dc.creator.ID |
ARAUJO, M. L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CONCEIÇÃO, Marta Maria da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CONCEIÇÃO, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3141068978315035 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Denise Domingos da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, D. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7952952676209702 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, CLÁUDIA P.F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As práticas pedagógicas desenvolvidas na EJA, em sua maioria, sofreram modificação e
passam a poder envolver ainda mais a experiência do educando como pomo de partida para o
desenvolvimento do ensino formalizado. Existem milhares de espécies de plantas medicinais e
condimentares em todo mundo e cada uma delas possui suas particularidades, que podem
auxiliar no tratamento e prevenção de vários males, no entanto ao contrário do que muitos
imaginam. as plantas podem fazer mal à saúde. Portanto, o uso de plantas medicinais não deve
ser indiscriminado. A Economia Solidária é um termo que engloba diversas perspectivas que
se aproximam em uma intenção comum: a alternativa de desenvolvimento sustentável. Muitas
denominações são utilizadas para representar diferentes experiências econômicas populares.
como: "Economia popular, economia solidária, economia de solidariedade e trabalho,
associativa, informal, ... ", mas todas refletindo iniciativas de base comunitária, popular.
Iniciativas que se traduzem como atividades e programas de geração de renda e como
possibilidade de superar a exclusão econômica e social. O objetivo deste trabalho foi estimular
os alunos da EJA da Escola Municipal Papa Paulo VI a conhecer as formas corretas de
manipulação de plantas medicinais e difundir a implantação de hortas medicinais nas escolar;,
além de sensibilizar pela criação de associação que se dedique a utilização consciente e segura
de plantas medicinais, conquistando uma qualidade de vida melhor. Em relação ao perfil dos
alunos verificou - se que a maioria é do sexo feminino, exercem a profissão de donas de casa e
agricultoras e moram na zona rural e conhecem plantas medicinais. Além de elencar as plantas
mais utilizadas e suas; aplicações mais conhecidas. Uma horta foi construída e os alunos
aprenderam a forma correta de preparar as plantas medicinais, desde a coleta e higienização
das plantas e dos frascos usados para armazenar os produtos. As folhas, cascas, sementes secas
ou frescas foram lavadas, secas, armazenadas e etiquetadas com o nome da planta e data de
validade. Em seguida foram preparadas nas formas de xarope, vinho medicinal, solução
cicatrizante e tinturas. A economia solidária surge como uma forma de contribuir para
expressar e tentar organizar uma sociedade melhor onde um grupo de pessoas luta junto para
atingir um só objetivo, inserem-se processos educativos que conduzam para a conquista de
valores éticos e morais e ajudam a combater a exclusão social promovendo uma melhor
qualidade de vida. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Plantas medicinais no contexto da educação de jovens e adultos e economia solidária. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-09-25 |
|
dc.description.abstract |
The pedagogical practices developed in EJA, for the most part, have undergone modification and
begin to be able to involve even more the experience of the student as a starting point for the
development of formalized education. There are thousands of species of medicinal plants and
condiments around the world and each one of them has its particularities, which can
assist in the treatment and prevention of various ailments, however unlike many
imagine. plants can be harmful to health. Therefore, the use of medicinal plants should not
be indiscriminate. Solidarity Economy is a term that encompasses several perspectives that
come together in a common intention: the alternative of sustainable development. Many
denominations are used to represent different popular economic experiences.
such as: "Popular economy, solidarity economy, solidarity and work economy,
associative, informal, ... "but all reflecting community-based, popular initiatives.
Initiatives that translate into income-generating activities and programs and how
possibility of overcoming economic and social exclusion. The objective of this work was to stimulate
EJA students from Escola Municipal Papa Paulo VI to know the correct ways to
manipulation of medicinal plants and spread the implementation of medicinal gardens in schools;,
in addition to raising awareness by creating an association dedicated to conscious and safe use
of medicinal plants, achieving a better quality of life. In relation to the profile of the
students it was found that the majority are female, work as housewives and
farmers and live in the countryside and know medicinal plants. In addition to listing the plants
most used and theirs; best-known applications. A vegetable garden was built and the students
learned the correct way to prepare medicinal plants, from the collection and sanitation
plants and jars used to store the products. Leaves, husks, dry seeds
or fresh were washed, dried, stored and labeled with the plant name and date of
shelf life. Then they were prepared in the form of syrup, medicinal wine, solution
healing and dyes. The solidarity economy emerges as a way to contribute to
express and try to organize a better society where a group of people fight together to
achieving a single objective, educational processes are inserted that lead to the achievement of
ethical and moral values and help fight social exclusion by promoting a better
quality of life. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20539 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-12T12:45:33Z |
|
dc.date.available |
2021-08-12 |
|
dc.date.available |
2021-08-12T12:45:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Plantas medicinais |
pt_BR |
dc.subject |
EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Brasil - plantas medicinais |
pt_BR |
dc.subject |
Medicinal plants |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Brazil - medicinal plants |
pt_BR |
dc.subject |
Plantas medicinales |
pt_BR |
dc.subject |
Brasil - plantas medicinales |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAUJO, Maria Lúcia Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Medicinal plants in the context of youth and adult education and solidarity economy. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Plantas medicinales en el contexto de la educación de jóvenes y adultos y la economía solidaria. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Maria Lúcia Alves de. Plantas medicinais no contexto da Educação de Jovens e Adultos e economia solidária. 2013. 34 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Las prácticas pedagógicas desarrolladas en EJA, en su mayor parte, han sufrido modificaciones y
comenzar a poder involucrar aún más la experiencia del alumno como punto de partida para la
desarrollo de la educación formalizada. Hay miles de especies de plantas medicinales y
condimentos alrededor del mundo y cada uno de ellos tiene sus particularidades, que pueden
ayudar en el tratamiento y la prevención de diversas dolencias, sin embargo, a diferencia de muchas
imagina. las plantas pueden ser perjudiciales para la salud. Por tanto, el uso de plantas medicinales no debe
ser indiscriminado. Economía Solidaria es un término que engloba varias perspectivas que
se unen en una intención común: la alternativa del desarrollo sostenible. Muchos
Las denominaciones se utilizan para representar diferentes experiencias económicas populares.
tales como: "Economía popular, economía solidaria, economía solidaria y del trabajo,
asociativas, informales, ... ", pero todas reflejan iniciativas populares de base comunitaria.
Iniciativas que se traducen en actividades y programas de generación de ingresos y cómo
posibilidad de superar la exclusión económica y social. El objetivo de este trabajo fue estimular
Alumnos de EJA de la Escola Municipal Papa Paulo VI para conocer las formas correctas de
manipulación de plantas medicinales y difundir la implementación de huertos medicinales en las escuelas ;,
además de concienciar mediante la creación de una asociación dedicada al uso consciente y seguro
de plantas medicinales, logrando una mejor calidad de vida. En relación al perfil de la
estudiantes se encontró que la mayoría son mujeres, trabajan como amas de casa y
agricultores y viven en el campo y conocen las plantas medicinales. Además de enumerar las plantas
los más usados y los suyos; aplicaciones más conocidas. Se construyó un huerto y los estudiantes
aprendió la forma correcta de preparar plantas medicinales, desde la recolección y saneamiento
de las plantas y de los frascos utilizados para almacenar los productos. Hojas, cáscaras, semillas secas
o frescos se lavaron, secaron, almacenaron y etiquetaron con el nombre de la planta y la fecha de
duracion. Luego se prepararon en forma de jarabe, vino medicinal, solución.
curativos y tintes. La economía solidaria surge como una forma de contribuir a
Expresar y tratar de organizar una sociedad mejor donde un grupo de personas luche unida para
logrando un solo objetivo, se insertan procesos educativos que conducen al logro de
valores éticos y morales y ayudar a luchar contra la exclusión social promoviendo una mejor
calidad de vida. |
pt_BR |