dc.creator.ID |
LIRA, M. G. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7431911083670897 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CONCEIÇÃO, Marta Maria da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CONCEIÇÃO, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3141068978315035 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Denise Domingos da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, D. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7952952676209702 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Sobre a educação, o presente trabalho principia lançando discussão acerca dos direitos
assegurados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação em contraponto aos entraves que
geram a negação desses direitos. Em relação à economia solidária, oportuniza reflexão em
torno da lóg1ca do sistema capitalista, no intuito de promover o entendimento de um novo
modo de produção, cujas relações sociais e produtivas geram perspectivas tais como
autonomia, autogestão e associativismo. Discute-se o termo poesia em seu sentido mais
amplo, com destaque para o cordel e o poema matuto, ressaltando a falta de conhecimento
aprofundado sobre o gênero, por parte das instituições de ensino que, nos últimos tempos,
resolveram abordá-lo em sala de aula. Diante do exposto, verificou-se a necessidade de
promover uma investigação que abranja aspectos acadêmicos, sociais e políticos no sentido de
entender o contexto onde se insere a poesia popular nos dias atua1s. Foram entrevistadas nove
pessoas, sendo sete do sexo masculino e duas do sexo feminino, com idade que varia entre
vinte e um e oitenta e oito anos. Dessas pessoas, apenas duas tiveram acesso ao ensino
superior, outras duas freqO~ntaram salas da Educação de Jovens e Adultos e os demais sequer
chegaram a concluir o ensino fundamental. Comprovou-se que, em meio a um cenário de
desvalorização, preconceito, descaso e falta de incentivo, alguns poetas sobrevivem.
Tomando-se por base a idade da maior parte deles, poder-se-ia alimentar a crença de que a
poesia popular, em breve silenciará em Picui-PB. Contudo, apesar da aparente aridez do
terreno, eis que surgem novos rebentos: do1s jovens letrados, conscientes de seu papel na
sociedade, que não se envergonham de manter viva a poesia popular, reconhecidamente
necessária ao desenvolvimento intelectual e humano de uma sociedade que definha pela
desvalorização de seus bens culturais. Assim muito ainda precisa ser feito no sentido de
promover uma educação que se constitua como direito de todos: uma educação que seja capaz
de levar o aluno a reconhecer-se como protagonista de sua própria história e a enxergar os
bens culturais dos quais ele próprio é detentor. Somente assim, poder-se-á ensaiar os
primeiros passos rumo a tão sonhada autonomia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Poesia e educação: Combinação perfeita na busca por autonomia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-09-26 |
|
dc.description.abstract |
On education, this work begins by launching a discussion about rights guaranteed by the Law
of Guidelines and Bases of Education as a counterpoint to the barriers that generate the denial
of these rights. In relation to the solidarity economy, it provides opportunities for reflection
on around the logic of the capitalist system, in order to promote the understanding of a new
mode of production, whose social and productive relations generate perspectives such as
autonomy, self-management and associations. The term poetry is discussed in its most broad,
with emphasis on the string and the Matuto poem, highlighting the lack of knowledge an
in-depth study of gender by educational institutions that, in recent times, they decided to
approach him in the classroom. Given the above, there was a need for promote an
investigation that encompasses academic, social and political aspects in the sense of
understand the context in which popular poetry is inserted nowadays. Nine were interviewed
people, seven male and two female, aged between twenty-one and eighty-eight years. Of
these people, only two had access to education superior, two others attended the Youth and
Adult Education classrooms and the others did not even they even finished elementary school.
It was proven that, in the midst of a scenario of devaluation, prejudice, neglect and lack of
encouragement, some poets survive. Based on the age of most of them, it could be believed
that popular poetry, will soon silence in Picui-PB. However, despite the apparent aridity of
the On the ground, new shoots emerge: two literate young people, aware of their role in the
society, who are not ashamed to keep popular poetry alive, admittedly necessary for the
intellectual and human development of a society that is languishing by the devaluation of its
cultural assets. So much still needs to be done towards promote an education that constitutes a
right for all: an education that is capable to lead the student to recognize himself as the
protagonist of his own story and to see the cultural goods of which he owns. Only then will it
be possible to rehearse the first steps towards the long-awaited autonomy. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20513 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-11T15:07:45Z |
|
dc.date.available |
2021-08-11 |
|
dc.date.available |
2021-08-11T15:07:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Economia Solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia popular |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Folk poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Educación |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIRA, Maria Gorete de Macedo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Poetry and education: Perfect combination in the search for autonomy. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Poesía y educación: Combinación perfecta en la búsqueda de la autonomía. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIRA, Maria Gorete de Macedo. Poesia e educação: Combinação perfeita na busca por autonomia. 2013. 33 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En educación, este trabajo comienza con el lanzamiento de una discusión sobre derechos.
garantizada por la Ley de Lineamientos y Bases de la Educación como contrapunto a las barreras que
generar la negación de estos derechos. En relación con la economía solidaria, brinda espacios para la reflexión sobre
en torno a la lógica del sistema capitalista, con el fin de promover la comprensión de una nueva
modo de producción, cuyas relaciones sociales y productivas generan perspectivas como
autonomía, autogestión y asociaciones. El término poesía se discute en su forma más
amplio, con énfasis en la cuerda y el poema Matuto, destacando la falta de conocimiento
un estudio en profundidad de género por parte de instituciones educativas que, en los últimos tiempos,
decidieron acercarse a él en el salón de clases. Dado lo anterior, era necesario
promover una investigación que abarque aspectos académicos, sociales y políticos en el sentido de
comprender el contexto en el que se inserta la poesía popular en la actualidad. Nueve fueron entrevistados
personas, siete hombres y dos mujeres, de edades comprendidas entre
veintiuno y ochenta y ocho años. De estas personas, solo dos tenían acceso a la educación
superior, otros dos asistieron a las aulas de Educación de Jóvenes y Adultos y los demás ni siquiera
incluso terminaron la escuela primaria. Se comprobó que, en medio de un escenario de
devaluación, prejuicio, abandono y falta de ánimo, algunos poetas sobreviven.
Basado en la edad de la mayoría de ellos, se podría creer que
la poesía popular, pronto se silenciará en Picui-PB. Sin embargo, a pesar de la aparente aridez del
Surgen nuevos brotes: dos jóvenes alfabetizados, conscientes de su papel en
sociedad, que no se avergüenza de mantener viva la poesía popular, es cierto
necesaria para el desarrollo intelectual y humano de una sociedad que languidece por la
devaluación de sus bienes culturales. Aún queda mucho por hacer para
promover una educación que constituya un derecho de todos: una educación capaz
llevar al alumno a reconocerse como protagonista de su propia historia y a ver el
bienes culturales de los que es propietario. Sólo entonces será posible ensayar el
primeros pasos hacia la tan esperada autonomía. |
pt_BR |