DSpace/Manakin Repository

Concepções de professores e alunos da Escola Julieta Lima e Costa do Município de Cuité-PB sobre a educação de jovens e adultos e economia solidária.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SARAIVA, N. M. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CONCEIÇÃO, Marta Maria da.
dc.contributor.advisor1ID CONCEIÇÃO, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3141068978315035 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Denise Domingos da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, D. D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7952952676209702 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, CLÁUDIA P.F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 pt_BR
dc.description.resumo As práticas pedagógicas impróprias à realidade dos alunos da EJA e metodologias inadequadas para este público contribuem para o aumento da evasão e do fracasso escolar. Assim objetiva-se neste trabalho analisar as concepções de professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Julieta Lima e Costa do município de Cuité-PB sobre Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária. A investigação se desenvolveu através de entrevistas e questionários respondidos pelos alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos da referida Escola, que fica localizada no Bairro das Graças, no município de Cuité- PB. Verificou-se a ausência de praticas pedagógicas na EJA relacionadas à geração de renda, além da falta de informação dos professores e reflexão teórica sobre a utilização de práticas que preparem os alunos para geração de renda na perspectiva de Economia solidária. Nesse sentido, isto conduz a repensar o fazer pedagógico. O discurso docente, ou melhor, aquilo que o professor vem fazendo nas salas de aulas de EJA, tem problemas crônicos, um deles é a formação acadêmica com deficiência teórica e metodológica. O professor deveria levar o aluno a uma nova perspectiva educacional, visto que o aluno já tem histórico de fracasso escolar e desistência de estudar por várias razões. A questão metodológica e teórica que se encaixe no ensino para adultos, deve ser construída a partir das leituras teóricas ou mesmo da construção das mesmas, por parte da comunidade escolar que vive esta realidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Planejamento e Avaliação Educacional pt_BR
dc.title Concepções de professores e alunos da Escola Julieta Lima e Costa do Município de Cuité-PB sobre a educação de jovens e adultos e economia solidária. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-26
dc.description.abstract Pedagogical practices inappropriate to the reality of EJA students and methodologies inadequate for this audience contribute to the increase in dropout and school failure. Thus, the objective of this work is to analyze the conceptions of teachers and students at the School Municipal Elementary School Julieta Lima e Costa of the municipality of Cuité-PB about Youth and Adult Education and Solidarity Economy. The investigation was developed through interviews and questionnaires answered by students and teachers of Youth Education and Adults from the aforementioned School, which is located in Bairro das Graças, in the municipality of CuitéPB. There was an absence of pedagogical practices in EJA related to income generation, in addition to the lack of information from teachers and theoretical reflection on the use of practices that prepare students to generate income from the perspective of Solidarity Economy. In that meaning, this leads to rethinking the pedagogical practice. The teaching discourse, or rather, what the teacher has been doing it in the EJA classrooms, he has chronic problems, one of them is the academic background with theoretical and methodological deficiencies. The teacher should take the student to a new educational perspective, as the student already has a history of failure school and giving up studying for various reasons. The methodological and theoretical issue that fit into adult education, it should be built from theoretical readings or even from construction of the same, by the school community that lives this reality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20556
dc.date.accessioned 2021-08-13T11:41:04Z
dc.date.available 2021-08-13
dc.date.available 2021-08-13T11:41:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Educação trabalho pt_BR
dc.subject Education work pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Trabajo educativo pt_BR
dc.subject Prácticas pedagógicas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SARAIVA, Nikanora Marinho Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions of teachers and students at Escola Julieta Lima e Costa in the municipality of Cuité-PB on youth and adult education and solidarity economy. pt_BR
dc.title.alternative Concepciones de profesores y alumnos de la Escola Julieta Lima e Costa del municipio de Cuité-PB sobre educación de jóvenes y adultos y economía solidaria. pt_BR
dc.identifier.citation SARAIVA, Nikanora Marinho Nascimento. Concepções de professores e alunos da Escola Julieta Lima e Costa do Município de Cuité-PB sobre a educação de jovens e adultos e economia solidária. 2013. 32 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Prácticas pedagógicas inadecuadas a la realidad de los alumnos y metodologías de EJA inadecuados para esta audiencia contribuyen al aumento de la deserción y el fracaso escolar. Así, el objetivo de este trabajo es analizar las concepciones de docentes y alumnos de la Escuela. Escuela Primaria Municipal Julieta Lima e Costa del municipio de Cuité-PB acerca de Educación de Jóvenes y Adultos y Economía Solidaria. La investigación se desarrolló a través de entrevistas y cuestionarios respondidos por estudiantes y profesores de Educación Juvenil y Adultos de la mencionada Escuela, que se encuentra en Bairro das Graças, en el municipio de Cuité- PB. Hubo una ausencia de prácticas pedagógicas en EJA relacionadas con la generación de ingresos, además de la falta de información de los profesores y la reflexión teórica sobre el uso de las prácticas que preparan a los estudiantes para generar ingresos desde la perspectiva de la Economía Solidaria. En eso es decir, esto lleva a repensar la práctica pedagógica. El discurso docente, o mejor dicho, lo el docente lo ha estado haciendo en las aulas de EJA, tiene problemas crónicos, uno de ellos es el formación académica con deficiencias teóricas y metodológicas. El maestro debe tomar el estudiante a una nueva perspectiva educativa, ya que el estudiante ya tiene un historial de fracaso escuela y dejar de estudiar por diversas razones. La cuestión metodológica y teórica que encajar en la educación de adultos, debe construirse a partir de lecturas teóricas o incluso de construcción del mismo, por parte de la comunidad escolar que vive esta realidad. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta