dc.creator.ID |
TRINDADE, T. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3450656448497913 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Elaine Cristina de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8032715047993974 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MOURA, José Antão Beltrão. |
|
dc.contributor.referee2 |
MASSONI, Tiago Lima. |
|
dc.description.resumo |
O primeiro ano de um estudante na graduação é crucial para definir
se ele continuará ou não no curso. Discentes que se sentem desmotivados
neste período têm mais chances de desistência. Por isso, é
importante que os professores entendam a motivação dos alunos
para que possam adequar seu método de ensino. Neste contexto,
este artigo apresenta um estudo sobre a motivação dos discentes
de Ciência da Computação da UFCG no primeiro ano de graduação
com base em dados coletados a partir de um questionário. É apresentada
uma análise quantitativa que identifica aspectos da atitude
e sentimento dos alunos. Inicialmente, comparamos as categorias
do questionário para verificar quais possuem respostas mais positivas
por parte dos discentes. Após esta comparação, foi feita uma
análise da relação entre o tipo de motivação do aluno e as demais
atitudes dele com relação ao curso. Finalmente, analisamos a atitude
das mulheres, especificamente, buscando identificar diferenças ao
comparar com a atitude dos homens. Foram obtidas evidências de
que o tipo de motivação do aluno é diretamente proporcional ao
quanto ele se sente motivado no curso. Ou seja, um aluno com
maior motivação extrínseca sente-se menos motivado do que um
aluno que é mais motivado intrinsecamente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Análise da motivação dos alunos de Ciência da Computação no primeiro ano de graduação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-11-25 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20602 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-16T18:07:58Z |
|
dc.date.available |
2021-08-16 |
|
dc.date.available |
2021-08-16T18:07:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Motivação de alunos |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Ciência da Computação – motivação de alunos |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de Avaliação de Disciplinas - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Motivation of students. |
pt_BR |
dc.subject |
Science Course of Computing – student motivation |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluation System of Disciplines - UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TRINDADE, Thalyta Fabrine da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the motivation of Computer Science students in the first year of graduation. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TRINDADE, Thalyta Fabrine da. Análise da motivação dos alunos de Ciência da Computação no primeiro ano de graduação. 2019. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20602 |
pt_BR |