DSpace/Manakin Repository

Educação de jovens e adultos: expectativas e realidade em uma escola pública estadual do município de Cuité.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, E. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0104413465656470 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GIESTA, Letícia Caporlíngua.
dc.contributor.advisor1ID GIESTA, L. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Claudia Patrícia Fernandes dos.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, CLÁUDIA P.F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.description.resumo Baseado nos pnnc1p1os para a educação, postos pela legislação nacional, primariamente pela Constituição Federal de 1988 e reforçado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, aos quais se referem a qualificação para o trabalho, preparo para o exercício da cidadania, bem como o desenvolvimento pleno do educando, a presente pesquisa objetivou analisar a distância que se põe entre as finalidades esperadas para a educação básica nacional e a realidade no ensino da EJA na Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, no município de Cuité-PB. Para tanto, esta investigação se apoiou em um estudo qualitativo de caráter descritivo, baseada no método de análise de conteúdo. Para o levantamento de dados, foram elaboradas, além de um questionário destinado aos professores da EJA da área de estudo desta pesquisa, quatro temas a serem analisados, sendo eles: 1- Exercício da cidadania, 2- Identidade pessoal do aluno, 3- Qualificação para o trabalho e 4- Formação plena do aluno, as quais serviram de base para o exame do referido questionário. Ao final da investigação, revelou-se que, embora os princípios da educação, anteriormente mencionados, sejam levados em consideração pelos professores no desenvolvimento de suas ações de ensino, existem vários entraves que dificultam o êxito desta tarefa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Fundamentos da Educação pt_BR
dc.title Educação de jovens e adultos: expectativas e realidade em uma escola pública estadual do município de Cuité. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Based on the principies for education, set by national legislation, primarily by the Federal Constitution of 1988 and reinforced by the Law of Guidelines and Bases of National Education of 1996, which reter to the qualification for work, preparation for the exercise of citizenship, and Such as the full development of the learner, the present research aimed to analyze the distance that is put between the expected purposes for the national basic education and the reality in the teaching of the EJA at the Orlando Venâncio dos Santos State High School in the municipality of Cuité-PB . To do so, this research was based on a qualitativa study of descriptive character, based on the method of content analysis. In order to collect data, a questionnaire for EJA teachers in the area of study of this research was elaborated, four subjects to be analyzed, being: 1- Exercise of citizenship, 2- Personal identity of the student, 3- Qualification For the work and 4 - Full training of the student, which served as basis for the examination of said questionnaire. At the end of the research, it turned out that although the above-mentioned principies of education are taken into account by teachers in the development of their teaching actions, there are severa! obstacles that hamper the success of this task. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20692
dc.date.accessioned 2021-08-19T15:14:38Z
dc.date.available 2021-08-19
dc.date.available 2021-08-19T15:14:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Princípios da educação nacional pt_BR
dc.subject Ações de ensino pt_BR
dc.subject Youth and adult education pt_BR
dc.subject Teaching actions pt_BR
dc.subject Principles of national education pt_BR
dc.subject Educación de jóvenes y adultos pt_BR
dc.subject Acciones de enseñanza pt_BR
dc.subject Principios de la educación nacional pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Elizangela Sousa Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Youth and adult education: expectations and reality in a state public school in the municipality of Cuité. pt_BR
dc.title.alternative Educación de jóvenes y adultos: expectativas y realidad en una escuela pública estatal del municipio de Cuité. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Elizangela Sousa Silva. Educação de jovens e adultos: expectativas e realidade em uma escola pública estadual do município de Cuité. 2017. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen Sobre la base de las directrices para la educación establecidas por la legislación nacional, principalmente por la Constitución Federal de 1988 y reforzada por la Ley de Lineamientos y Bases de la Educación Nacional de 1996, a los que se refieren calificación para el trabajo, preparación para el ejercicio de la ciudadanía, así como el pleno desarrollo del alumno, esta investigación tuvo como objetivo analizar la distancia entre los propósitos esperados para la educación básica Nacionalidad y realidad en la enseñanza de EJA en la Escuela Secundaria Estatal. Orlando Venâncio dos Santos, en el municipio de Cuité-PB. Por eso, este La investigación se basó en un estudio descriptivo cualitativo, basado en en el método de análisis de contenido. Para la recopilación de datos, fueron elaborado, además de un cuestionario para profesores de EJA en área de estudio de esta investigación, cuatro temas a analizar, a saber: 1- Ejercicio de la ciudadanía, 2- Identidad personal del estudiante, 3- Calificación para el trabajo y 4- Formación integral del alumno, que sirvió de base para la examen de ese cuestionario. Al final de la investigación, se reveló que, aunque los principios de educación antes mencionados se toman en la consideración de los docentes en el desarrollo de sus acciones de docente, existen varios obstáculos que dificultan el éxito de esta tarea. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta