DSpace/Manakin Repository

Estratégias discursivas na fabricação do consenso político: a propaganda sobre a reforma trabalhista do governo Michel Temer.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BEZERRA, H. L. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4772161232801945 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Washington Silva de.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, W. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7286804892761462 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA SOBRINHO, Helson Flávio da.
dc.contributor.referee2 LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
dc.description.resumo Nesta dissertação investigamos a fabricação discursiva do consenso sobre a necessidade de implementação da Reforma Trabalhista aprovada durante o governo de Michel Temer (2016-2019), por meio da análise da propaganda governamental produzida sobre esta reforma naquele conturbado momento político-histórico. A preocupação central desta investigação reside na observação do jogo de posições-sujeito mobilizado, assumido e relacionado no intradiscurso da propaganda oficial, jogo esse que objetivava produzir uma ideia de consenso em torno da reforma, a fim de obter a adesão da opinião pública e dos trabalhadores. Partindo dessa hipótese, buscaremos compreender, no jogo discursivo entre as posições-sujeito governo, patrão e trabalhador, textualizadas na propaganda da Reforma Trabalhista do governo Temer, as estratégias discursivas da fabricação do consenso sobre a urgência e a necessidade da implementação desta reforma. Esta pesquisa se alicerça teoricamente no quadro da Análise do Discurso de orientação pecheutiana e de seus desdobramentos no território brasileiro, especialmente em formulações teóricas sobre as estratégias do discurso (PÊCHEUX, [1969] 2014; ORLANDI, 1998; 1983). Nosso movimento de análise será concretizado a partir de um batimento entre descrição e interpretação de recortes de sequências discursivas relativas às 11 vídeo-propagandas oficiais sobre a Reforma Trabalhista que representem o processo discursivo em estudo. Os resultados da análise demonstram que, nas propagandas, o sujeito-enunciador, falando do lugar social do governo, produz um desdobramento discursivo de sua posição, assumindo os lugares do sujeito patrão e do sujeito trabalhador, representando e simulando suas posições de modo a produzir um efeito de consenso sobre os benefícios comuns da reforma trabalhista. Em relação à posição-sujeito governo, esta se caracteriza pelo acionamento de um lugar de porta-voz e de líder de toda a sociedade. Já em relação à posição-empregador, constatamos que esta é acionada como porta-voz do governo, legitimando a posição deste e, ao mesmo tempo, sendo legitimada por ele. A posição do sujeito trabalhador, por sua vez, é mobilizada para endossar as duas outras posições em jogo. Neste caso, embora sendo colocada, no fio do discurso, aparentando representar o lugar de porta-voz dos trabalhadores, a posição-sujeito trabalhador enuncia e legitima os lugares político-ideológicos ora do próprio governo ora do empregador. Desse modo, podemos afirmar que a mobilização das posições-sujeito governo, patrão e trabalhador, divergentes e antagônicas do ponto de vista de seus lugares sociais e ideológicos na estrutura social, se apresentam, no discurso da propaganda, como convergentes e não conflituais. Portanto, pela estratégia discursiva de antecipação e alternância contraditória de lugares sociais e posições-sujeito, é possível compreender, nos discursos, a produção de efeitos de consenso que atenuam ou apagam a existência dos conflitos e das lutas sociais, a fim de impor os interesses dominantes da classe política e empresarial sobre o conjunto dos trabalhadores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguagem pt_BR
dc.title Estratégias discursivas na fabricação do consenso político: a propaganda sobre a reforma trabalhista do governo Michel Temer. pt_BR
dc.date.issued 2021-07-30
dc.description.abstract In this master’s dissertation, it is investigated the discursive production of consensus on the need of the Labour Reform implementation that was approved in Michel Termer’s government (2016-2019), by analysing the government propaganda produced about this reform at that political and historical moment. This research’s main concern is to observe the play of subject positions mobilised, assumed and related in the intradiscourse of the official propaganda. The mentioned play aimed to produce an idea of consensus on the reform in order to gain the support of workers and public opinion. Considering this hypothesis, it is the objective to understand the discursive strategies of the construction of a consensus on the urgency and necessity of implementing this reform in the discursive play of subject positions government, employer and worker, textualised in the Temer government’s Labour Reform propaganda. This research is based on the framework of Pecheutian Discourse Analysis and its ramifications in Brazil, mainly the theoretical formulations about the strategies of discourse (PÊCHEUX, [1969] 2014; ORLANDI, 1998; 1983). The move of analysis will be made from a hit between description and interpretation of discourse sequence fragments related to 11 official video-propaganda about the Labour Reform which represent the discursive process under study. The analysis results showed that, in the propaganda, the subject enunciator, speaking from the social place of the government, produce a discursive unfolding of his position, assuming the places of subject employer and of subject worker, representing and simulating his positions in order to produce an effect of consensus on the common benefits of the Labour Reform. The government subject position is characterized by activating a place of spokesperson and of leader of the whole society. Considering the employer position, it was noticed that it is activated as government’s spokesperson legitimising its position and, at the same time, being legitimised by it. The worker position, however, is mobilised in order to endorse the two other positions. In this case, although being placed in the discourse as appearing to be the workers' spokesperson, the worker subject position enunciates and legitimises the political-ideological positions of both the government and the employer. In this way, it can be affirmed that the mobilisation of government, employer and worker positions, divergent and antagonistic from the point of view of their social and ideological places in the social structure, are presented in the discourse of the propaganda as convergent and non-conflictual. Therefore, through the discursive strategies of anticipation and contradictory alternation of social places and subject positions, it is possible to understand, in the discourse, the production of effects of consensus that attenuate or erase the existence of conflicts and social struggles, in order to impose the dominant interests of the political and business classes on the workers as a whole. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20503
dc.date.accessioned 2021-08-10T20:18:35Z
dc.date.available 2021-08-10
dc.date.available 2021-08-10T20:18:35Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Linguagem e política pt_BR
dc.subject Discurso político pt_BR
dc.subject Fabricação do consenso pt_BR
dc.subject Reforma trabalhista pt_BR
dc.subject Propaganda governamental pt_BR
dc.subject Speech analysis pt_BR
dc.subject Language and politics pt_BR
dc.subject Political discourse pt_BR
dc.subject Consensus production pt_BR
dc.subject Labour reform pt_BR
dc.subject Government propaganda pt_BR
dc.subject Análisis del habla pt_BR
dc.subject Lenguaje y politica pt_BR
dc.subject Fabricación de consenso pt_BR
dc.subject Reforma laboral pt_BR
dc.subject Publicidad gubernamental pt_BR
dc.subject Analyse de la parole pt_BR
dc.subject Langue et politique pt_BR
dc.subject Discours politique pt_BR
dc.subject Consensus fabrication pt_BR
dc.subject Réforme du travail pt_BR
dc.subject Publicité gouvernementale pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Haiany Larisa Leôncio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Discursive strategies in the fabrication of political consensus: propaganda about the Michel Temer administration's labor reform. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, H. L. L. Estratégias discursivas na fabricação do consenso político: a propaganda sobre a reforma trabalhista do governo Michel Temer. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20503 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta