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Plantas medicinais no contexto da educação de jovens e adultos e economia solidária.

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dc.creator.ID ARAUJO, M. L. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CONCEIÇÃO, Marta Maria da.
dc.contributor.advisor1ID CONCEIÇÃO, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3141068978315035 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Denise Domingos da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, D. D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7952952676209702 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, CLÁUDIA P.F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 pt_BR
dc.description.resumo As práticas pedagógicas desenvolvidas na EJA, em sua maioria, sofreram modificação e passam a poder envolver ainda mais a experiência do educando como pomo de partida para o desenvolvimento do ensino formalizado. Existem milhares de espécies de plantas medicinais e condimentares em todo mundo e cada uma delas possui suas particularidades, que podem auxiliar no tratamento e prevenção de vários males, no entanto ao contrário do que muitos imaginam. as plantas podem fazer mal à saúde. Portanto, o uso de plantas medicinais não deve ser indiscriminado. A Economia Solidária é um termo que engloba diversas perspectivas que se aproximam em uma intenção comum: a alternativa de desenvolvimento sustentável. Muitas denominações são utilizadas para representar diferentes experiências econômicas populares. como: "Economia popular, economia solidária, economia de solidariedade e trabalho, associativa, informal, ... ", mas todas refletindo iniciativas de base comunitária, popular. Iniciativas que se traduzem como atividades e programas de geração de renda e como possibilidade de superar a exclusão econômica e social. O objetivo deste trabalho foi estimular os alunos da EJA da Escola Municipal Papa Paulo VI a conhecer as formas corretas de manipulação de plantas medicinais e difundir a implantação de hortas medicinais nas escolar;, além de sensibilizar pela criação de associação que se dedique a utilização consciente e segura de plantas medicinais, conquistando uma qualidade de vida melhor. Em relação ao perfil dos alunos verificou - se que a maioria é do sexo feminino, exercem a profissão de donas de casa e agricultoras e moram na zona rural e conhecem plantas medicinais. Além de elencar as plantas mais utilizadas e suas; aplicações mais conhecidas. Uma horta foi construída e os alunos aprenderam a forma correta de preparar as plantas medicinais, desde a coleta e higienização das plantas e dos frascos usados para armazenar os produtos. As folhas, cascas, sementes secas ou frescas foram lavadas, secas, armazenadas e etiquetadas com o nome da planta e data de validade. Em seguida foram preparadas nas formas de xarope, vinho medicinal, solução cicatrizante e tinturas. A economia solidária surge como uma forma de contribuir para expressar e tentar organizar uma sociedade melhor onde um grupo de pessoas luta junto para atingir um só objetivo, inserem-se processos educativos que conduzam para a conquista de valores éticos e morais e ajudam a combater a exclusão social promovendo uma melhor qualidade de vida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Plantas medicinais no contexto da educação de jovens e adultos e economia solidária. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-25
dc.description.abstract The pedagogical practices developed in EJA, for the most part, have undergone modification and begin to be able to involve even more the experience of the student as a starting point for the development of formalized education. There are thousands of species of medicinal plants and condiments around the world and each one of them has its particularities, which can assist in the treatment and prevention of various ailments, however unlike many imagine. plants can be harmful to health. Therefore, the use of medicinal plants should not be indiscriminate. Solidarity Economy is a term that encompasses several perspectives that come together in a common intention: the alternative of sustainable development. Many denominations are used to represent different popular economic experiences. such as: "Popular economy, solidarity economy, solidarity and work economy, associative, informal, ... "but all reflecting community-based, popular initiatives. Initiatives that translate into income-generating activities and programs and how possibility of overcoming economic and social exclusion. The objective of this work was to stimulate EJA students from Escola Municipal Papa Paulo VI to know the correct ways to manipulation of medicinal plants and spread the implementation of medicinal gardens in schools;, in addition to raising awareness by creating an association dedicated to conscious and safe use of medicinal plants, achieving a better quality of life. In relation to the profile of the students it was found that the majority are female, work as housewives and farmers and live in the countryside and know medicinal plants. In addition to listing the plants most used and theirs; best-known applications. A vegetable garden was built and the students learned the correct way to prepare medicinal plants, from the collection and sanitation plants and jars used to store the products. Leaves, husks, dry seeds or fresh were washed, dried, stored and labeled with the plant name and date of shelf life. Then they were prepared in the form of syrup, medicinal wine, solution healing and dyes. The solidarity economy emerges as a way to contribute to express and try to organize a better society where a group of people fight together to achieving a single objective, educational processes are inserted that lead to the achievement of ethical and moral values ​​and help fight social exclusion by promoting a better quality of life. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20539
dc.date.accessioned 2021-08-12T12:45:33Z
dc.date.available 2021-08-12
dc.date.available 2021-08-12T12:45:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Plantas medicinais pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Brasil - plantas medicinais pt_BR
dc.subject Medicinal plants pt_BR
dc.subject Solidarity economy pt_BR
dc.subject Brazil - medicinal plants pt_BR
dc.subject Plantas medicinales pt_BR
dc.subject Brasil - plantas medicinales pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAUJO, Maria Lúcia Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Medicinal plants in the context of youth and adult education and solidarity economy. pt_BR
dc.title.alternative Plantas medicinales en el contexto de la educación de jóvenes y adultos y la economía solidaria. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Maria Lúcia Alves de. Plantas medicinais no contexto da Educação de Jovens e Adultos e economia solidária. 2013. 34 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Las prácticas pedagógicas desarrolladas en EJA, en su mayor parte, han sufrido modificaciones y comenzar a poder involucrar aún más la experiencia del alumno como punto de partida para la desarrollo de la educación formalizada. Hay miles de especies de plantas medicinales y condimentos alrededor del mundo y cada uno de ellos tiene sus particularidades, que pueden ayudar en el tratamiento y la prevención de diversas dolencias, sin embargo, a diferencia de muchas imagina. las plantas pueden ser perjudiciales para la salud. Por tanto, el uso de plantas medicinales no debe ser indiscriminado. Economía Solidaria es un término que engloba varias perspectivas que se unen en una intención común: la alternativa del desarrollo sostenible. Muchos Las denominaciones se utilizan para representar diferentes experiencias económicas populares. tales como: "Economía popular, economía solidaria, economía solidaria y del trabajo, asociativas, informales, ... ", pero todas reflejan iniciativas populares de base comunitaria. Iniciativas que se traducen en actividades y programas de generación de ingresos y cómo posibilidad de superar la exclusión económica y social. El objetivo de este trabajo fue estimular Alumnos de EJA de la Escola Municipal Papa Paulo VI para conocer las formas correctas de manipulación de plantas medicinales y difundir la implementación de huertos medicinales en las escuelas ;, además de concienciar mediante la creación de una asociación dedicada al uso consciente y seguro de plantas medicinales, logrando una mejor calidad de vida. En relación al perfil de la estudiantes se encontró que la mayoría son mujeres, trabajan como amas de casa y agricultores y viven en el campo y conocen las plantas medicinales. Además de enumerar las plantas los más usados ​​y los suyos; aplicaciones más conocidas. Se construyó un huerto y los estudiantes aprendió la forma correcta de preparar plantas medicinales, desde la recolección y saneamiento de las plantas y de los frascos utilizados para almacenar los productos. Hojas, cáscaras, semillas secas o frescos se lavaron, secaron, almacenaron y etiquetaron con el nombre de la planta y la fecha de duracion. Luego se prepararon en forma de jarabe, vino medicinal, solución. curativos y tintes. La economía solidaria surge como una forma de contribuir a Expresar y tratar de organizar una sociedad mejor donde un grupo de personas luche unida para logrando un solo objetivo, se insertan procesos educativos que conducen al logro de valores éticos y morales y ayudar a luchar contra la exclusión social promoviendo una mejor calidad de vida. pt_BR


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