Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8373771495075963 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BRITO, Márcia Cristina Silva.
dc.contributor.advisor1ID BRITO, M. C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID BRITO, MÁRCIA C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID MÁRCIA C. S. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0456019955476186 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 VASCONCELOS, Maria Gisélia.
dc.contributor.advisor-co1ID VASCONCELOS, M. G pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ID VASCONCELOS, M. GISÉLIA pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ID M. GISÉLIA V. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/3809163345976110 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Joseilson Raimundo de.
dc.contributor.referee1ID LIMA, J. R. pt_BR
dc.contributor.referee1ID de Lima, Joseilson R. pt_BR
dc.contributor.referee1ID de Lima, J. R. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2905593074062857 pt_BR
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho é trabalhar alguns conceitos ligados a medidas de área. de figuras planas. Procuraremos explicitar um breve histórico do conceito de área, uma síntese de área enquanto conceito (objeto matemático) e alguns estudos sobre o conteúdo área. E apresentar o material didático manipulável denominado geoplano nos seus diferentes tipos (quadrado, isomérico, circular e oval) como uma possibilidade no ensino-aprendizagem da matemática do Ensino Básico, sobretudo com atividades geométricas. Dentre as atividades propostas serão enfatizados o estudo das figuras geométricas planas e área, com isso, procuramos reunir as diferentes ideias presentes na construção e evolução do conceito de área, apresentando a dedução das fórmulas usuais para as áreas dos polígonos mais simples, a partir da composição e decomposição de figuras, a demonstração do cálculo da área de figuras irregulares, através da Fórmula de Pick que relaciona a área de um polígono simples cujos os vértices têm coordenadas inteiras com um número de pontos no seu interior e no seu bordo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Área e a Fórmula de Pick. pt_BR
dc.date.issued 2013-04-23
dc.description.abstract The objective of this work is to work on some concepts related to area measurements. of figures flat. We will try to explain a brief history of the concept of area, a synthesis of area as a concept (mathematical object) and some studies on the area content. And present the Handleable teaching material called geoplane in its different types (square, isomeric, circular and oval) as a possibility in teaching-learning mathematics Basic Education, especially with geometric activities. Among the proposed activities the study of flat geometric figures and area will be emphasized, with this, we seek to bring together the different ideas present in the construction and evolution of the area concept, presenting the deduction of the usual formulas for the areas of the simplest polygons, from the composition and figure decomposition, the demonstration of the calculation of the area of ​​irregular figures, through of Pick's Formula that relates the area of ​​a simple polygon whose vertices have integer coordinates with a number of points inside and on its edge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20647
dc.date.accessioned 2021-08-18T11:17:08Z
dc.date.available 2021-08-18
dc.date.available 2021-08-18T11:17:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geoplano pt_BR
dc.subject Área pt_BR
dc.subject Fórmula de Pink pt_BR
dc.subject Poligono - área pt_BR
dc.subject Poligono - área - cálculo pt_BR
dc.subject Geoplane pt_BR
dc.subject Pink formula pt_BR
dc.subject Polygon - area pt_BR
dc.subject Polygon - area - calculation pt_BR
dc.subject Zona pt_BR
dc.subject Fórmula rosa pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Jaqueline Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Area and Pick's Formula. pt_BR
dc.title.alternative Área y fórmula de Pick. pt_BR
dc.identifier.citation Nascimento, Jaqueline Silva. Área e a fórmula de Pick. 2013. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen El objetivo de este trabajo es trabajar algunos conceptos relacionados con las medidas de área. de figuras plano. Intentaremos explicar una breve historia del concepto de área, una síntesis de área como concepto (objeto matemático) y algunos estudios sobre el contenido del área. Y presentar el material didáctico manipulable denominado geoplano en sus diferentes tipos (cuadrado, isomérico, circular y ovalado) como posibilidad en la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas Educación básica, especialmente con actividades geométricas. Entre las actividades propuestas Se enfatizará el estudio de figuras geométricas planas y área, con esto buscamos acercar las diferentes ideas presentes en la construcción y evolución del concepto de área, presentando la deducción de las fórmulas habituales para las áreas de los polígonos más simples, a partir de la composición y descomposición de figuras, la demostración del cálculo del área de figuras irregulares, a través de de la fórmula de Pick que relaciona el área de un polígono simple cuyos vértices tienen coordenadas enteras con varios puntos dentro y en su borde. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta