DSpace/Manakin Repository

Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LEITE, J. D. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7112569049955328 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.leite
dc.description.resumo Essa pesquisa apresenta os resultados de uma ação realizada nas aulas de Geografia, por meio da qual foram produzidos desenhos como recurso didático potencializador para a construção de conhecimentos, tornando as aulas lúdicas, prazerosas, contextualizadas e dinâmicas. Sendo assim, compreende-se que a utilização de estratégias de mediação como os recursos didáticos é importante para facilitar a aprendizagem e superar as dificuldades que os alunos apresentam durante sua trajetória escolar, como também trabalhar de forma contextualizada, associando a experiência lúdica do fazer artístico com experiências do contexto sociocultural dos estudantes. Desta forma, a pesquisa teve por objetivo geral produzir e experimentar no contexto escolar desenhos como recurso didático que facilitem a compreensão do conceito Lugar no ensino de Geografia contextualizado para os alunos do Ensino Fundamental, através da mediação. Esta pesquisa se constitui como qualitativa, com enfoque em pesquisa participante. Portanto, os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala, pelo que também se apresentam fotos para ilustrar as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos. Verifica-se que a intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos participantes, pois os mesmos confeccionaram desenhos referentes ao conteúdo trabalhado em sala de aula e, posteriormente, apresentaram para os colegas de turma, apresentando total domínio referente ao conteúdo trabalhado e compreensão do conceito geográfico de Lugar. A partir dos resultados desta experiência, conclui-se que o desenho artístico na mediação foi um potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido. pt_BR
dc.date.issued 2021-07-27
dc.description.abstract This research presents the results of an action carried out in Geography classes, through which drawings were produced as a didactic resource that enhances the construction of knowledge, making the classes playful, pleasurable, contextualized and dynamic. Therefore, it is understood that the use of mediation strategies such as teaching resources is important to facilitate learning and overcome the difficulties that students have during their school career, as well as working in a contextualized way, associating the playful experience of artistic making with experiences from the sociocultural context of the students. Thus, the research aimed to produce and experiment in the school context with drawings as a didactic resource that facilitate the understanding of the concept of Place in contextualized Geography teaching for elementary school students, through mediation. This research is qualitative, focusing on participatory research. Therefore, the collected data were analyzed descriptively and interpretively, as this is characterized by the observation and correlation of facts, seeking to describe the characteristics or relationships existing in the actions carried out in the room. pedagogical intervention at various times. It is verified that the pedagogical intervention was relevant for the learning of the participants, as they made drawings referring to the content worked in the classroom and, later, presented it to classmates, showing full mastery of the content worked on and understanding of the geographical concept of Place. Based on the results of this experience, it is concluded that artistic drawing in mediation was a potentiator in the teachinglearning process in Geography classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20601
dc.date.accessioned 2021-08-16T17:55:50Z
dc.date.available 2021-08-16
dc.date.available 2021-08-16T17:55:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia contextualizado pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Desenhos e Geografia pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Teaching of Contextualized geography pt_BR
dc.subject Country school pt_BR
dc.subject Didactic resources pt_BR
dc.subject Drawings and Geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative To draw, paint and learn my place in contextualized Geography teaching for schools in the semiarid region. pt_BR
dc.identifier.citation LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido. 2021. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20601 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta