DSpace/Manakin Repository

A experiência da Alfabetização de Jovens e Adultos no Projeto Aprender pra Valer no município de Picuí: um diálogo entre os princípios da ECOSOL e a prática da educação popular.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, J. M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8144273220724899 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Ramilton Marinho.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, R. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3962940713009254 pt_BR
dc.contributor.referee1 JUSTINO FILHO, José.
dc.contributor.referee1ID JUSTINO FILHO, J. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9425252130057715 pt_BR
dc.contributor.referee2 CONCEIÇÃO, Marta Maria da.
dc.contributor.referee2ID CONCEIÇÃO, M. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3141068978315035 pt_BR
dc.description.resumo Esse trabalho busca o diálogo entre Educação, Trabalho e Economia Solidária, analisando as possibilidades para oferta da Educação de Jovens e Adultos, de modo a atender às características, condições e interesses das camadas populares. Para tanto, percorremos e analisamos as demandas de aprendizagem do educandos do Projeto Aprender Pra Valer educação de Jovens e Adultos. Buscamos compreender os sentidos da escolaridade para jovens, adultos e idosos desses atendidos neste programa e compará-los às suas percepções e condições de trabalho. Verificamos que, a partir da vivência dos atores envolvidos, da reflexão sobre as formas como enxergam sua realidade e das possibilidades de intervenção em seus contextos, é possível a realização de uma educação pautada no projeto de emancipação dos jovens e adultos e de reconfiguração das relações sociais existentes, aliando a Educação Popular aos ideais da ECOSOL. Analisa a metodologia e aplicação dos princípios da economia solidária e como estas são recebidas e vivenciadas pelos alunos do Projeto Aprender Pra Valer, realizado pelo CES - UFCG e a Prefeitura Municipal de Picuí tendo como público-alvo os beneficiários do Programa Social Bolsa Família. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino aprendizagem pt_BR
dc.title A experiência da Alfabetização de Jovens e Adultos no Projeto Aprender pra Valer no município de Picuí: um diálogo entre os princípios da ECOSOL e a prática da educação popular. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract This work seeks the dialogue between Education, Work and Economy Solidarity, analyzing the possibilities for offering Youth Education and Adults, in order to meet the characteristics, conditions and interests of the layers popular. To do so, we went through and analyzed the learning demands of the Learners of the “Aprender Pra Valer” Project for Youth and Adult Education. we search understand the meanings of schooling for young people, adults and the elderly of these attended in this program and compare them to their perceptions and conditions of work. We found that, based on the experience of the actors involved, the reflection about the ways they see their reality and the possibilities of intervention in their contexts, it is possible to carry out an education based on the project of emancipation of young people and adults and reconfiguration of social relations existing, combining Popular Education with the ideals of ECOSOL. Analyze the methodology and application of the principles of solidarity economy and how they are received and experienced by the students of the Aprender Pra Valer Project, carried out by the CES-UFCG and the Municipality of Picuí having as target audience the beneficiaries of the Bolsa Família Social Program. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20541
dc.date.accessioned 2021-08-12T15:33:58Z
dc.date.available 2021-08-12
dc.date.available 2021-08-12T15:33:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação popular pt_BR
dc.subject Economia solidaria pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Trabalho pt_BR
dc.subject Popular education pt_BR
dc.subject Youth and adult education pt_BR
dc.subject Solidarity economy pt_BR
dc.subject Job pt_BR
dc.subject Educación popular pt_BR
dc.subject Educación de jóvenes y adultos pt_BR
dc.subject Trabajo pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Josefa Márcia da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The experience of Literacy for Youth and Adults in the Aprender pra Valer Project in the municipality of Picuí: a dialogue between the principles of ECOSOL and the practice of popular education. pt_BR
dc.title.alternative La experiencia de alfabetización de jóvenes y adultos en el proyecto Learn Pra Valer en el municipio de Picuí: un diálogo entre los principios de ECOSOL y la práctica de la educación popular. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Josefa Márcia da Silva. A experiência da Alfabetização de Jovens e Adultos no Projeto Aprender pra Valer no município de Picuí: um diálogo entre os princípios da ECOSOL e a prática da educação popular. 2013. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo busca el diálogo entre Educación, Trabajo y Economía Solidaridad, analizando las posibilidades de ofrecer Educación Juvenil y Adultos, con el fin de cumplir con las características, condiciones e intereses de las ponedoras popular. Para ello, revisamos y analizamos las demandas de aprendizaje de los Alumnos del Proyecto “Aprender Pra Valer” para la Educación de Jóvenes y Adultos. nosotros buscamos comprender los significados de la escolarización para los jóvenes, adultos y ancianos de estos asistieron en este programa y compararlos con sus percepciones y condiciones de trabajo. Descubrimos que, a partir de la experiencia de los actores involucrados, la reflexión sobre las formas en que ven su realidad y las posibilidades de intervención en sus contextos, es posible realizar una educación basada en el proyecto de emancipación de jóvenes y adultos y reconfiguración de las relaciones sociales existente, conjugando la Educación Popular con los ideales de ECOSOL. Analizar el metodología y aplicación de los principios de la economía solidaria y cómo se recibido y experimentado por los alumnos del Proyecto Aprender Pra Valer, realizado por el CES-UFCG y el Municipio de Picuí teniendo como público objetivo el beneficiarios del Programa Social Bolsa Família. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta