dc.creator.ID |
NASCIMENTO, J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8373771495075963 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BRITO, Márcia Cristina Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BRITO, M. C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
BRITO, MÁRCIA C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
MÁRCIA C. S. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0456019955476186 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
VASCONCELOS, Maria Gisélia. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
VASCONCELOS, M. G |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ID |
VASCONCELOS, M. GISÉLIA |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ID |
M. GISÉLIA V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3809163345976110 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Joseilson Raimundo de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIMA, J. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
de Lima, Joseilson R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
de Lima, J. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2905593074062857 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho é trabalhar alguns conceitos ligados a medidas de área. de figuras
planas. Procuraremos explicitar um breve histórico do conceito de área, uma síntese de área
enquanto conceito (objeto matemático) e alguns estudos sobre o conteúdo área. E apresentar o
material didático manipulável denominado geoplano nos seus diferentes tipos (quadrado, isomérico, circular e oval) como uma possibilidade no ensino-aprendizagem da matemática
do Ensino Básico, sobretudo com atividades geométricas. Dentre as atividades propostas
serão enfatizados o estudo das figuras geométricas planas e área, com isso, procuramos reunir
as diferentes ideias presentes na construção e evolução do conceito de área, apresentando a
dedução das fórmulas usuais para as áreas dos polígonos mais simples, a partir da composição
e decomposição de figuras, a demonstração do cálculo da área de figuras irregulares, através
da Fórmula de Pick que relaciona a área de um polígono simples cujos os vértices têm
coordenadas inteiras com um número de pontos no seu interior e no seu bordo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Área e a Fórmula de Pick. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-04-23 |
|
dc.description.abstract |
The objective of this work is to work on some concepts related to area measurements. of figures
flat. We will try to explain a brief history of the concept of area, a synthesis of area
as a concept (mathematical object) and some studies on the area content. And present the
Handleable teaching material called geoplane in its different types (square, isomeric, circular and oval) as a possibility in teaching-learning mathematics
Basic Education, especially with geometric activities. Among the proposed activities
the study of flat geometric figures and area will be emphasized, with this, we seek to bring together
the different ideas present in the construction and evolution of the area concept, presenting the
deduction of the usual formulas for the areas of the simplest polygons, from the composition
and figure decomposition, the demonstration of the calculation of the area of irregular figures, through
of Pick's Formula that relates the area of a simple polygon whose vertices have
integer coordinates with a number of points inside and on its edge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20647 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-18T11:17:08Z |
|
dc.date.available |
2021-08-18 |
|
dc.date.available |
2021-08-18T11:17:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geoplano |
pt_BR |
dc.subject |
Área |
pt_BR |
dc.subject |
Fórmula de Pink |
pt_BR |
dc.subject |
Poligono - área |
pt_BR |
dc.subject |
Poligono - área - cálculo |
pt_BR |
dc.subject |
Geoplane |
pt_BR |
dc.subject |
Pink formula |
pt_BR |
dc.subject |
Polygon - area |
pt_BR |
dc.subject |
Polygon - area - calculation |
pt_BR |
dc.subject |
Zona |
pt_BR |
dc.subject |
Fórmula rosa |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Jaqueline Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Area and Pick's Formula. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Área y fórmula de Pick. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
Nascimento, Jaqueline Silva. Área e a fórmula de Pick. 2013. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El objetivo de este trabajo es trabajar algunos conceptos relacionados con las medidas de área. de figuras
plano. Intentaremos explicar una breve historia del concepto de área, una síntesis de área
como concepto (objeto matemático) y algunos estudios sobre el contenido del área. Y presentar el
material didáctico manipulable denominado geoplano en sus diferentes tipos (cuadrado, isomérico, circular y ovalado) como posibilidad en la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas
Educación básica, especialmente con actividades geométricas. Entre las actividades propuestas
Se enfatizará el estudio de figuras geométricas planas y área, con esto buscamos acercar
las diferentes ideas presentes en la construcción y evolución del concepto de área, presentando la
deducción de las fórmulas habituales para las áreas de los polígonos más simples, a partir de la composición
y descomposición de figuras, la demostración del cálculo del área de figuras irregulares, a través de
de la fórmula de Pick que relaciona el área de un polígono simple cuyos vértices tienen
coordenadas enteras con varios puntos dentro y en su borde. |
pt_BR |