dc.creator.ID |
LEITE, J. D. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7112569049955328 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.leite |
|
dc.description.resumo |
Essa pesquisa apresenta os resultados de uma ação realizada nas aulas de Geografia, por meio
da qual foram produzidos desenhos como recurso didático potencializador para a construção
de conhecimentos, tornando as aulas lúdicas, prazerosas, contextualizadas e dinâmicas. Sendo
assim, compreende-se
que a utilização de estratégias de mediação como os recursos didáticos
é importante para facilitar a aprendizagem e superar as dificuldades que os alunos apresentam
durante sua trajetória escolar, como também trabalhar de forma contextualizada, associando a
experiência lúdica do fazer artístico com experiências do contexto sociocultural dos
estudantes. Desta forma, a pesquisa teve por objetivo geral produzir e experimentar no
contexto escolar desenhos como recurso didático que facilitem a compreensão do conceito
Lugar no ensino de Geografia contextualizado para os alunos do Ensino Fundamental, através
da mediação. Esta pesquisa se constitui como qualitativa, com enfoque em pesquisa
participante. Portanto, os dados coletados foram analisados de forma descritiva e
interpretativa, uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos,
buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala, pelo
que também se apresentam fotos para ilustrar as etapas da intervenção pedagógica em vários
momentos. Verifica-se
que a intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos
participantes, pois os mesmos confeccionaram desenhos referentes ao conteúdo trabalhado em
sala de aula e, posteriormente, apresentaram para os colegas de turma, apresentando total
domínio referente ao conteúdo trabalhado e compreensão do conceito geográfico de Lugar. A
partir dos resultados desta experiência, conclui-se
que o desenho artístico na mediação foi um
potencializador no processo de ensino-aprendizagem
nas aulas de Geografia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-07-27 |
|
dc.description.abstract |
This research presents the results of an action carried out in Geography classes, through which
drawings were produced as a didactic resource that enhances the construction of knowledge,
making the classes playful, pleasurable, contextualized and dynamic. Therefore, it is
understood that the use of mediation strategies such as teaching resources is important to
facilitate learning and overcome the difficulties that students have during their school career,
as well as working in a contextualized way, associating the playful experience of artistic
making with experiences from the sociocultural context of the students. Thus, the research
aimed to produce and experiment in the school context with drawings as a didactic resource
that facilitate the understanding of the concept of Place in contextualized Geography teaching
for elementary school students, through mediation. This research is qualitative, focusing on
participatory research. Therefore, the collected data were analyzed descriptively and
interpretively, as this is characterized by the observation and correlation of facts, seeking to
describe the characteristics or relationships existing in the actions carried out in the room.
pedagogical intervention at various times. It is verified that the pedagogical intervention was
relevant for the learning of the participants, as they made drawings referring to the content
worked in the classroom and, later, presented it to classmates, showing full mastery of the
content worked on and understanding of the geographical concept of Place. Based on the
results of this experience, it is concluded that artistic drawing in mediation was a potentiator
in the teachinglearning
process in Geography classes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20601 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-16T17:55:50Z |
|
dc.date.available |
2021-08-16 |
|
dc.date.available |
2021-08-16T17:55:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia contextualizado |
pt_BR |
dc.subject |
Escola do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Desenhos e Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching of Contextualized geography |
pt_BR |
dc.subject |
Country school |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic resources |
pt_BR |
dc.subject |
Drawings and Geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
To draw, paint and learn my place in contextualized Geography teaching for schools in the semiarid region. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido. 2021. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20601 |
pt_BR |