DSpace/Manakin Repository

A mandalla escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Geração Mandalla nas escolas do município de Nova Floresta-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAUJO, S. V. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Ramilton Marinho.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, R. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3962940713009254 pt_BR
dc.contributor.referee1 JUSTINO FILHO, José.
dc.contributor.referee1ID JUSTINO FILHO, J. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9425252130057715 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, José Carlos Oliveira.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, J. C. O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 pt_BR
dc.description.resumo O projeto "Geração Mandalla" vem sendo implantado em seis escolas do município de Nova Floresta - PB, com os objetivos de criar na escola um sistema de produção mandalla através do qual se busca, por meio de oficinas e práticas, uma metodologia que atrele as atividades educativas com práticas ambientais e de sustentabilidade que vão do plantio ao consumo de frutas e hortaliças na merenda escolar. Com o intuito de investigar as ações do projeto e, principalmente, da mudança na concepção em relação ao meio ambiente e praticas de sustentabilidade realizou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa com todos os atores envolvidos (alunos, professores e diretores). Durante o trabalho foi possível constatar que houve alteração na visão de preservação do meio ambiente e a descoberta de novas praticas sustentáveis, destacando-se as mudanças dos hábitos alimentares dos alunos envolvidos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title A mandalla escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Geração Mandalla nas escolas do município de Nova Floresta-PB. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-30
dc.description.abstract The "Mandalla Generation" project has been implemented in six schools in the city of Nova Floresta - PB, with the objectives of creating a production system in the school mandalla through which one seeks, through workshops and practices, a methodology that links educational activities with environmental and sustainability ranging from planting to the consumption of fruits and vegetables in the lunch school. In order to investigate the actions of the project and, mainly, of the change in conception in relation to the environment and sustainability practices a quantitative and qualitative research was carried out with all the actors involved. (students, teachers and principals). During the work, it was possible to verify that there was a change in the vision of preserving the environment and the discovery of new sustainable practices, highlighting the changes in the eating habits of the students involved. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20587
dc.date.accessioned 2021-08-16T15:13:23Z
dc.date.available 2021-08-16
dc.date.available 2021-08-16T15:13:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Mandalla pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Educação alimentar pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Nutrition education pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Sustentabilidad pt_BR
dc.subject Educación nutricional pt_BR
dc.subject Medio ambiente pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAUJO, Suellen Viviane Silva de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The school mandalla in environmental and food education: experience of the Mandalla Generation Project in schools in Nova Floresta-PB. pt_BR
dc.title.alternative La escuela mandalla en educación ambiental y alimentaria: experiencia del Proyecto Generación Mandalla en escuelas del municipio de Nova Floresta-PB. pt_BR
dc.identifier.citation ARAUJO, Suellen Viviane Silva de. A mandalla escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Geração Mandalla nas escolas do município de Nova Floresta - PB. 2013. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen El proyecto "Generación Mandalla" se ha implementado en seis escuelas de la ciudad. de Nova Floresta - PB, con los objetivos de crear un sistema de producción en la escuela mandalla a través del cual se busca, a través de talleres y prácticas, una metodología que vincula las actividades educativas con las ambientales y sostenibilidad que va desde la siembra hasta el consumo de frutas y verduras en el almuerzo escuela. Con el fin de investigar las acciones del proyecto y, principalmente, del cambio de concepción en relación con el medio ambiente y las prácticas de sostenibilidad Se realizó una investigación cuantitativa y cualitativa con todos los actores involucrados. (estudiantes, profesores y directores). Durante el trabajo se pudo constatar que hubo un cambio en la visión de la preservación del medio ambiente y el descubrimiento de nuevos prácticas sostenibles, destacando los cambios en los hábitos alimentarios de estudiantes involucrados. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta