DSpace/Manakin Repository

Programa Mulheres Mil: educação, cidadania e desenvolvimento sustentável no municipio de Picuí.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 JUSTINO FILHO, José.
dc.contributor.advisor1ID JUSTINO FILHO, J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9425252130057715 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Ramilton Marinho.
dc.contributor.referee1ID COSTA, R. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3962940713009254 pt_BR
dc.contributor.referee2 CONCEIÇÃO, Marta Maria da.
dc.contributor.referee2ID CONCEIÇÃO, M. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3141068978315035 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa vem abordar a valorização da mulher, visando sua formação profissional e tecnológica em consonância com a elevação da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, O Programa Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas, especialmente nos eixos de promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra a mulher e acesso à educação. Nesta perspectiva busco analisar a problemática da Economia Solidária e suas possíveis relações com ações educativas com vistas na sua promoção e otimização de sistemas econômicos de produção desvinculados da lógica da chamada economia tradicional, dentro do contexto da Educação de Jovens e Adultos - EJA, onde esta é uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio. É importante destacar a concepção ampliada de educação de jovens e adultos no sentido de não se limitar apenas à escolarização, mas também reconhecer a educação como direito humano fundamental para a constituição de jovens e adultos autônomos, críticos e ativos frente à realidade em que vivem. Sendo assim, objetivo da pesquisa é problematizar o conceito de economia solidária com as educandas que participam do Programa Mulheres Mil no município de Picuí /PB. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Programa Mulheres Mil: educação, cidadania e desenvolvimento sustentável no municipio de Picuí. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract This research addresses the valorization of women, aiming at their training. professional and technological in line with the increase in education of women in situations of social vulnerability, The Thousand Women Program is inserted in the set of priorities of public policies, especially in the axes for promoting equity, gender equality, combating violence against women and access to education. In this perspective, I seek to analyze the problematic of the Solidarity Economy and its possible relations with actions educational activities with a view to promoting and optimizing economic systems of production disconnected from the logic of the so-called traditional economy, within of the context of Youth and Adult Education - EJA, where this is a modality of basic education aimed at young people and adults who do not. had access or not completed their studies in elementary school and in the high school. It is important to highlight the expanded conception of education in young people and adults in the sense of not being limited only to schooling, but also recognize education as a fundamental human right for constitution of autonomous, critical and active young people and adults in face of reality where they live. Therefore, the objective of the research is to problematize the concept of solidarity with the students participating in the Program Thousand Women Portal in the municipality of Picuí/PB. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20540
dc.date.accessioned 2021-08-12T14:45:13Z
dc.date.available 2021-08-12
dc.date.available 2021-08-12T14:45:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Programa mulheres mil pt_BR
dc.subject Picuí - desenvolvimento sustentável - mulher pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Thousand women program pt_BR
dc.subject Solidarity economy pt_BR
dc.subject Picuí - sustainable development - woman pt_BR
dc.subject Youth and adult education pt_BR
dc.subject Programa mil mujeres pt_BR
dc.subject Picuí - desarrollo sostenible - mujer pt_BR
dc.subject Educación de jóvenes y adultos pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Antonia de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Thousand Women Project: education, citizenship and sustainable development in the municipality of Picuí. pt_BR
dc.title.alternative Proyecto Mil Mujeres: educación, ciudadanía y desarrollo sostenible en el municipio de Picuí. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Antonia de Sousa. Programa Mulheres Mil: educação, cidadania e desenvolvimento sustentável no município de Picuí. 2013. 35 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Esta investigación aborda la valorización de la mujer, con miras a su formación. profesional y tecnológico en consonancia con el incremento de la formación de mujeres en situación de vulnerabilidad social, el Programa Mil Mujeres inserta en el conjunto de prioridades de las políticas públicas, especialmente en el ejes de promoción de la equidad, igualdad de género, combate a la violencia contra las mujeres y el acceso a la educación. En esta perspectiva, busco analizar la problemática de la Economía Solidaria y sus posibles relaciones con las acciones actividades educativas con miras a promover y optimizar los sistemas económicos de la producción desconectada de la lógica de la llamada economía tradicional, dentro del contexto de la Educación de Jóvenes y Adultos - EJA, donde esta es una Modalidad de educación básica dirigida a jóvenes y adultos que no lo hacen. tuvieron acceso o no completaron sus estudios en la escuela primaria y en el escuela secundaria. Es importante destacar la concepción ampliada de la educación en jóvenes y adultos en el sentido de no limitarse únicamente a la escolarización, sino reconocer también la educación como un derecho humano fundamental para constitución de jóvenes y adultos autónomos, críticos y activos frente a la realidad donde viven. Por tanto, el objetivo de la investigación es problematizar el concepto de economía solidaria con los alumnos que participan en el Programa Portal de las Mil Mujeres en el municipio de Picuí / PB. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta