DSpace/Manakin Repository

Educação em tempo de pandemia: ensino remoto e os processos de ensino aprendizagem na disciplina de Sociologia ministrada nas escolas estaduais situadas no município de Sertânia - PE.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GONDIM, E. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7176826562664310 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Issac Alexandre da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, I. A. pt_BR
dc.contributor.referee1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2021.dissertacao.gondim
dc.description.resumo A conjuntura brasileira, no período de pandemia da COVID 19, tem apresentado novos desafios para o conjunto da população, acirrando ainda mais as desigualdades sociais, econômicas, culturais, educacionais etc notadamente expressas nos elevados índices aferidos pelos órgãos competentes. No campo da educação, a tendência tem sido o aprofundamento da adequação da educação ao desenvolvimento socioeconômico, no formato enxuto, barato e flexível. Nesse sentido, o ensino remoto emerge como um dos principais elementos utilizados para o enfrentamento dos problemas oriundos desse contexto. Atentos a essa realidade, a presente dissertação buscou analisar os impactos provocados pelo ensino remoto nos processos de ensino e aprendizagem vivenciados na disciplina de Sociologia, ministrada nas escolas estaduais sediadas no município de Sertânia PE. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa por uma perspectiva históricocrítica, tendo por instrumento um roteiro de questões direcionado aos professores da disciplina dessas escolas, sendo possível, portanto apreender as convergências, divergências, contradições, limites e possibilidades, a partir de uma perspectiva de análise que considerou o objeto como parte constitutiva de uma totalidade histórica. Nesse sentido, é importante destacar que o objeto foi situado no contexto da luta de classes, onde projetos diferenciados de educação se conflitam, uma vez que os interesses são antagônicos, sendo, portanto, necessário compreender as mediações que permitisse entender a s questões relacionadas tanto ao campo da particularidade – a exemplo do que acontece na escola, na prática pedagógica cotidiana , quanto ao campo da universalidade – a exemplo do modo de produção capitalista, das reformas educacionais que vão se processa ndo em diversos países. Quanto aos fundamentos teóricometodológicos, recorreuse principalmente às obras de Saviani, Freire. Ficou evidenciado que a pandemia precarizou ainda mais os processos de ensino e aprendizagem nas escolas onde a pesquisa foi realizada, dadas as condições objetivas desfavoráveis, visivelmente expressas no decorrer do ensino remoto que foi empregado para que as escolas continuassem a cumprir com o seu papel social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Educação em tempo de pandemia: ensino remoto e os processos de ensino aprendizagem na disciplina de Sociologia ministrada nas escolas estaduais situadas no município de Sertânia - PE. pt_BR
dc.date.issued 2021-06-26
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20562
dc.date.accessioned 2021-08-13T17:48:47Z
dc.date.available 2021-08-13
dc.date.available 2021-08-13T17:48:47Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia – Ensino Médio pt_BR
dc.subject Ensino remoto - pandemia pt_BR
dc.subject Processos de ensino e aprendizagem - pandemia pt_BR
dc.subject Educação e emancipação pt_BR
dc.subject Teaching of Sociology – High School pt_BR
dc.subject Remote learning - pandemic pt_BR
dc.subject Education in times of pandemic pt_BR
dc.subject Teaching processes and learning - pandemic pt_BR
dc.subject Education and emancipation pt_BR
dc.subject Educação em tempos de pandemia pt_BR
dc.subject Education in times of pandemic eng
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONDIM, Esequias Cardoso.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Education in a time of pandemic: remote teaching and teaching learning processes in the discipline of Sociology taught in state schools located in Sertânia - PE. pt_BR
dc.identifier.citation GONDIM, Esequias Cardoso. Educação em tempo de pandemia: ensino remoto e os processos de ensino aprendizagem na disciplina de Sociologia ministrada nas escolas estaduais situadas no município de Sertânia - PE. 2021. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20562 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta