dc.creator.ID |
LIMA, J. M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8144273220724899 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Ramilton Marinho. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, R. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3962940713009254 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
JUSTINO FILHO, José. |
|
dc.contributor.referee1ID |
JUSTINO FILHO, J. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9425252130057715 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CONCEIÇÃO, Marta Maria da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CONCEIÇÃO, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3141068978315035 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esse trabalho busca o diálogo entre Educação, Trabalho e Economia
Solidária, analisando as possibilidades para oferta da Educação de Jovens e
Adultos, de modo a atender às características, condições e interesses das camadas
populares. Para tanto, percorremos e analisamos as demandas de aprendizagem do
educandos do Projeto Aprender Pra Valer educação de Jovens e Adultos. Buscamos
compreender os sentidos da escolaridade para jovens, adultos e idosos desses
atendidos neste programa e compará-los às suas percepções e condições de
trabalho. Verificamos que, a partir da vivência dos atores envolvidos, da reflexão
sobre as formas como enxergam sua realidade e das possibilidades de intervenção
em seus contextos, é possível a realização de uma educação pautada no projeto de
emancipação dos jovens e adultos e de reconfiguração das relações sociais
existentes, aliando a Educação Popular aos ideais da ECOSOL. Analisa a
metodologia e aplicação dos princípios da economia solidária e como estas são
recebidas e vivenciadas pelos alunos do Projeto Aprender Pra Valer, realizado pelo
CES - UFCG e a Prefeitura Municipal de Picuí tendo como público-alvo os
beneficiários do Programa Social Bolsa Família. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A experiência da Alfabetização de Jovens e Adultos no Projeto Aprender pra Valer no município de Picuí: um diálogo entre os princípios da ECOSOL e a prática da educação popular. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This work seeks the dialogue between Education, Work and Economy Solidarity, analyzing
the possibilities for offering Youth Education and Adults, in order to meet the characteristics,
conditions and interests of the layers popular. To do so, we went through and analyzed the
learning demands of the Learners of the “Aprender Pra Valer” Project for Youth and Adult
Education. we search understand the meanings of schooling for young people, adults and the
elderly of these attended in this program and compare them to their perceptions and
conditions of work. We found that, based on the experience of the actors involved, the
reflection about the ways they see their reality and the possibilities of intervention in their
contexts, it is possible to carry out an education based on the project of emancipation of
young people and adults and reconfiguration of social relations existing, combining Popular
Education with the ideals of ECOSOL. Analyze the methodology and application of the
principles of solidarity economy and how they are received and experienced by the students
of the Aprender Pra Valer Project, carried out by the CES-UFCG and the Municipality of
Picuí having as target audience the beneficiaries of the Bolsa Família Social Program. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20541 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-12T15:33:58Z |
|
dc.date.available |
2021-08-12 |
|
dc.date.available |
2021-08-12T15:33:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação popular |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidaria |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Popular education |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and adult education |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Job |
pt_BR |
dc.subject |
Educación popular |
pt_BR |
dc.subject |
Educación de jóvenes y adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Trabajo |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Josefa Márcia da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The experience of Literacy for Youth and Adults in the Aprender pra Valer Project in the municipality of Picuí: a dialogue between the principles of ECOSOL and the practice of popular education. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La experiencia de alfabetización de jóvenes y adultos en el proyecto Learn Pra Valer en el municipio de Picuí: un diálogo entre los principios de ECOSOL y la práctica de la educación popular. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Josefa Márcia da Silva. A experiência da Alfabetização de Jovens e Adultos no Projeto Aprender pra Valer no município de Picuí: um diálogo entre os princípios da ECOSOL e a prática da educação popular. 2013. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo busca el diálogo entre Educación, Trabajo y Economía
Solidaridad, analizando las posibilidades de ofrecer Educación Juvenil y
Adultos, con el fin de cumplir con las características, condiciones e intereses de las ponedoras
popular. Para ello, revisamos y analizamos las demandas de aprendizaje de los
Alumnos del Proyecto “Aprender Pra Valer” para la Educación de Jóvenes y Adultos. nosotros buscamos
comprender los significados de la escolarización para los jóvenes, adultos y ancianos de estos
asistieron en este programa y compararlos con sus percepciones y condiciones de
trabajo. Descubrimos que, a partir de la experiencia de los actores involucrados, la reflexión
sobre las formas en que ven su realidad y las posibilidades de intervención
en sus contextos, es posible realizar una educación basada en el proyecto de
emancipación de jóvenes y adultos y reconfiguración de las relaciones sociales
existente, conjugando la Educación Popular con los ideales de ECOSOL. Analizar el
metodología y aplicación de los principios de la economía solidaria y cómo se
recibido y experimentado por los alumnos del Proyecto Aprender Pra Valer, realizado por el
CES-UFCG y el Municipio de Picuí teniendo como público objetivo el
beneficiarios del Programa Social Bolsa Família. |
pt_BR |