dc.creator.ID |
GONDIM, E. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7176826562664310 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Issac Alexandre da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, I. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2021.dissertacao.gondim |
|
dc.description.resumo |
A conjuntura brasileira, no período de pandemia da COVID 19, tem
apresentado novos desafios para o conjunto da população, acirrando
ainda mais as desigualdades sociais, econômicas, culturais,
educacionais etc notadamente expressas nos elevados índices aferidos
pelos órgãos competentes. No campo da educação, a tendência tem
sido o aprofundamento da adequação da educação ao desenvolvimento
socioeconômico, no formato enxuto, barato e flexível. Nesse sentido, o
ensino remoto emerge como um dos principais elementos utilizados
para o enfrentamento dos problemas oriundos desse contexto. Atentos
a essa realidade, a presente dissertação buscou analisar os impactos
provocados pelo ensino remoto nos processos de ensino e
aprendizagem vivenciados na disciplina de Sociologia, ministrada nas
escolas estaduais sediadas no município de Sertânia PE.
Para isso, foi
utilizada uma abordagem qualitativa por uma perspectiva históricocrítica,
tendo por instrumento um roteiro de questões direcionado aos
professores da disciplina dessas escolas, sendo possível, portanto
apreender as convergências, divergências, contradições, limites e
possibilidades, a partir de uma perspectiva de análise que considerou o
objeto como parte constitutiva de uma totalidade histórica. Nesse
sentido, é importante destacar que o objeto foi situado no contexto da
luta de classes, onde projetos diferenciados de educação se conflitam,
uma vez que os interesses são antagônicos, sendo, portanto,
necessário compreender as mediações que permitisse entender a s
questões relacionadas tanto ao campo da particularidade – a exemplo
do que acontece na escola, na prática pedagógica cotidiana ,
quanto
ao campo da universalidade – a exemplo do modo de produção
capitalista, das reformas educacionais que vão se processa ndo em
diversos países. Quanto aos fundamentos teóricometodológicos,
recorreuse
principalmente às obras de Saviani, Freire. Ficou
evidenciado que a pandemia precarizou ainda mais os processos de
ensino e aprendizagem nas escolas onde a pesquisa foi realizada,
dadas as condições objetivas desfavoráveis, visivelmente expressas no
decorrer do ensino remoto que foi empregado para que as escolas
continuassem a cumprir com o seu papel social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.program |
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Educação em tempo de pandemia: ensino remoto e os processos de ensino aprendizagem na disciplina de Sociologia ministrada nas escolas estaduais situadas no município de Sertânia - PE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-06-26 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20562 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-13T17:48:47Z |
|
dc.date.available |
2021-08-13 |
|
dc.date.available |
2021-08-13T17:48:47Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia – Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Processos de ensino e aprendizagem - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e emancipação |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching of Sociology – High School |
pt_BR |
dc.subject |
Remote learning - pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Education in times of pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching processes and learning - pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Education and emancipation |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em tempos de pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Education in times of pandemic |
eng |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GONDIM, Esequias Cardoso. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Education in a time of pandemic: remote teaching and teaching learning processes in the discipline of Sociology taught in state schools located in Sertânia - PE. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GONDIM, Esequias Cardoso. Educação em tempo de pandemia: ensino remoto e os processos de ensino aprendizagem na disciplina de Sociologia ministrada nas escolas estaduais situadas no município de Sertânia - PE. 2021. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20562 |
pt_BR |