dc.creator.ID |
SILVA, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
JUSTINO FILHO, José. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
JUSTINO FILHO, J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9425252130057715 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Ramilton Marinho. |
|
dc.contributor.referee1ID |
COSTA, R. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3962940713009254 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CONCEIÇÃO, Marta Maria da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CONCEIÇÃO, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3141068978315035 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa vem abordar a valorização da mulher, visando sua formação
profissional e tecnológica em consonância com a elevação da escolaridade de
mulheres em situação de vulnerabilidade social, O Programa Mulheres Mil está
inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas, especialmente nos
eixos de promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência
contra a mulher e acesso à educação. Nesta perspectiva busco analisar a
problemática da Economia Solidária e suas possíveis relações com ações
educativas com vistas na sua promoção e otimização de sistemas econômicos
de produção desvinculados da lógica da chamada economia tradicional, dentro
do contexto da Educação de Jovens e Adultos - EJA, onde esta é uma
modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não
tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no
ensino médio. É importante destacar a concepção ampliada de educação de
jovens e adultos no sentido de não se limitar apenas à escolarização, mas
também reconhecer a educação como direito humano fundamental para a
constituição de jovens e adultos autônomos, críticos e ativos frente à realidade
em que vivem. Sendo assim, objetivo da pesquisa é problematizar o conceito
de economia solidária com as educandas que participam do Programa
Mulheres Mil no município de Picuí /PB. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Programa Mulheres Mil: educação, cidadania e desenvolvimento sustentável no municipio de Picuí. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This research addresses the valorization of women, aiming at their training. professional and
technological in line with the increase in education of women in situations of social
vulnerability, The Thousand Women Program is inserted in the set of priorities of public
policies, especially in the axes for promoting equity, gender equality, combating violence
against women and access to education. In this perspective, I seek to analyze the problematic
of the Solidarity Economy and its possible relations with actions educational activities with a
view to promoting and optimizing economic systems of production disconnected from the
logic of the so-called traditional economy, within of the context of Youth and Adult
Education - EJA, where this is a modality of basic education aimed at young people and
adults who do not. had access or not completed their studies in elementary school and in the
high school. It is important to highlight the expanded conception of education in young
people and adults in the sense of not being limited only to schooling, but also recognize
education as a fundamental human right for constitution of autonomous, critical and active
young people and adults in face of reality where they live. Therefore, the objective of the
research is to problematize the concept of solidarity with the students participating in the
Program Thousand Women Portal in the municipality of Picuí/PB. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20540 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-12T14:45:13Z |
|
dc.date.available |
2021-08-12 |
|
dc.date.available |
2021-08-12T14:45:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Programa mulheres mil |
pt_BR |
dc.subject |
Picuí - desenvolvimento sustentável - mulher |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Thousand women program |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Picuí - sustainable development - woman |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and adult education |
pt_BR |
dc.subject |
Programa mil mujeres |
pt_BR |
dc.subject |
Picuí - desarrollo sostenible - mujer |
pt_BR |
dc.subject |
Educación de jóvenes y adultos |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Antonia de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Thousand Women Project: education, citizenship and sustainable development in the municipality of Picuí. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Proyecto Mil Mujeres: educación, ciudadanía y desarrollo sostenible en el municipio de Picuí. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Antonia de Sousa. Programa Mulheres Mil: educação, cidadania e desenvolvimento sustentável no município de Picuí. 2013. 35 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Esta investigación aborda la valorización de la mujer, con miras a su formación.
profesional y tecnológico en consonancia con el incremento de la formación de
mujeres en situación de vulnerabilidad social, el Programa Mil Mujeres
inserta en el conjunto de prioridades de las políticas públicas, especialmente en el
ejes de promoción de la equidad, igualdad de género, combate a la violencia
contra las mujeres y el acceso a la educación. En esta perspectiva, busco analizar la
problemática de la Economía Solidaria y sus posibles relaciones con las acciones
actividades educativas con miras a promover y optimizar los sistemas económicos
de la producción desconectada de la lógica de la llamada economía tradicional, dentro
del contexto de la Educación de Jóvenes y Adultos - EJA, donde esta es una
Modalidad de educación básica dirigida a jóvenes y adultos que no lo hacen.
tuvieron acceso o no completaron sus estudios en la escuela primaria y en el
escuela secundaria. Es importante destacar la concepción ampliada de la educación en
jóvenes y adultos en el sentido de no limitarse únicamente a la escolarización, sino
reconocer también la educación como un derecho humano fundamental para
constitución de jóvenes y adultos autónomos, críticos y activos frente a la realidad
donde viven. Por tanto, el objetivo de la investigación es problematizar el concepto
de economía solidaria con los alumnos que participan en el Programa
Portal de las Mil Mujeres en el municipio de Picuí / PB. |
pt_BR |