dc.creator.ID |
PEREIRA, C. A. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, CLÁUDIA P.F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
GIESTA, Letícia Caporlíngua. |
|
dc.contributor.referee2ID |
GIESTA, L. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Preocupar-se com o bem-estar do outro em busca de alternativas que possam contribuir
para o desenvolvimento pessoal, intelectual e moral do cidadão faz-se necessário,
sobretudo em uma sociedade marcada por inúmeras desigualdades. Nesta perspectiva, a
Associação Renascendo a Cada Amanhecer almeja contribuir para que crianças, jovens
e adultos se sintam protagonistas de suas próprias histórias, através de um trabalho
social voltado a prevenção, promovendo o incentivo à valorização da cultura local. A
pesquisa ora desenvolvida, tem por objetivo principal analisar a filosofia da referida
associação, buscando identificar traços que possam ser reconhecidos dentro da
perspectiva de Economia Solidária. O trabalho se deu através de pesquisa exploratória e
descritiva, cuja metodologia foi aplicada em etapas distintas, embora interligadas.
Várias visitas foram realizadas, com o objetivo de colher informações acerca das ações
desenvolvidas na referida associação. Ao promovermos rodas de conversas. nos
preocupamos em fa7er anotações e até mesmo gravações das questões respondidas pelo
grupo. constatando assim que a educação informal ali desenvolvida, entre muitos outros
requisitos, busca desenvolver o exercício da cidadania. através do respeito ã
coletividade. Dessa forma se identifica vários conceitos de Economia Solidária, uma
vez que a associação tem como princípios a autogestão, na qual a Educação de Jovens e
Adultos acontece em um ambiente de cooperação, confiança, solidariedade e
participação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação de Adultos |
pt_BR |
dc.title |
Oportunizando cidadania a crianças, jovens e adultos numa perspectiva de economia solidária. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
Concem for the wcll-bcing of the other in search of altematives that can contribute to
the personal, intellectual and moral development of the citizen is necessary, especially
in a society markcd by innumerable inequalities. In this perspective, the Association
Renascendo a Da Amanhecer aims to help childrcn, young people and adults feel
protagonists of their own stories. through a social work focused on prcvention,
promoting the promotion of local culture. The rescarch developed here has as main
objective to analyze the philosophy of this association. seeking to identify traits that can
be rccognized within thc perspective of Solidary f-conom}. The work was donc through
exploratory and descriptive research. whose methodology was applied in distinct but
intcrlinked stages. Severa! visits were made, with the purpose of gathering infonnation
aboul the actions devcloped in this association. When we promote lhe wheels of
conversation, we are concemec.J with making notes and even recordings o f the qucstions
answcred by the group, thus cstablishing that thc infonnal cducation developed there,
among many other rcquirements seeks to develop the exercise of citizenship, through
rcspect for the community. In this way. severa! concepts of Solidarity Economy are
identified. since the association is based on self-managcment. in which Youth and Adult
Education takcs place in an environment of cooperation. trust, solidarity and
participation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20648 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-18T11:52:39Z |
|
dc.date.available |
2021-08-18 |
|
dc.date.available |
2021-08-18T11:52:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Citizenship |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Ciudadanía |
pt_BR |
dc.subject |
Educación de jóvenes y adultos |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Carlos Alberto Correia. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Providing citizenship opportunities for children, young people and adults in a solidarity economy perspective. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Brindar oportunidades de ciudadanía a niños, jóvenes y adultos en una perspectiva de economía solidaria. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Carlos Alberto Correia. Oportunizando cidadania a crianças, jovens e adultos numa perspectiva de economia solidária. 2017. 35fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Cuidar el bienestar de los demás en busca de alternativas que puedan contribuir
para el desarrollo personal, intelectual y moral del ciudadano, es necesario,
especialmente en una sociedad marcada por innumerables desigualdades. En esta perspectiva, el
Associação Renascendo a Cada Amanhecer tiene como objetivo ayudar a los niños, los jóvenes
y los adultos se sienten protagonistas de sus propias historias, a través de una obra
prevención, promoviendo el fomento de la valoración de la cultura local. LA
Esta investigación tiene como principal objetivo analizar la filosofía de la mencionada
asociación, buscando identificar rasgos que puedan ser reconocidos dentro de la
Perspectiva de la Economía Solidaria. El trabajo se llevó a cabo a través de una investigación exploratoria y
descriptiva, cuya metodología se aplicó en diferentes etapas, aunque interconectadas.
Se realizaron varias visitas con el fin de recabar información sobre las acciones
desarrollado en esa asociación. Promocionando círculos de conversación. nosotros
nos preocupamos por tomar notas e incluso grabaciones de las preguntas respondidas por el
grupo. observando así que allí se desarrolló la educación informal, entre muchas otras
requisitos, busca desarrollar el ejercicio de la ciudadanía. a través del respeto por
colectividad. De esta forma, se identifican varios conceptos de Economía Solidaria, un
ya que los principios de la asociación son la autogestión, en la que la Educación Juvenil y
Adultos se desarrolla en un ambiente de cooperación, confianza, solidaridad y
participación. |
pt_BR |