dc.creator.ID |
SILVA, G. K. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, B. M. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8199691841936178 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
TORRES, Denise Xavier. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Patricia de Jesus Costa dos. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.silva0 |
|
dc.description.resumo |
Este estudo teve como finalidade analisar e compreender quais as contribuições da história da
Educação Física escolar, para a prática educativa deste Componente Curricular, buscando
identificar a percepção dos alunos de escola do campo sobre o tema, uma vez que a sua história
construída ainda é refletida nos dias atuais. O interesse por estudar a percepção dos estudantes
do campo sobre a Educação Física se deu a partir da prática escolar como professora de Cultura
Corporal do Ensino Fundamental II numa escola do campo, na qual percebese
como cada aluno
pensa o Componente Curricular por vários ângulos, ou seja, com ele é visto de diferentes formas
e importâncias. Nessa perspectiva, nossa pesquisa adota o estudo de caso, com abordagem
qualitativa, realizada com 8 estudantes do Ensino Fundamental II no Município de SuméPB,
por meio de questionários obtivemos respostas de como a Educação Física é vista, e se as
diferenças de gêneros influenciam e interferem no trato didáticopedagógico
da Educação
Física. A pesquisa tornase
significativa na medida que vemos os resultados, onde os alunos
vêm que a Educação Física é importante enquanto formação social, na medida que eles sabem
e aprendem os espaços e os limites dos outros, uma vez que vai além do lazer, mas aprender
como os jogos como trabalhar o coletivo, as diferenças de habilidades físicas, não tendo a
exclusão social e escolar. Já é sabido que a Educação Física não são somente jogos, mais uns
leques de atividades que trabalham a construção social e a formação do corpo e da mente.
Assim, os alunos entendem que as práticas educativas escolares relacionadas a este componente
são para ajudar na construção de vida saudável e cidadãos críticos e conscientes de seu papel
na sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A percepção dos estudantes do ensino fundamental II de escola do campo sobre Educação Física. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-07-03 |
|
dc.description.abstract |
The purpose of this study was to analyze and understand the contributions of the history of
Physical Education to the educational practice of this curriculum component, seeking to
identify the perception of students from rural schools on the subject, since its history is still
reflected today. The interest for studying the perception of the countryside students about
Physical Education came from the school practice as a teacher of Body Culture of the
Elementary School II in a countryside school, in which one can see how each student thinks
the Curricular Component by several angles, that is, how it is seen in different ways and
importance. In this perspective, our research adopts the case study, with a qualitative
approach, carried out with 8 students of Elementary School II in the city of Sumé, Brazil,
through questionnaires we obtained answers about how Physical Education is seen, and if the
gender differences influence and interfere in the didacticpedagogical
treatment of Physical
Education. The research becomes significant as we see the results, where the students see that
Physical Education is important as a social formation, as they know and learn the spaces and
the limits of others, since it goes beyond leisure, but learn how to work the collective, the
differences in physical abilities, not having social and school exclusion. It is already known
that Physical Education is not only games, but a range of activities that work on social
construction and the formation of body and mind. Thus, students understand that the school
educational practices related to this component are to help build healthy lives and critical
citizens who are aware of their role in society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20639 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-17T20:19:26Z |
|
dc.date.available |
2021-08-17 |
|
dc.date.available |
2021-08-17T20:19:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física na escola do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Escola do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Study of perception |
pt_BR |
dc.subject |
Physical Education at School from Camp |
pt_BR |
dc.subject |
Country school |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Grace Kelly de Assis. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The perception of elementary school students from a rural school about Physical Education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Grace Kelly de Assis. A percepção dos estudantes do ensino fundamental II de escola do campo sobre Educação Física. 2021. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20639 |
pt_BR |