dc.creator.ID |
ALENCAR, L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FLORENTINO, Hugo da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FLORENTINO, H. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6583258182459011 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
FIGUEIREDO, G. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2438169816514170 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALENCAR, Rosana Ferreira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ABREU, Maria das Dores de Souza. |
|
dc.description.resumo |
Objetivou-se analisar a percepção dos/as alunos/as da E.M.E.I.E.F. Cecília Estolano Meireles sobre a Educação Ambiental Contextualizada e para Convivência com o Semiárido Brasileiro. A pesquisa foi realizada no ano de 2017 com trinta alunos do 9º ano de uma escola pública em Cajazeiras - PB,
Adotando como método de pesquisa a abordagem qualiquantitativa, sendo os dados obtidos por meio da aplicação de questionários e analisados pela técnica de análise de conteúdo. Com os resultados, ficou evidente que a forma como o ensino vem sendo desenvolvido na referida escola não permite um olhar complexo sobre a realidade da região, limitando-se, de maneira superficial, às questões ambientais básicas acerca do clima, vegetação, situação hídrica, bem como distanciando-se da relação de Convivência Sustentável com o ambiente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas. |
|
dc.title |
Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro: um olhar singular de estudantes do Ensino Fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-19 |
|
dc.description.abstract |
The objective was to analyze the perception of E.M.E.I.E.F.
Cecília Estolano Meireles on Contextualized Environmental Education and for
Coexistence with the Brazilian Semiarid Region. The survey was conducted in 2017
with thirty 9th grade students from a public school in CajazeirasPB, adopting
as a research method the qualiquantitative approach, being the data
obtained through the application of questionnaires and analyzed by the technique of
content analysis. With the results, it was evident that the way the
teaching has been developed in that school does not allow a complex look
about the reality of the region, limiting itself, in a superficial way, to the questions
environmental information about climate, vegetation, water situation, as well as
distancing itself from the Sustainable Coexistence relationship with the environment. |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20581 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-16T13:22:57Z |
|
dc.date.available |
2021-09-16 |
|
dc.date.available |
2021-08-16T13:22:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Semiarid |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALENCAR, Larissa Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Education for Living with the Brazilian Semiarid Region: a unique look of elementary school students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALENCAR, Larissa Araújo. Educação para convivência com o semiárido brasileiro: um olhar
singular de estudantes do ensino fundamental. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |