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Mineração e relações de trabalho no contexto da economia solidária.

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dc.creator.ID MARÇAL, M. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CONCEIÇÃO, Marta Maria da.
dc.contributor.advisor1ID CONCEIÇÃO, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3141068978315035 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Denise Domingos da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, D. D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7952952676209702 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, José Carlos Oliveira.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, J.C.O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 pt_BR
dc.description.resumo As riquezas minerais atraíram ao longo das últimas décadas pessoas e empresas interessadas em explorar os potenciais mineralógicos. A perspectiva das cooperativas na atividade extrativa de minério é o desenvolvimento socioeconômico da região. Porém, através desta pesquisa, foi observada a precariedade das relações de trabalho nos setores extrativistas do município de Picuí-PB, ressaltando os impactos ambientais causados pelas relações sociais de produção. Apesar da riqueza encontrada nessas terras, os garimpeiros e demais operários do setor encontram-se, em sua maioria, passando por necessidades financeiras. Visto que a maior parte dos lucros não é aplicada na região. A desigualdade financeira ocorre por que os trabalhadores extraem os pegmatitos e os repassam para as empresas por valores baixos; enquanto os atravessadores e empresários comercializam-nos para terceiros a preços altos, obtendo assim, lucros elevados. Para promover uma justa divisão da riqueza mineral do solo picuiense faz-se necessário alterar a cultura organizacional, maximizando as competências das partes envolvidas no processo de extração. Adotando melhorias na colaboração e fiscalização será possível construir cooperativas mais eficazes. Dentro desse contexto, o presente trabalho busca analisar os contrastes de ordem econômica e social e a necessidade de difundir o conhecimento dos garimpeiros acerca do minério local como fonte de renda, na perspectiva de uma economia solidária Além da sensibilização da comunidade para valorizar mais a riqueza mineralógica de forma que minimize o impacto ambiental e a precarização das condições de trabalho. O foco dessa pesquisa foram alguns trabalhadores da mineração, que responderam questionário, percebeu-se a necessidade de integrar essas pessoas na educação. Mas para isso é conveniente que haja políticas publicas voltadas para a EJA, que contemple metodologia de ensino e educação inclusiva que assegure as necessidades educacionais desse público. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Mineração e relações de trabalho no contexto da economia solidária. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-26
dc.description.abstract Over the last few decades, mineral wealth has attracted people and companies interested in exploring mineralogical potentials. The perspective of cooperatives in mining activity is the socioeconomic development of the region. However, through of this research, the precariousness of labor relations in extractive sectors was observed. of the municipality of Picuí-PB, highlighting the environmental impacts caused by social relations of production. Despite the wealth found in these lands, the miners and other workers of the sector are, for the most part, going through financial needs. Since the most of the profits are not applied in the region. Financial inequality occurs because the workers extract the pegmatites and transfer them to companies for low amounts; while middlemen and entrepreneurs sell them to third parties at high prices, thus obtaining high profits. To promote a fair division of the mineral wealth of the soil Picuense, it is necessary to change the organizational culture, maximizing the competences of the parties involved in the extraction process. Adopting improvements in collaboration and oversight it will be possible to build more effective cooperatives. Within this context, the present work seeks to analyze the contrasts of economic and social order and the need to spread the knowledge of the miners about the local ore as a source of income, from the perspective of a solidarity economy In addition to raising awareness in the community to value wealth more mineralogical in a way that minimizes the environmental impact and the precariousness of the conditions of work. The focus of this research was some mining workers, who responded questionnaire, the need to integrate these people in education was perceived. But for this it is convenient that there are public policies aimed at EJA, which include the methodology of inclusive teaching and education that ensures the educational needs of this audience. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20509
dc.date.accessioned 2021-08-11T13:11:29Z
dc.date.available 2021-08-11
dc.date.available 2021-08-11T13:11:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Mineração pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Cooperativismo pt_BR
dc.subject Picuí - mineração pt_BR
dc.subject Mining pt_BR
dc.subject Youth and adult education pt_BR
dc.subject Picuí - mining pt_BR
dc.subject Solidarity economy pt_BR
dc.subject Cooperatives pt_BR
dc.subject Minería pt_BR
dc.subject Educación de jóvenes y adultos pt_BR
dc.subject Picuí - minería pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARÇAL, Maria Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mining and labor relations in the context of a healthy economy. pt_BR
dc.title.alternative Relaciones mineras y laborales en el contexto de la economía solidaria. pt_BR
dc.identifier.citation MARÇAL, Maria Ferreira. Mineração e relações de trabalho no contexto da economia solidária. 2013. 29 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Durante las últimas décadas, la riqueza mineral ha atraído a personas y empresas. interesado en explorar los potenciales mineralógicos. La perspectiva de las cooperativas en La actividad minera es el desarrollo socioeconómico de la región. Sin embargo, a través de De esta investigación, se observó la precariedad de las relaciones laborales en los sectores extractivos. del municipio de Picuí-PB, destacando los impactos ambientales provocados por las relaciones sociales de produccion. A pesar de la riqueza encontrada en estas tierras, los mineros y otros trabajadores del sector están, en su mayor parte, atravesando necesidades financieras. Desde el la mayoría de las ganancias no se aplican en la región. La desigualdad financiera se produce porque la los trabajadores extraen las pegmatitas y las trasladan a empresas por cantidades reducidas; mientras que los intermediarios y empresarios los venden a terceros a precios elevados, obteniendo así altos beneficios. Promover una división equitativa de la riqueza mineral del suelo. Picuense, es necesario cambiar la cultura organizacional, maximizando las competencias del partes involucradas en el proceso de extracción. Adoptar mejoras en la colaboración y la supervisión será posible construir cooperativas más eficaces. En este contexto, el presente trabajo busca analizar los contrastes del orden económico y social y la necesidad de difundir la conocimiento de los mineros sobre el mineral local como fuente de ingresos, desde la perspectiva de una economía solidaria Además de concienciar a la comunidad para valorar más la riqueza mineralógico de manera que minimice el impacto ambiental y la precariedad de las condiciones de trabajo. El foco de esta investigación fueron algunos trabajadores mineros, quienes respondieron cuestionario, se percibió la necesidad de integrar a estas personas en la educación. Pero por esto Es conveniente que existan políticas públicas orientadas a EJA, que incluyan la metodología de enseñanza y educación inclusiva que asegure las necesidades educativas de este público. pt_BR


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