dc.creator.ID |
SOUSA, M. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7413653070177654 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAMPOS, LIVIA MARIA RODRIGUES SAMPAIO |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4584896935221260 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PIRES, Carlos Eduardo Santos. |
|
dc.contributor.referee2 |
MASSONI, Tiago Lima. |
|
dc.description.resumo |
Na disciplina de Laboratório de Programação II (LPII), após o fim de uma atividade, o aluno recebe um feedback, do monitor que fez a análise do seu código, sobre a atividade
realizada. Entendendo a importância desse momento pretendemos incrementá-lo criando uma interação entre monitor-aluno que pode servir para entender melhor como a atividade foi desenvolvida pelo aluno, como foi a participação do monitor e professor e como a atividade em si pode ser avaliada. A abordagem metodológica pauta-se nos estudos exploratórios dos dados utilizando-se de técnicas de mineração de texto para
encontrar padrões e observações importantes nos diálogos que serão coletados com os alunos das 3 turmas de 2019.1. Por meio de um instrumento de orientação para alunos e monitores que já está sendo elaborado. Espera-se que com a avaliação dos dados
gerados pelo mecanismo de retrospectiva aplicados ao longo das atividades individuais e projeto realizados na disciplina, a fim de identificar as principais deficiências dos alunos, dos instrumentos pedagógicos e da relação entre aluno-monitor-professor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.title |
Métodos ágeis como instrumento de aprendizagem na disciplina Programação Orientada a Objetos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-11-25 |
|
dc.description.abstract |
In the Programming Lab II (LPII) course, upon completion of an activity, the student receives feedback, monitors the analysis of their code, and the activity performed. Understanding the importance of this moment, we intend to increase and create an
interaction between the student-monitor that can serve to better understand how the activity was developed by the student, how was the monitor and teacher participation and how the activity itself can be evaluated. The methodological approach is based on
exploratory data studies that use text mining techniques to find important patterns and applications in the dialogues that will be collected with the students from the 2019.1 classes. Through a guidance instrument for students and monitors that is already being developed. It is expected that, with the evaluation of the data generated by the retrospective mechanism, apply throughout the activities of individuals and projects carried out in the discipline, in order to identify the main deficiencies of the students, the pedagogical instruments and the relationship between student-monitor. teacher. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20516 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-11T17:15:52Z |
|
dc.date.available |
2021-08-11 |
|
dc.date.available |
2021-08-11T17:15:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Programação orientada a objetos |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Laboratório de Programação II - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Scrum |
pt_BR |
dc.subject |
Retrospectiva |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Object-oriented programming |
pt_BR |
dc.subject |
Subject Programming Laboratory II - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Retrospective |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Programación orientada a objetos |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratorio de Programación de Materias II - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Melé |
pt_BR |
dc.subject |
Retrospectivo |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñando |
pt_BR |
dc.subject |
Programmation orientée objet |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratoire de programmation thématique II - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Mêlée |
pt_BR |
dc.subject |
Rétrospective |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Matheus Maciel de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Agile methods as a learning tool in the Object Oriented Programming discipline. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, M. M. de. Métodos ágeis como instrumento de aprendizagem na disciplina Programação Orientada a Objetos. 2019. 10 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |