DSpace/Manakin Repository

Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2451947820323558 pt_BR
dc.contributor.advisor1 JUSTINO FILHO, José.
dc.contributor.advisor1ID JUSTINO FILHO, J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9425252130057715 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, CLÁUDIA P.F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 pt_BR
dc.contributor.referee2 GIESTA, Letícia Caporlíngua.
dc.contributor.referee2ID GIESTA, L. C. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 pt_BR
dc.description.resumo A partir de uma análise qualitativa e quantitativa, este trabalho buscou através de um questionário investigar as percepções dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos- Cuité/PB sobre princípios de Economia Solidária, além de trazer informações sobre o perfil socioeconômico dos participantes da pesquisa. A partir dos dados obtidos observamos que os estudantes desta modalidade buscam em sua maioria a formação para o trabalho, o que se faz necessário repensar, sobre o papel da EJA na formação de sujeitos autônomos, solidários e competentes e de como o processo de ensino e aprendizagem da modalidade EJA poderia contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos estudantes. Constatamos que apesar de os educandos não terem conhecimento sobre o tema Economia Solidária, eles têm percepções ou já praticaram algum princípio do tema. Princípios estes que poderão nortear um novo vínculo entre a educação e o trabalho numa perspectiva mais conscientizadora e humana. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação de Adultos pt_BR
dc.title Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos. pt_BR
dc.date.issued 2017-05-25
dc.description.abstract From a qualitative and quantitative analysis, this work sought through a questionnaire to investigate the perceptions of the students of the Education of Young and Adults of the Orlando Venâncio dos Santos State High School - Cuité I PB on principies of Solidary Economy, in addition to bringing Infonnation about the socioeconomic profile ofthe researcb participants. Based on the data obtained, we observed that the students o f this modality seek in the majority training for the work, which it is necessary to rethink, about the role of the EJA in the fonnation of autonomous, solidary and competent subjects and of how the teaching and Learning of the EJA modality could contribute to the students' socloeconomic development. We find that although the students do not know about Solidarity Economy, they have perceptions or have already practiced some principie o f the theme. These principies can guide a new link. between education and work in a more conscientious and human perspective. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20655
dc.date.accessioned 2021-08-18T13:42:48Z
dc.date.available 2021-08-18
dc.date.available 2021-08-18T13:42:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Educação e trabalho pt_BR
dc.subject Youth and adult education pt_BR
dc.subject Education and wor pt_BR
dc.subject Solidarity economy pt_BR
dc.subject Educación de jóvenes y adultos pt_BR
dc.subject Educación y trabajo pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Carolina Souto dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Solidarity Economy: Perceptions of Youth and Adult Education Students. pt_BR
dc.title.alternative Economía solidaria: percepciones de los estudiantes de educación de jóvenes y adultos. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Carolina Souto dos. Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos. 2017. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen A partir de un análisis cualitativo y cuantitativo, este trabajo buscó a través de una cuestionario para investigar las percepciones de los estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos en Escuela secundaria estatal Orlando Venâncio dos Santos - Cuité / PB en principios de Economía Solidaria, además de brindar información sobre el perfil socioeconómico de la participantes de la investigación. Con base en los datos obtenidos, observamos que los estudiantes de este modalidad buscamos mayoritariamente formación para el trabajo, que es necesaria repensar el papel de EJA en la formación de sujetos autónomos, solidarios y competentes y de cómo el proceso de enseñanza y aprendizaje de la modalidad EJA podría contribuir a la desarrollo socioeconómico de los estudiantes. Descubrimos que a pesar de los estudiantes no tener conocimientos sobre el tema Economía Solidaria, tienen percepciones o ya practicado algún principio del tema. Principios que pueden guiar un nuevo vínculo entre la educación y el trabajo en una perspectiva más consciente y humana. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta