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A questão agrária no Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro - ECSAB - UFCG - CDSA.

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dc.creator.ID OLIVEIRA, E. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7884216037181602 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.referee2 SÁ, Carolina Figueiredo de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.oliveira
dc.description.resumo O objetivo desta produção foi o de investigar se o debate sobre a Questão Agrária foi abordado no curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido (ECSAB). Foram nossos interesses específicos: analisarmos a Questão Agrária brasileira, especificamente do Cariri paraibano (Sumé); investigarmos as principais referências teóricas que fundamentam o curso de EECCS – UFCG/ CDSA e, ao mesmo tempo, se os mesmos propõem uma contextualização que leve em consideração a principal questão econômica que afeta o Semiárido brasileiro (o latifúndio e as contradições advindas dele); e estudarmos se a EECCS propõe, enquanto política educacional efetiva no âmbito da UFCG, uma contextualização que leve em consideração a principal questão econômica que afeta o Semiárido brasileiro (o latifúndio e as contradições advindas dele). O aporte teórico de toda a nossa investigação foi o materialismo históricodialético que nos permitiu uma mirada crítica sobre as categorias teóricas de Questão Agrária, a partir de autores como Sodré e Guimarães, e de Educação Contextualizada, a partir dos autores Silva, Reis e Carvalho. A coleta de dados se deu através de consulta a uma bibliografia específica e a um conjunto de fontes diretas, tais como: sesmarias, dados do Sistema Nacional de Cadastro Rural e do Cadastro Ambiental Rural e Resolução, Projeto Político Curricular, Ementas dos Componentes Curriculares, Trabalhos de Conclusão de Curso e entrevistas com egressos e alunos da EECCS – UFCG/ CDSA. Os estudos realizados permitiram compreendermos a Questão Agrária no município de SuméPB na atualidade, observando o caso específico da comunidade Olho D’água Branco na qual foram confrontados os dados oficiais com os dados reais que revelaram aa divisão extremamente desigual de terras na localidade analisada; permitiram também identificarmos como os documentos que regem a EECCS – UFCG/ CDSA tratam do tema central de nossa pesquisa (questão agrária); e, por fim, dialogarmos com os egressos e discentes que formaram as duas turmas EECCS – UFCG/ CDSA no intuído de identificarmos se o debate da questão agrária atravessou o da Educação Contextualizada durante os seus processos formativos e se são presentes nas suas atuações profissionais na área da educação. Os resultados conclusivos evidenciaram tanto a divisão extremamente desigual de terras no município estudado como o escasso tratamento dado ao tema da Questão Agrária no interior da EECCS – UFCG/ CDSA. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A questão agrária no Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro - ECSAB - UFCG - CDSA. pt_BR
dc.date.issued 2021-08-02
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20674
dc.date.accessioned 2021-08-18T19:53:18Z
dc.date.available 2021-08-18
dc.date.available 2021-08-18T19:53:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Questão agrária pt_BR
dc.subject Comunidade Olho D’água Branco pt_BR
dc.subject Especialização em Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Agrarian question pt_BR
dc.subject White Water Eye Community pt_BR
dc.subject Specialization in Contextualized Education for living with the Semiarid Region pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Edvirges Batista de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The agrarian issue in the Specialization Course in Contextualized Education for Living with the Brazilian Semiarid Region - ECSAB - UFCG - CDSA. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Edvirges Batista de. A questão agrária no Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro - ECSAB - UFCG - CDSA. 2021. 149f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20674 pt_BR
dc.description.resumen El objetivo de esta producción fue investigar si el debate sobre la Cuestión Agraria fue abordado en el curso de Especialización en Educación Contextualizada para Vivir en la Región Semiárida (ECSAB). Nuestros intereses específicos fueron: analizar la Cuestión Agraria Brasileña, específicamente la región Cariri de Paraíba (Sumé); investigamos las principales referencias teóricas que subyacen al curso EECCS UFCG / CDSA y, al mismo tiempo, si proponen una contextualización que tome en cuenta el principal problema económico que afecta a la región semiárida brasileña (latifundio y las contradicciones que surgen). de eso); y estudiar si la EECCS propone, como política educativa efectiva en el ámbito de la UFCG, una contextualización que tome en cuenta el principal problema económico que afecta a la Región Semiárida Brasileña (el latifundio y las contradicciones que de él se derivan). El aporte teórico de toda nuestra investigación fue el materialismo históricodialéctico que nos permitió dar una mirada crítica a las categorías teóricas de la Cuestión Agraria, de autores como Sodré y Guimarães, y Educación Contextualizada, de los autores Silva, Reis y Oak. . La recolección de datos se realizó a través de la consulta de una bibliografía específica y un conjunto de fuentes directas, tales como: sesmarias, datos del Sistema Nacional de Registro Rural y del Registro y Resolución Ambiental Rural, Proyecto Político Curricular, Menús Componentes Curriculares, Trabajos de Conclusión del Curso y entrevistas con egresados y estudiantes de EECCS UFCG / CDSA. Los estudios realizados permitieron comprender hoy la Cuestión Agraria en el municipio de SuméPB, observando el caso específico de la comunidad Olho D'água Branco en el que se compararon datos oficiales con datos reales que revelaron la división extremadamente desigual de la tierra en la ubicación analizada; también nos permitieron identificar cómo los documentos que rigen la EECCS UFCG / CDSA abordan el tema central de nuestra investigación (tema agrario); y, finalmente, dialogar con los egresados y estudiantes que conformaron las dos clases EECCS UFCG / CDSA con el fin de identificar si el debate sobre el tema agrario se cruzó con el de la Educación Contextualizada durante sus procesos de formación y si están presentes en sus actividades profesionales. en el ámbito de la educación. Los resultados concluyentes evidenciaron tanto la división extremadamente desigual de la tierra en el municipio estudiado como el escaso tratamiento que se le dio al tema de la Cuestión Agraria dentro de la EECCS UFCG / CDSA. pt_BR


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