DSpace/Manakin Repository

Formação tecnológica dos estudantes trabalhadores terceirizados no CEP - UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COELHO, L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2935595749052447 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Edilson Leite da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Edilson Leite da pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
dc.contributor.referee2 FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
dc.description.resumo As novas tecnologias estão cada vez mais sendo utilizadas por todos, facilitando a comunicação, servindo como base para aprimoramento nos estudos, contribuindo para avanços científicos e etc. Tendo em vista as diversas possibilidades que as tecnologias (principalmente os computadores) tem na nossa sociedade, percebe­se os diversos modos no qual a tecnologia pode ser uma aliada na formação e no exercício profissional dos trabalhadores terceirizados do CFP. O presente estudo tem como tema formação tecnológica, e como objetivo geral analisar a experiência de formação em informática básica sob a ótica dos estudantes trabalhadores terceirizados do CFP/UFCG, desmembrando assim nos objetivos específicos, identificar os conhecimentos prévios e as motivações dos trabalhadores para aprender informática, proporcionar uma iniciação digital aos terceirizados, bem como verificar quais as dificuldades existentes no curso, e se estão superando essas dificuldades, por fim, avaliar se houve aprendizagem dos estudantes na formação realizada. Em relação procedimentos metodológicos da classificação da pesquisa, quanto a natureza, é caracterizado como uma pesquisa básica, que tem o propósito de gerar novos conhecimentos sem aplicação prevista. Quanto aos objetivos da pesquisa, pode­se identificá ­ la como exploratória, pois objetiva proporcionar maior engajamento com a situação, estudando um caso específico com base nas experiências das pessoas relacionadas. Portanto, analisar os dados através da pesquisa quali­quantitativa que tanto possibilita o pesquisador vivenciar mais de perto e teruma visão mais ampla do contexto em si, juntamente com as respostas obtidas através dos questionários e observação, permitindo que a análise das respostas seja mais eficaz. A pesquisa torna ­ se assim, significativa para o campo científico como meio de contribuir na alfabetização digital dos trabalhadores terceirizados, dando oportunidade para que eles ao adquirirem novos conhecimentos, utilizem tanto para benefício pessoal como também profissional. A concretização desta pesquisa possibilitou contribuições significativas construtivas tanto no campo educacional como também no profissional, tendo em vista que a formação tecnológica da pesquisa em questão, incluía os trabalhadores terceirizados, ocasionando uma transação entre os dois campos já citados anteriormente, permitindo que os mesmos tivessem oportunidades de aprimoramento e conhecimento das tecnologias que curso poderia oferecê ­ los. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação tecnológica dos estudantes trabalhadores terceirizados no CEP - UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2016-09-27
dc.description.abstract The present study has as theme the technological training as a general objective to analyze the experience of training in basic computer skills from the perspective of outsourced workers students from CFP/UFCG, considering the prior knowledge and workers' motivation to learn computing providing a digital introduction to the outsourced people considering the prior knowledge and workers' motivation to learn computing, providing a digital introduction to the contractors, as well as verify that the difficulties in the course, and if they are overcoming these difficulties, and to evaluate whether there was student learning in the performed training. From the perspective that technologies (especially computers) can be an auxiliary element in your training in the practice of professional / outsourced workers of the CFP. Regarding methodological procedures of the research classification, as to nature, is characterized as a basic research, which aims to generate new knowledge without the intended application. As the research objectives, we can identify it as exploratory; it aims to provide greater engagement with the situation, studying a specific case based in the experiences of the related people. Therefore, to analyze the data through qualitative and quantitative research that both enables the researcher to experience more closely and take a broader view of the context itself, along with the obtained answers from the questionnaires and observation, allowing the analysis of responses is more effective. The implementation of this research has empowered significant and constructive contributions both in the educational field as well as in professional, given that the technological formation of the research in question, including outsourced workers, resulting in a transaction between the two fields mentioned previously, allowing them to have opportunities for technologies improvement and knowledge that the course could offer them. Making it so significant for the scientific field as a means to contribute to the digital literacy of the contracted outsourced workers, giving them the opportunity to acquire new knowledge, using for both personal benefit as well as professional. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20657
dc.date.accessioned 2021-08-18T14:04:24Z
dc.date.available 2021-08-18
dc.date.available 2021-08-18T14:04:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COELHO, Lucas de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Technological training of outsourced student workers at CEP - UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation COELHO, Lucas de Sousa. Formação tecnológica dos estudantes trabalhadores terceirizados no CFP - UFCG. 2016. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta