dc.creator.ID |
OLIVEIRA, E. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7884216037181602 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, F. G. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Isaac Alexandre da. |
|
dc.contributor.referee2 |
SÁ, Carolina Figueiredo de. |
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dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.oliveira |
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dc.description.resumo |
O objetivo desta produção foi o de investigar se o debate sobre a Questão Agrária foi
abordado no curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com
o Semiárido (ECSAB). Foram nossos interesses específicos: analisarmos a Questão Agrária
brasileira, especificamente do Cariri paraibano (Sumé); investigarmos as principais
referências teóricas que fundamentam o curso de EECCS – UFCG/ CDSA e, ao mesmo
tempo, se os mesmos propõem uma contextualização que leve em consideração a principal
questão econômica que afeta o Semiárido brasileiro (o latifúndio e as contradições advindas
dele); e estudarmos se a EECCS propõe, enquanto política educacional efetiva no âmbito da
UFCG, uma contextualização que leve em consideração a principal questão econômica que
afeta o Semiárido brasileiro (o latifúndio e as contradições advindas dele). O aporte teórico de
toda a nossa investigação foi o materialismo históricodialético
que nos permitiu uma mirada
crítica sobre as categorias teóricas de Questão Agrária, a partir de autores como Sodré e
Guimarães, e de Educação Contextualizada, a partir dos autores Silva, Reis e Carvalho. A
coleta de dados se deu através de consulta a uma bibliografia específica e a um conjunto de
fontes diretas, tais como: sesmarias, dados do Sistema Nacional de Cadastro Rural e do
Cadastro Ambiental Rural e Resolução, Projeto Político Curricular, Ementas dos
Componentes Curriculares, Trabalhos de Conclusão de Curso e entrevistas com egressos e
alunos da EECCS – UFCG/ CDSA. Os estudos realizados permitiram compreendermos a
Questão Agrária no município de SuméPB
na atualidade, observando o caso específico da
comunidade Olho D’água Branco na qual foram confrontados os dados oficiais com os dados
reais que revelaram aa divisão extremamente desigual de terras na localidade analisada;
permitiram também identificarmos como os documentos que regem a EECCS – UFCG/
CDSA tratam do tema central de nossa pesquisa (questão agrária); e, por fim, dialogarmos
com os egressos e discentes que formaram as duas turmas EECCS – UFCG/ CDSA no intuído
de identificarmos se o debate da questão agrária atravessou o da Educação Contextualizada
durante os seus processos formativos e se são presentes nas suas atuações profissionais na
área da educação. Os resultados conclusivos evidenciaram tanto a divisão extremamente
desigual de terras no município estudado como o escasso tratamento dado ao tema da Questão
Agrária no interior da EECCS – UFCG/ CDSA. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A questão agrária no Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro - ECSAB - UFCG - CDSA. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-08-02 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20674 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-18T19:53:18Z |
|
dc.date.available |
2021-08-18 |
|
dc.date.available |
2021-08-18T19:53:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Questão agrária |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Olho D’água Branco |
pt_BR |
dc.subject |
Especialização em Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Agrarian question |
pt_BR |
dc.subject |
White Water Eye Community |
pt_BR |
dc.subject |
Specialization in Contextualized Education for living with the Semiarid Region |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Edvirges Batista de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The agrarian issue in the Specialization Course in Contextualized Education for Living with the Brazilian Semiarid Region - ECSAB - UFCG - CDSA. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Edvirges Batista de. A questão agrária no Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro - ECSAB - UFCG - CDSA. 2021. 149f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20674 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El objetivo de esta producción fue investigar si el debate sobre la Cuestión Agraria fue
abordado en el curso de Especialización en Educación Contextualizada para Vivir en la
Región Semiárida (ECSAB). Nuestros intereses específicos fueron: analizar la Cuestión
Agraria Brasileña, específicamente la región Cariri de Paraíba (Sumé); investigamos las
principales referencias teóricas que subyacen al curso EECCS UFCG
/ CDSA y, al mismo
tiempo, si proponen una contextualización que tome en cuenta el principal problema
económico que afecta a la región semiárida brasileña (latifundio y las contradicciones que
surgen). de eso); y estudiar si la EECCS propone, como política educativa efectiva en el
ámbito de la UFCG, una contextualización que tome en cuenta el principal problema
económico que afecta a la Región Semiárida Brasileña (el latifundio y las contradicciones que
de él se derivan). El aporte teórico de toda nuestra investigación fue el materialismo históricodialéctico
que nos permitió dar una mirada crítica a las categorías teóricas de la Cuestión
Agraria, de autores como Sodré y Guimarães, y Educación Contextualizada, de los autores
Silva, Reis y Oak. . La recolección de datos se realizó a través de la consulta de una
bibliografía específica y un conjunto de fuentes directas, tales como: sesmarias, datos del
Sistema Nacional de Registro Rural y del Registro y Resolución Ambiental Rural, Proyecto
Político Curricular, Menús Componentes Curriculares, Trabajos de Conclusión del Curso y
entrevistas con egresados y estudiantes de EECCS UFCG
/ CDSA. Los estudios realizados
permitieron comprender hoy la Cuestión Agraria en el municipio de SuméPB,
observando el
caso específico de la comunidad Olho D'água Branco en el que se compararon datos oficiales
con datos reales que revelaron la división extremadamente desigual de la tierra en la
ubicación analizada; también nos permitieron identificar cómo los documentos que rigen la
EECCS UFCG
/ CDSA abordan el tema central de nuestra investigación (tema agrario); y,
finalmente, dialogar con los egresados y estudiantes que conformaron las dos clases EECCS UFCG
/ CDSA con el fin de identificar si el debate sobre el tema agrario se cruzó con el de la
Educación Contextualizada durante sus procesos de formación y si están presentes en sus
actividades profesionales. en el ámbito de la educación. Los resultados concluyentes
evidenciaron tanto la división extremadamente desigual de la tierra en el municipio estudiado
como el escaso tratamiento que se le dio al tema de la Cuestión Agraria dentro de la EECCS UFCG
/ CDSA. |
pt_BR |