dc.creator.ID |
SARAIVA, N. M. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CONCEIÇÃO, Marta Maria da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CONCEIÇÃO, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3141068978315035 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Denise Domingos da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, D. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7952952676209702 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, CLÁUDIA P.F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As práticas pedagógicas impróprias à realidade dos alunos da EJA e metodologias
inadequadas para este público contribuem para o aumento da evasão e do fracasso escolar.
Assim objetiva-se neste trabalho analisar as concepções de professores e alunos da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Julieta Lima e Costa do município de Cuité-PB sobre
Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária. A investigação se desenvolveu através
de entrevistas e questionários respondidos pelos alunos e professores da Educação de Jovens e
Adultos da referida Escola, que fica localizada no Bairro das Graças, no município de Cuité-
PB. Verificou-se a ausência de praticas pedagógicas na EJA relacionadas à geração de renda,
além da falta de informação dos professores e reflexão teórica sobre a utilização de práticas
que preparem os alunos para geração de renda na perspectiva de Economia solidária. Nesse
sentido, isto conduz a repensar o fazer pedagógico. O discurso docente, ou melhor, aquilo que
o professor vem fazendo nas salas de aulas de EJA, tem problemas crônicos, um deles é a
formação acadêmica com deficiência teórica e metodológica. O professor deveria levar o
aluno a uma nova perspectiva educacional, visto que o aluno já tem histórico de fracasso
escolar e desistência de estudar por várias razões. A questão metodológica e teórica que se
encaixe no ensino para adultos, deve ser construída a partir das leituras teóricas ou mesmo da
construção das mesmas, por parte da comunidade escolar que vive esta realidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Planejamento e Avaliação Educacional |
pt_BR |
dc.title |
Concepções de professores e alunos da Escola Julieta Lima e Costa do Município de Cuité-PB sobre a educação de jovens e adultos e economia solidária. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-09-26 |
|
dc.description.abstract |
Pedagogical practices inappropriate to the reality of EJA students and methodologies inadequate for this
audience contribute to the increase in dropout and school failure. Thus, the objective of this work is to
analyze the conceptions of teachers and students at the School Municipal Elementary School Julieta Lima e
Costa of the municipality of Cuité-PB about Youth and Adult Education and Solidarity Economy. The
investigation was developed through interviews and questionnaires answered by students and teachers of
Youth Education and Adults from the aforementioned School, which is located in Bairro das Graças, in the
municipality of CuitéPB. There was an absence of pedagogical practices in EJA related to income generation,
in addition to the lack of information from teachers and theoretical reflection on the use of practices that
prepare students to generate income from the perspective of Solidarity Economy. In that meaning, this leads
to rethinking the pedagogical practice. The teaching discourse, or rather, what the teacher has been doing it
in the EJA classrooms, he has chronic problems, one of them is the academic background with theoretical
and methodological deficiencies. The teacher should take the student to a new educational perspective, as the
student already has a history of failure school and giving up studying for various reasons. The
methodological and theoretical issue that fit into adult education, it should be built from theoretical readings
or even from construction of the same, by the school community that lives this reality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20556 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-13T11:41:04Z |
|
dc.date.available |
2021-08-13 |
|
dc.date.available |
2021-08-13T11:41:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Education work |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practices |
pt_BR |
dc.subject |
Trabajo educativo |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SARAIVA, Nikanora Marinho Nascimento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conceptions of teachers and students at Escola Julieta Lima e Costa in the municipality of Cuité-PB on youth and adult education and solidarity economy. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Concepciones de profesores y alumnos de la Escola Julieta Lima e Costa del municipio de Cuité-PB sobre educación de jóvenes y adultos y economía solidaria. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SARAIVA, Nikanora Marinho Nascimento. Concepções de professores e alunos da Escola Julieta Lima e Costa do Município de Cuité-PB sobre a educação de jovens e adultos e economia solidária. 2013. 32 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Prácticas pedagógicas inadecuadas a la realidad de los alumnos y metodologías de EJA
inadecuados para esta audiencia contribuyen al aumento de la deserción y el fracaso escolar.
Así, el objetivo de este trabajo es analizar las concepciones de docentes y alumnos de la Escuela.
Escuela Primaria Municipal Julieta Lima e Costa del municipio de Cuité-PB acerca de
Educación de Jóvenes y Adultos y Economía Solidaria. La investigación se desarrolló a través de
entrevistas y cuestionarios respondidos por estudiantes y profesores de Educación Juvenil y
Adultos de la mencionada Escuela, que se encuentra en Bairro das Graças, en el municipio de Cuité-
PB. Hubo una ausencia de prácticas pedagógicas en EJA relacionadas con la generación de ingresos,
además de la falta de información de los profesores y la reflexión teórica sobre el uso de las prácticas
que preparan a los estudiantes para generar ingresos desde la perspectiva de la Economía Solidaria. En eso
es decir, esto lleva a repensar la práctica pedagógica. El discurso docente, o mejor dicho, lo
el docente lo ha estado haciendo en las aulas de EJA, tiene problemas crónicos, uno de ellos es el
formación académica con deficiencias teóricas y metodológicas. El maestro debe tomar el
estudiante a una nueva perspectiva educativa, ya que el estudiante ya tiene un historial de fracaso
escuela y dejar de estudiar por diversas razones. La cuestión metodológica y teórica que
encajar en la educación de adultos, debe construirse a partir de lecturas teóricas o incluso de
construcción del mismo, por parte de la comunidad escolar que vive esta realidad. |
pt_BR |