DSpace/Manakin Repository

A percepção dos estudantes do ensino fundamental II de escola do campo sobre Educação Física.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, G. K. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, B. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8199691841936178 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Patricia de Jesus Costa dos.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.silva0
dc.description.resumo Este estudo teve como finalidade analisar e compreender quais as contribuições da história da Educação Física escolar, para a prática educativa deste Componente Curricular, buscando identificar a percepção dos alunos de escola do campo sobre o tema, uma vez que a sua história construída ainda é refletida nos dias atuais. O interesse por estudar a percepção dos estudantes do campo sobre a Educação Física se deu a partir da prática escolar como professora de Cultura Corporal do Ensino Fundamental II numa escola do campo, na qual percebese como cada aluno pensa o Componente Curricular por vários ângulos, ou seja, com ele é visto de diferentes formas e importâncias. Nessa perspectiva, nossa pesquisa adota o estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizada com 8 estudantes do Ensino Fundamental II no Município de SuméPB, por meio de questionários obtivemos respostas de como a Educação Física é vista, e se as diferenças de gêneros influenciam e interferem no trato didáticopedagógico da Educação Física. A pesquisa tornase significativa na medida que vemos os resultados, onde os alunos vêm que a Educação Física é importante enquanto formação social, na medida que eles sabem e aprendem os espaços e os limites dos outros, uma vez que vai além do lazer, mas aprender como os jogos como trabalhar o coletivo, as diferenças de habilidades físicas, não tendo a exclusão social e escolar. Já é sabido que a Educação Física não são somente jogos, mais uns leques de atividades que trabalham a construção social e a formação do corpo e da mente. Assim, os alunos entendem que as práticas educativas escolares relacionadas a este componente são para ajudar na construção de vida saudável e cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A percepção dos estudantes do ensino fundamental II de escola do campo sobre Educação Física. pt_BR
dc.date.issued 2021-07-03
dc.description.abstract The purpose of this study was to analyze and understand the contributions of the history of Physical Education to the educational practice of this curriculum component, seeking to identify the perception of students from rural schools on the subject, since its history is still reflected today. The interest for studying the perception of the countryside students about Physical Education came from the school practice as a teacher of Body Culture of the Elementary School II in a countryside school, in which one can see how each student thinks the Curricular Component by several angles, that is, how it is seen in different ways and importance. In this perspective, our research adopts the case study, with a qualitative approach, carried out with 8 students of Elementary School II in the city of Sumé, Brazil, through questionnaires we obtained answers about how Physical Education is seen, and if the gender differences influence and interfere in the didacticpedagogical treatment of Physical Education. The research becomes significant as we see the results, where the students see that Physical Education is important as a social formation, as they know and learn the spaces and the limits of others, since it goes beyond leisure, but learn how to work the collective, the differences in physical abilities, not having social and school exclusion. It is already known that Physical Education is not only games, but a range of activities that work on social construction and the formation of body and mind. Thus, students understand that the school educational practices related to this component are to help build healthy lives and critical citizens who are aware of their role in society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20639
dc.date.accessioned 2021-08-17T20:19:26Z
dc.date.available 2021-08-17
dc.date.available 2021-08-17T20:19:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Educação Física na escola do campo pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Study of perception pt_BR
dc.subject Physical Education at School from Camp pt_BR
dc.subject Country school pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Grace Kelly de Assis.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The perception of elementary school students from a rural school about Physical Education. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Grace Kelly de Assis. A percepção dos estudantes do ensino fundamental II de escola do campo sobre Educação Física. 2021. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20639 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta