DSpace/Manakin Repository

Uma abordagem etnomatemática do cotidiano na zona rural do município de Picuí-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, A. É. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8896264597931511 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, Glageane da Silva pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane Da Silva pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.referee1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Kiara Tatianny Santos da Costa pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee2 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.referee2ID COSTA, Nayara Tatianna Santos da pt_BR
dc.contributor.referee2ID SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.description.resumo Neste trabalho temos como tema: Uma abordagem etnomatemática do Cotidioano de Agricultores do Município de Picuí -PB. Defendemos essa ideia por acreditarmos que é possível unir o conhecimento popular e o conhecimento sistematizado para poder construir um novo saber na perspectiva Etnomatemática. em nossa pesquisa investigamos quais as experiências matemática que os agricultores apresentam em seu dia a dia; verificar em que situações eles utilizam a matemática em suas atividades e analisar o conhecimento informal que eles obtém em suas vivências para solucionar problemas matemáticos. Nossa pesquisa aborda uma análise qualitativa pois, trabalhamos com o pensamento dos agricultores e com entrevistas semi-estruturas. A partir das entrevistas realizadas com três agricultores, analisamos e identificamos que a pesquisa da Etnomatemática do meio rural nos possibilitou um contato com nossa matemática do cotidiano mostrando-nos o quanto é possível aprender com essas pessoas. As contribuições de Ubiratan D'Ambrosio, Bicudo, Edmund Husserl, e Documentos Oficiais deram o suporte teórico para as relexões e elaboração desta pesquisa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Uma abordagem etnomatemática do cotidiano na zona rural do município de Picuí-PB. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-10
dc.description.abstract In this work we have as theme: An ethnomathematic approach of the Daily Life of Farmers in the Municipality of Picuí -PB. We defend this idea because we believe that it is possible to unite popular knowledge and systematized knowledge in order to build new knowledge in the Ethnomathematics perspective. in our research we investigate which mathematical experiences farmers have in their daily lives; verify in which situations they use mathematics in their activities and analyze the informal knowledge they obtain from their experiences to solve mathematical problems. Our research addresses a qualitative analysis because we work with the thinking of farmers and with semi-structured interviews. Based on the interviews carried out with three farmers, we analyzed and identified that the research on Ethnomathematics in rural areas allowed us to have contact with our everyday mathematics, showing us how much it is possible to learn from these people. The contributions of Ubiratan D'Ambrosio, Bicudo, Edmund Husserl, and Official Documents provided the theoretical support for the reflections and elaboration of this research. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20490
dc.date.accessioned 2021-08-10T13:08:48Z
dc.date.available 2021-08-10
dc.date.available 2021-08-10T13:08:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Matemática - educação pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Etnomatemática pt_BR
dc.subject Etnomatemática - agricultores pt_BR
dc.subject Mathematics - education pt_BR
dc.subject Ethnomathematics pt_BR
dc.subject Math education pt_BR
dc.subject Ethnomathematics - farmers pt_BR
dc.subject Matemáticas - educación pt_BR
dc.subject Educación matemática pt_BR
dc.subject Etnomatemáticas - agricultores pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Ana Élia Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An ethnomathematic approach to everyday life in the rural area of ​​Picuí-PB. pt_BR
dc.title.alternative Una aproximación etnomatemática a la vida cotidiana en la zona rural de Picuí-PB. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Ana Élia Santos. Uma abordagem etnomatemática do cotidiano na zona rural do município de Picuí-PB. 2015. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen En este trabajo tenemos como tema: Un enfoque etnomatemático de la vida cotidiana de los agricultores del municipio de Picuí -PB. Defendemos esta idea porque creemos que es posible unir el conocimiento popular y el conocimiento sistematizado para construir nuevos conocimientos en la perspectiva de la Etnomatemática. en nuestra investigación investigamos qué experiencias matemáticas tienen los agricultores en su vida diaria; verificar en qué situaciones utilizan las matemáticas en sus actividades y analizar los conocimientos informales que obtienen de sus experiencias para resolver problemas matemáticos. Nuestra investigación aborda un análisis cualitativo porque trabajamos con el pensamiento de los agricultores y con entrevistas semiestructuradas. A partir de las entrevistas realizadas a tres agricultores, analizamos e identificamos que la investigación sobre Etnomatemáticas en zonas rurales nos permitió tener contacto con nuestra matemática cotidiana, mostrándonos cuánto es posible aprender de estas personas. Los aportes de Ubiratan D'Ambrosio, Bicudo, Edmund Husserl y Documentos Oficiales proporcionaron el soporte teórico para las reflexiones y elaboración de esta investigación. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta