dc.creator.ID |
SANTOS, C. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2451947820323558 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
JUSTINO FILHO, José. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
JUSTINO FILHO, J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9425252130057715 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, CLÁUDIA P.F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
GIESTA, Letícia Caporlíngua. |
|
dc.contributor.referee2ID |
GIESTA, L. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A partir de uma análise qualitativa e quantitativa, este trabalho buscou através de um
questionário investigar as percepções dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos da
Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos- Cuité/PB sobre princípios
de Economia Solidária, além de trazer informações sobre o perfil socioeconômico dos
participantes da pesquisa. A partir dos dados obtidos observamos que os estudantes desta
modalidade buscam em sua maioria a formação para o trabalho, o que se faz necessário
repensar, sobre o papel da EJA na formação de sujeitos autônomos, solidários e competentes e
de como o processo de ensino e aprendizagem da modalidade EJA poderia contribuir para o
desenvolvimento socioeconômico dos estudantes. Constatamos que apesar de os educandos
não terem conhecimento sobre o tema Economia Solidária, eles têm percepções ou já
praticaram algum princípio do tema. Princípios estes que poderão nortear um novo vínculo
entre a educação e o trabalho numa perspectiva mais conscientizadora e humana. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação de Adultos |
pt_BR |
dc.title |
Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-05-25 |
|
dc.description.abstract |
From a qualitative and quantitative analysis, this work sought through a questionnaire to
investigate the perceptions of the students of the Education of Young and Adults of the
Orlando Venâncio dos Santos State High School - Cuité I PB on principies of Solidary
Economy, in addition to bringing Infonnation about the socioeconomic profile ofthe researcb
participants. Based on the data obtained, we observed that the students o f this modality seek
in the majority training for the work, which it is necessary to rethink, about the role of the
EJA in the fonnation of autonomous, solidary and competent subjects and of how the
teaching and Learning of the EJA modality could contribute to the students' socloeconomic
development. We find that although the students do not know about Solidarity Economy, they
have perceptions or have already practiced some principie o f the theme. These principies can
guide a new link. between education and work in a more conscientious and human perspective. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20655 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-18T13:42:48Z |
|
dc.date.available |
2021-08-18 |
|
dc.date.available |
2021-08-18T13:42:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and adult education |
pt_BR |
dc.subject |
Education and wor |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Educación de jóvenes y adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Educación y trabajo |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Carolina Souto dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Solidarity Economy: Perceptions of Youth and Adult Education Students. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Economía solidaria: percepciones de los estudiantes de educación de jóvenes y adultos. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Carolina Souto dos. Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos. 2017. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
A partir de un análisis cualitativo y cuantitativo, este trabajo buscó a través de una
cuestionario para investigar las percepciones de los estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos en
Escuela secundaria estatal Orlando Venâncio dos Santos - Cuité / PB en principios
de Economía Solidaria, además de brindar información sobre el perfil socioeconómico de la
participantes de la investigación. Con base en los datos obtenidos, observamos que los estudiantes de este
modalidad buscamos mayoritariamente formación para el trabajo, que es necesaria
repensar el papel de EJA en la formación de sujetos autónomos, solidarios y competentes y
de cómo el proceso de enseñanza y aprendizaje de la modalidad EJA podría contribuir a la
desarrollo socioeconómico de los estudiantes. Descubrimos que a pesar de los estudiantes
no tener conocimientos sobre el tema Economía Solidaria, tienen percepciones o ya
practicado algún principio del tema. Principios que pueden guiar un nuevo vínculo
entre la educación y el trabajo en una perspectiva más consciente y humana. |
pt_BR |