Repositorio Dspace/Manakin

O uso de filmes no processo de ensino aprendizagem na Disciplina de Sociologia: em foco a Educação Contextualizada.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID SOUZA, A. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6217952925346919 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6217952925346919 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Maria do Socorro.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.souza
dc.description.resumo Estamos na era digital. Novos paradigmas sociais, novos modos de pensar, de agir e de comunicarse são incorporados em nossa sociedade. Nesse contexto de pandemia no qual, as aulas acontecem de forma remota, o grande desafio é desenvolver novas metodologias e habilidades ativas/criativas, que possibilitem a introdução de professores e alunos no universo da linguagem audiovisual de maneira contextualizada, permitindolhes, o exercício de interpretar e refletir criticamente sobre o conteúdo trabalhado, dando novos sentidos aos conceitos e saberes. Nessa perspectiva, o referido estudo teve como objetivo principal compreender como se dá o uso de filmes na escola e suas aproximações e/ou distanciamentos com a Educação Contextualizada. Para tanto, fezse necessário identificar nos filmes analisados as principais temáticas trabalhadas pelos professores; mapear indicativos de práticas de educação contextualizadas nas aulas em que é planejado o uso de filmes; e identificar as relações entre as temáticas trabalhadas nos filmes e a Educação Contextualizada. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, de natureza básica, os procedimentos utilizados são de uma pesquisa participante na qual, contamos com a colaboração de dois professores da Escola Cidadã Integral de Ensino Estadual Fundamental e Médio Estadual José Gonçalves de Queiroz, localizada na cidade de SuméPB. Os procedimentos de coleta de dados utilizados foram questionário de identificação e uma entrevista semiestruturada. Para análise de dados, utilizamos a análise de conteúdo. Ao final da experiência apontamos que o audiovisual/filme uma vez que trabalhado em consonância com a educação contextualizada, contribui no processo de ensino aprendizagem, bem como, na socialização dos sujeitos e na sua capacidade de apreender frações do real nas narrativas audiovisuais aguçando, portanto, o olhar crítico e a lógica de perceber, problematizar e interferir no mundo social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O uso de filmes no processo de ensino aprendizagem na Disciplina de Sociologia: em foco a Educação Contextualizada. pt_BR
dc.date.issued 2021-07-16
dc.description.abstract We are in the digital age. New social paradigms, new ways of thinking, acting and communicating are incorporated into our society. In this pandemic context in which classes take place remotely, the great challenge is to develop new methodologies and active/creative skills, which enable the introduction of teachers and students into the universe of audiovisual language in a contextualized way, allowing them to exercise to critically interpret and reflect on the content presented, giving new meanings to concepts and knowledge. From this perspective, this study had as its main objective to understand how the use of movies in school takes place and its approximations and/or distances with Contextualized Education. Therefore, it was necessary to identify in the analyzed movies the main themes worked on by the teachers; to map indicators of educational practices contextualized in classes where the use of movies is planned; and to identify the relationships between the themes worked on in the movies and Contextualized Education. This research is qualitative, of basic nature, the procedures used are from a participant research in which we had the collaboration of two teachers from the José Gonçalves de Queiroz State Junior and High Integral Citizen School, located in the city of SuméPB. The data collection procedures used were an identification questionnaire and a semistructured interview. For data analysis, we used content analysis. At the end of the experience, we pointed out that the audiovisual/movie, once worked in line with contextualized education, contributes to the teachinglearning process, as well as to the socialization of individuals and in their ability to learn fractions of reality in audiovisual narratives, thus sharpening, the critical view and the logic of perceiving, problematizing and interfering in the social world. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20517
dc.date.accessioned 2021-08-11T17:25:27Z
dc.date.available 2021-08-11
dc.date.available 2021-08-11T17:25:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cinema e educação pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Processo de ensino aprendizagem pt_BR
dc.subject Filmes e ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Audiovisual e educação pt_BR
dc.subject Cinema and education pt_BR
dc.subject Education contextualized pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.subject Films and teaching sociology pt_BR
dc.subject Audiovisual and education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Alanny Araújo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of films in the teaching-learning process in the Discipline of Sociology: a focus on Contextualized Education. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Alanny Araújo de. O uso de filmes no processo de ensino aprendizagem na Disciplina de Sociologia: em foco a Educação Contextualizada. 2021. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20517 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta