DSpace/Manakin Repository

Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro: um olhar singular de estudantes do Ensino Fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALENCAR, L. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FLORENTINO, Hugo da Silva.
dc.contributor.advisor1ID FLORENTINO, H. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6583258182459011 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
dc.contributor.advisor-co1ID FIGUEIREDO, G. A. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/2438169816514170 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Rosana Ferreira de.
dc.contributor.referee2 ABREU, Maria das Dores de Souza.
dc.description.resumo Objetivou-se analisar a percepção dos/as alunos/as da E.M.E.I.E.F. Cecília Estolano Meireles sobre a Educação Ambiental Contextualizada e para Convivência com o Semiárido Brasileiro. A pesquisa foi realizada no ano de 2017 com trinta alunos do 9º ano de uma escola pública em Cajazeiras - PB, Adotando como método de pesquisa a abordagem qualiquantitativa, sendo os dados obtidos por meio da aplicação de questionários e analisados pela técnica de análise de conteúdo. Com os resultados, ficou evidente que a forma como o ensino vem sendo desenvolvido na referida escola não permite um olhar complexo sobre a realidade da região, limitando-se, de maneira superficial, às questões ambientais básicas acerca do clima, vegetação, situação hídrica, bem como distanciando-se da relação de Convivência Sustentável com o ambiente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas.
dc.title Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro: um olhar singular de estudantes do Ensino Fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-19
dc.description.abstract The objective was to analyze the perception of E.M.E.I.E.F. Cecília Estolano Meireles on Contextualized Environmental Education and for Coexistence with the Brazilian Semiarid Region. The survey was conducted in 2017 with thirty 9th grade students from a public school in CajazeirasPB, adopting as a research method the qualiquantitative approach, being the data obtained through the application of questionnaires and analyzed by the technique of content analysis. With the results, it was evident that the way the teaching has been developed in that school does not allow a complex look about the reality of the region, limiting itself, in a superficial way, to the questions environmental information about climate, vegetation, water situation, as well as distancing itself from the Sustainable Coexistence relationship with the environment.
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20581
dc.date.accessioned 2021-08-16T13:22:57Z
dc.date.available 2021-09-16
dc.date.available 2021-08-16T13:22:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Semiárido pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Semiarid pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALENCAR, Larissa Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Education for Living with the Brazilian Semiarid Region: a unique look of elementary school students. pt_BR
dc.identifier.citation ALENCAR, Larissa Araújo. Educação para convivência com o semiárido brasileiro: um olhar singular de estudantes do ensino fundamental. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta