forma verificar a evolução de práticas sustentáveis a partir da aplicação da educação ambiental via Programa. Por meio dessas ações, pode-se ver a educação ambiental tratada sob uma nova perspectiva, podendo representar produção de uma cultura sustentável. Os resultados serão dispostos em capítulos que elucidem desde questões históricas da consolidação da educação ambiental no Brasil até o entendimento atual da aplicação EA em espaços formativos, como o caso do programa em questão no município de Iguatu. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Gestão e Tecnologia Ambiental. pt_BR
dc.title Educação ambiental e Programa Agrinho: evolução de práticas sustentáveis. pt_BR
dc.date.issued 2019-10-28
dc.description.abstract Environmental education is part of environmental management that should be developed as an integrated, continuous and permanent educational practice at all levels and modalities of formal education. Therefore, we discuss the actions of the Agrinho Program between 2017 and 2018 in schools in rural Iguatu, located in the Center Sul Cearense. It aims to enable a scientific production that will help educators in environmental education throughout the municipal school system. The theoretical framework will be a set of literature that deals with environmental education, highlighting concepts, historicity and applicability of EE. This is an exploratory research with a qualitative approach, with a bibliographic and documentary nature, which took place between August and September 2019, and offers an important collection. Data analysis was done to verify the evolution of sustainable practices from the application of environmental education through the Program. Through these actions, one can see environmental education treated from a new perspective, which may represent the production of a sustainable culture. The results will be arranged in chapters that elucidate from historical issues of the consolidation of environmental education in Brazil to the current understanding of the application of EA in formative spaces, such as the program in question in the municipality of Iguatu. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20477
dc.date.accessioned 2021-08-09T20:01:08Z
dc.date.available 2021-08-09
dc.date.available 2021-08-09T20:01:08Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Programa Agrinho pt_BR
dc.subject Agrinho Program pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LAVOR, Francisco Ivo Gomes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education and Agrinho Program: evolution of sustainable practices. pt_BR
dc.identifier.citation LAVOR, Francisco Ivo Gomes de. Educação ambiental e Programa Agrinho: evolução de práticas sustentáveis. 2019. 15 f. Artigo (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta