DSpace/Manakin Repository

Métodos ágeis como instrumento de aprendizagem na disciplina Programação Orientada a Objetos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, M. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7413653070177654 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, LIVIA MARIA RODRIGUES SAMPAIO pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4584896935221260 pt_BR
dc.contributor.referee1 PIRES, Carlos Eduardo Santos.
dc.contributor.referee2 MASSONI, Tiago Lima.
dc.description.resumo Na disciplina de Laboratório de Programação II (LPII), após o fim de uma atividade, o aluno recebe um feedback, do monitor que fez a análise do seu código, sobre a atividade realizada. Entendendo a importância desse momento pretendemos incrementá-lo criando uma interação entre monitor-aluno que pode servir para entender melhor como a atividade foi desenvolvida pelo aluno, como foi a participação do monitor e professor e como a atividade em si pode ser avaliada. A abordagem metodológica pauta-se nos estudos exploratórios dos dados utilizando-se de técnicas de mineração de texto para encontrar padrões e observações importantes nos diálogos que serão coletados com os alunos das 3 turmas de 2019.1. Por meio de um instrumento de orientação para alunos e monitores que já está sendo elaborado. Espera-se que com a avaliação dos dados gerados pelo mecanismo de retrospectiva aplicados ao longo das atividades individuais e projeto realizados na disciplina, a fim de identificar as principais deficiências dos alunos, dos instrumentos pedagógicos e da relação entre aluno-monitor-professor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Métodos ágeis como instrumento de aprendizagem na disciplina Programação Orientada a Objetos. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-25
dc.description.abstract In the Programming Lab II (LPII) course, upon completion of an activity, the student receives feedback, monitors the analysis of their code, and the activity performed. Understanding the importance of this moment, we intend to increase and create an interaction between the student-monitor that can serve to better understand how the activity was developed by the student, how was the monitor and teacher participation and how the activity itself can be evaluated. The methodological approach is based on exploratory data studies that use text mining techniques to find important patterns and applications in the dialogues that will be collected with the students from the 2019.1 classes. Through a guidance instrument for students and monitors that is already being developed. It is expected that, with the evaluation of the data generated by the retrospective mechanism, apply throughout the activities of individuals and projects carried out in the discipline, in order to identify the main deficiencies of the students, the pedagogical instruments and the relationship between student-monitor. teacher. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20516
dc.date.accessioned 2021-08-11T17:15:52Z
dc.date.available 2021-08-11
dc.date.available 2021-08-11T17:15:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Programação orientada a objetos pt_BR
dc.subject Disciplina Laboratório de Programação II - UFCG pt_BR
dc.subject Scrum pt_BR
dc.subject Retrospectiva pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Object-oriented programming pt_BR
dc.subject Subject Programming Laboratory II - UFCG pt_BR
dc.subject Retrospective pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Programación orientada a objetos pt_BR
dc.subject Laboratorio de Programación de Materias II - UFCG pt_BR
dc.subject Melé pt_BR
dc.subject Retrospectivo pt_BR
dc.subject Enseñando pt_BR
dc.subject Programmation orientée objet pt_BR
dc.subject Laboratoire de programmation thématique II - UFCG pt_BR
dc.subject Mêlée pt_BR
dc.subject Rétrospective pt_BR
dc.subject Enseignement pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Matheus Maciel de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Agile methods as a learning tool in the Object Oriented Programming discipline. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, M. M. de. Métodos ágeis como instrumento de aprendizagem na disciplina Programação Orientada a Objetos. 2019. 10 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta