DSpace/Manakin Repository

Guia de ensino para análise combinatória a partir dos livros didáticos, ENEM e BNCC.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, J. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9579175491890787 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Romildo Nascimento de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, R. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4685786671603339 pt_BR
dc.contributor.referee1 FRANCO, Célia Maria Rufino.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, André Gustavo.
dc.description.resumo Neste trabalho, apresentamos uma discussão sobre o conteúdo Análise Combinatória, em torno da abordagem de Livros Didáticos e das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Utilizou-se, como referencial teórico, fatos históricos e a Legislação Educacional Brasileira. Foi possível elaborar um Guia para o Ensino de Análise Combinatória, distribuído nas três séries do Ensino Médio, em consonância com as competências e habilidades exigidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para construção do Guia, sugerimos a implementação de atividades pautadas na experimentação e problematização, com a finalidade de complementar o ensino deste conteúdo para, consequentemente, atingir um melhor desempenho na avaliação nacional e também em situações que os alunos possam enfrentar em suas vidas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Guia de ensino para análise combinatória a partir dos livros didáticos, ENEM e BNCC. pt_BR
dc.date.issued 2021-07-09
dc.description.abstract In this paper we present a discussion on the content of Combinatorial Analysis, around the approach of Textbooks and the questions of the National Secondary Education Examination (ENEM). Historical facts and the Brazilian Educational Legislation were used as a theoretical reference. It was possible to prepare a Guide for Teaching Combinatorial Analysis, distributed in the three grades of high school, according to the skills and abilities required in the Common National Curriculum Base (BNCC). For the preparation of the Guide, we suggest the implementation of activities based on Experimentation and Problematization, in order to complement the teaching of this content and consequently achieve better performance in the national assessment and also in situations that students may face in their lives. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20620
dc.date.accessioned 2021-08-17T13:07:51Z
dc.date.available 2021-08-17
dc.date.available 2021-08-17T13:07:51Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Análise combinatória pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.subject Problematização pt_BR
dc.subject Matemática – análise combinatória – estudo e ensino pt_BR
dc.subject Livro didático – ensino médio pt_BR
dc.subject Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pt_BR
dc.subject Combinatorial analysis pt_BR
dc.subject Experimentation pt_BR
dc.subject Problematization pt_BR
dc.subject Mathematics - combinatorics - study and teaching pt_BR
dc.subject Textbook - high school pt_BR
dc.subject National High School Exam (ENEM) pt_BR
dc.subject Common National Curriculum Base (BNCC) pt_BR
dc.subject Análisis combinatorio pt_BR
dc.subject Experimentación pt_BR
dc.subject Problematización pt_BR
dc.subject Matemáticas - combinatoria - estudio y enseñanza pt_BR
dc.subject Libro de texto - escuela secundaria pt_BR
dc.subject Examen Nacional de Secundaria (ENEM) pt_BR
dc.subject Base de Currículo Nacional Común (BNCC) pt_BR
dc.subject Analyse combinatoire pt_BR
dc.subject Expérimentation pt_BR
dc.subject Problématisation pt_BR
dc.subject Mathématiques - combinatoire - étude et enseignement pt_BR
dc.subject Manuel - Lycée pt_BR
dc.subject Examen National du Lycée (ENEM) pt_BR
dc.subject Base Nationale Commune de Programmes d'Études (BNCC) pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Jaldir de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching guide for combinatorial analysis from textbooks, ENEM and BNCC. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, J. de O. Guia de ensino para análise combinatória a partir dos livros didáticos, ENEM e BNCC. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20620 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta