dc.creator.ID |
BEZERRA, H. L. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4772161232801945 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Washington Silva de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, W. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7286804892761462 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA SOBRINHO, Helson Flávio da. |
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dc.contributor.referee2 |
LIMA, Elizabeth Christina de Andrade. |
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dc.description.resumo |
Nesta dissertação investigamos a fabricação discursiva do consenso sobre a necessidade de implementação da Reforma Trabalhista aprovada durante o governo de Michel Temer (2016-2019), por meio da análise da propaganda governamental produzida sobre esta reforma naquele conturbado momento político-histórico. A preocupação central
desta investigação reside na observação do jogo de posições-sujeito mobilizado, assumido e relacionado no intradiscurso da propaganda oficial, jogo esse que objetivava
produzir uma ideia de consenso em torno da reforma, a fim de obter a adesão da opinião
pública e dos trabalhadores. Partindo dessa hipótese, buscaremos compreender, no jogo
discursivo entre as posições-sujeito governo, patrão e trabalhador, textualizadas na
propaganda da Reforma Trabalhista do governo Temer, as estratégias discursivas da
fabricação do consenso sobre a urgência e a necessidade da implementação desta
reforma. Esta pesquisa se alicerça teoricamente no quadro da Análise do Discurso de
orientação pecheutiana e de seus desdobramentos no território brasileiro, especialmente
em formulações teóricas sobre as estratégias do discurso (PÊCHEUX, [1969] 2014;
ORLANDI, 1998; 1983). Nosso movimento de análise será concretizado a partir de um
batimento entre descrição e interpretação de recortes de sequências discursivas relativas
às 11 vídeo-propagandas oficiais sobre a Reforma Trabalhista que representem o processo discursivo em estudo. Os resultados da análise demonstram que, nas
propagandas, o sujeito-enunciador, falando do lugar social do governo, produz um
desdobramento discursivo de sua posição, assumindo os lugares do sujeito patrão e do
sujeito trabalhador, representando e simulando suas posições de modo a produzir um
efeito de consenso sobre os benefícios comuns da reforma trabalhista. Em relação à
posição-sujeito governo, esta se caracteriza pelo acionamento de um lugar de porta-voz
e de líder de toda a sociedade. Já em relação à posição-empregador, constatamos que
esta é acionada como porta-voz do governo, legitimando a posição deste e, ao mesmo
tempo, sendo legitimada por ele. A posição do sujeito trabalhador, por sua vez, é
mobilizada para endossar as duas outras posições em jogo. Neste caso, embora sendo
colocada, no fio do discurso, aparentando representar o lugar de porta-voz dos
trabalhadores, a posição-sujeito trabalhador enuncia e legitima os lugares político-ideológicos ora do próprio governo ora do empregador. Desse modo, podemos afirmar que a mobilização das posições-sujeito governo, patrão e trabalhador, divergentes e
antagônicas do ponto de vista de seus lugares sociais e ideológicos na estrutura social,
se apresentam, no discurso da propaganda, como convergentes e não conflituais.
Portanto, pela estratégia discursiva de antecipação e alternância contraditória de lugares
sociais e posições-sujeito, é possível compreender, nos discursos, a produção de efeitos
de consenso que atenuam ou apagam a existência dos conflitos e das lutas sociais, a fim
de impor os interesses dominantes da classe política e empresarial sobre o conjunto dos
trabalhadores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguagem |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias discursivas na fabricação do consenso político: a propaganda sobre a reforma trabalhista do governo Michel Temer. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-07-30 |
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dc.description.abstract |
In this master’s dissertation, it is investigated the discursive production of consensus on the need of the Labour Reform implementation that was approved in Michel Termer’s
government (2016-2019), by analysing the government propaganda produced about this
reform at that political and historical moment. This research’s main concern is to observe the play of subject positions mobilised, assumed and related in the intradiscourse of the official propaganda. The mentioned play aimed to produce an idea of consensus on the reform in order to gain the support of workers and public opinion. Considering this hypothesis, it is the objective to understand the discursive strategies of the construction of a consensus on the urgency and necessity of implementing this reform in the discursive play of subject positions government, employer and worker, textualised in the Temer government’s Labour Reform propaganda. This research is based on the framework of Pecheutian Discourse Analysis and its ramifications in Brazil, mainly the theoretical formulations about the strategies of discourse (PÊCHEUX, [1969] 2014; ORLANDI, 1998; 1983). The move of analysis will be made from a hit between description and interpretation of discourse sequence fragments related to 11 official video-propaganda about the Labour Reform which represent the discursive process under study. The analysis results showed that, in the propaganda, the subject enunciator, speaking from the social place of the government, produce a discursive unfolding of his position, assuming the places of subject employer and of subject worker, representing and simulating his positions in order to produce an effect of consensus on the common benefits of the Labour Reform. The government subject position is characterized by activating a place of spokesperson and of leader of the whole society. Considering the employer position, it was noticed that it is activated as government’s spokesperson legitimising its position and, at the same time, being legitimised by it. The worker position, however, is mobilised in order to endorse the two other positions. In this case, although being placed in the discourse as appearing to be the workers' spokesperson, the worker subject position enunciates and legitimises the political-ideological positions of both the government and the employer. In this way, it can be affirmed that the mobilisation of government, employer and worker positions, divergent and antagonistic from the point of view of their social and ideological places in the social structure, are presented in the discourse of the propaganda as convergent and non-conflictual. Therefore, through the discursive strategies of anticipation and contradictory alternation of social places and subject positions, it is possible to understand, in the discourse, the production of effects of consensus that attenuate or erase the existence of conflicts and social struggles, in order to impose the dominant interests of the political and business classes on the workers as a whole. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20503 |
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dc.date.accessioned |
2021-08-10T20:18:35Z |
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dc.date.available |
2021-08-10 |
|
dc.date.available |
2021-08-10T20:18:35Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem e política |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso político |
pt_BR |
dc.subject |
Fabricação do consenso |
pt_BR |
dc.subject |
Reforma trabalhista |
pt_BR |
dc.subject |
Propaganda governamental |
pt_BR |
dc.subject |
Speech analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Language and politics |
pt_BR |
dc.subject |
Political discourse |
pt_BR |
dc.subject |
Consensus production |
pt_BR |
dc.subject |
Labour reform |
pt_BR |
dc.subject |
Government propaganda |
pt_BR |
dc.subject |
Análisis del habla |
pt_BR |
dc.subject |
Lenguaje y politica |
pt_BR |
dc.subject |
Fabricación de consenso |
pt_BR |
dc.subject |
Reforma laboral |
pt_BR |
dc.subject |
Publicidad gubernamental |
pt_BR |
dc.subject |
Analyse de la parole |
pt_BR |
dc.subject |
Langue et politique |
pt_BR |
dc.subject |
Discours politique |
pt_BR |
dc.subject |
Consensus fabrication |
pt_BR |
dc.subject |
Réforme du travail |
pt_BR |
dc.subject |
Publicité gouvernementale |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Haiany Larisa Leôncio. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Discursive strategies in the fabrication of political consensus: propaganda about the Michel Temer administration's labor reform. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, H. L. L. Estratégias discursivas na fabricação do consenso político: a propaganda sobre a reforma trabalhista do governo Michel Temer. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20503 |
pt_BR |