dc.creator.ID |
SILVA, E. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0104413465656470 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GIESTA, Letícia Caporlíngua. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GIESTA, L. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Claudia Patrícia Fernandes dos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, CLÁUDIA P.F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Baseado nos pnnc1p1os para a educação, postos pela legislação nacional,
primariamente pela Constituição Federal de 1988 e reforçado pela Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, aos quais se referem a
qualificação para o trabalho, preparo para o exercício da cidadania, bem como
o desenvolvimento pleno do educando, a presente pesquisa objetivou analisar
a distância que se põe entre as finalidades esperadas para a educação básica
nacional e a realidade no ensino da EJA na Escola Estadual de Ensino Médio
Orlando Venâncio dos Santos, no município de Cuité-PB. Para tanto, esta
investigação se apoiou em um estudo qualitativo de caráter descritivo, baseada
no método de análise de conteúdo. Para o levantamento de dados, foram
elaboradas, além de um questionário destinado aos professores da EJA da
área de estudo desta pesquisa, quatro temas a serem analisados, sendo eles:
1- Exercício da cidadania, 2- Identidade pessoal do aluno, 3- Qualificação para
o trabalho e 4- Formação plena do aluno, as quais serviram de base para o
exame do referido questionário. Ao final da investigação, revelou-se que,
embora os princípios da educação, anteriormente mencionados, sejam levados
em consideração pelos professores no desenvolvimento de suas ações de
ensino, existem vários entraves que dificultam o êxito desta tarefa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Fundamentos da Educação |
pt_BR |
dc.title |
Educação de jovens e adultos: expectativas e realidade em uma escola pública estadual do município de Cuité. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
Based on the principies for education, set by national legislation, primarily by
the Federal Constitution of 1988 and reinforced by the Law of Guidelines and
Bases of National Education of 1996, which reter to the qualification for work,
preparation for the exercise of citizenship, and Such as the full development of
the learner, the present research aimed to analyze the distance that is put
between the expected purposes for the national basic education and the reality
in the teaching of the EJA at the Orlando Venâncio dos Santos State High
School in the municipality of Cuité-PB . To do so, this research was based on a
qualitativa study of descriptive character, based on the method of content
analysis. In order to collect data, a questionnaire for EJA teachers in the area of
study of this research was elaborated, four subjects to be analyzed, being: 1-
Exercise of citizenship, 2- Personal identity of the student, 3- Qualification For
the work and 4 - Full training of the student, which served as basis for the
examination of said questionnaire. At the end of the research, it turned out that
although the above-mentioned principies of education are taken into account by
teachers in the development of their teaching actions, there are severa!
obstacles that hamper the success of this task. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20692 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-19T15:14:38Z |
|
dc.date.available |
2021-08-19 |
|
dc.date.available |
2021-08-19T15:14:38Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Princípios da educação nacional |
pt_BR |
dc.subject |
Ações de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and adult education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching actions |
pt_BR |
dc.subject |
Principles of national education |
pt_BR |
dc.subject |
Educación de jóvenes y adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Acciones de enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Principios de la educación nacional |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Elizangela Sousa Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Youth and adult education: expectations and reality in a state public school in the municipality of Cuité. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación de jóvenes y adultos: expectativas y realidad en una escuela pública estatal del municipio de Cuité. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Elizangela Sousa Silva. Educação de jovens e adultos: expectativas e realidade em uma escola pública estadual do município de Cuité. 2017. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Sobre la base de las directrices para la educación establecidas por la legislación nacional,
principalmente por la Constitución Federal de 1988 y reforzada por la Ley de
Lineamientos y Bases de la Educación Nacional de 1996, a los que se refieren
calificación para el trabajo, preparación para el ejercicio de la ciudadanía, así como
el pleno desarrollo del alumno, esta investigación tuvo como objetivo analizar
la distancia entre los propósitos esperados para la educación básica
Nacionalidad y realidad en la enseñanza de EJA en la Escuela Secundaria Estatal.
Orlando Venâncio dos Santos, en el municipio de Cuité-PB. Por eso, este
La investigación se basó en un estudio descriptivo cualitativo, basado en
en el método de análisis de contenido. Para la recopilación de datos, fueron
elaborado, además de un cuestionario para profesores de EJA en
área de estudio de esta investigación, cuatro temas a analizar, a saber:
1- Ejercicio de la ciudadanía, 2- Identidad personal del estudiante, 3- Calificación para
el trabajo y 4- Formación integral del alumno, que sirvió de base para la
examen de ese cuestionario. Al final de la investigación, se reveló que,
aunque los principios de educación antes mencionados se toman
en la consideración de los docentes en el desarrollo de sus acciones de
docente, existen varios obstáculos que dificultan el éxito de esta tarea. |
pt_BR |