dc.creator.ID |
SANTOS, E. R. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9426186477183402 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GIESTA, Letícia Caporlíngua. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GIESTA, L. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, CLÁUDIA P.F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
JUSTINO FILHO, José. |
|
dc.contributor.referee2ID |
JUSTINO FILHO, J. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9425252130057715 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho traz um estudo sobre o perfil de uma ex-aluna de EJA, da
cidade de Cuité-PB. Foi realizada uma entrevista, na qual a entrevistada narra suas
experiências vividas, apontando os motivos que a levaram a abandonar os estudos e
quais as causas que a fizeram retornar os estudos, as dificuldades enfrentadas no
decorrer da formação escolar e profissional e quais razões que a incentivaram voltar
a estudar. A partir desses fatores, o estudo objetiva analisar conceitos de educação
de jovens e adultos e Economia Solidária a partir da história de vida narrada por uma
ex-aluna de EJA da cidade de Cuité-PB. O estudo permite também avaliar se o
trabalho desenvolvido tem potencial para o desenvolvimento de uma Economia
Solidária. Assim, aborda-se, com base na história narrada, que a entrevistada possui
características diversificadas, porém marcantes, como o desejo de continuar os
estudos, mesmo diante dos problemas enfrentados, como de poucos recursos
financeiros, gestação e outros. Com relação ao trabalho que exerce, percebemos
que não atende a alguns princípios da Economia Solidária, como da autogestão e
democracia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
História de vida de uma ex-aluna de EJA: experiências vividas educação e trabalho. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
The present work presents a study about the profile of a former student of EJA, from
the city of Cuité-PB. An interview was conducted, in which the interviewee narrates
her experiences, pointing out the reasons that led her to drop out of school and what
causes her to return to school, the difficulties faced during her school and
professional training, and what reasons Encouraged to re-study. Based on these
factors, the study aims to analyze concepts of youth and adult education and
Solidary Economy based on the life story narrated by a formar EJA student from the
city of Cuité-PB. The study also allows to evaluate if the work developed has the
potential for the development of a Solidary Economy. Thus, it is approached, based
on the narrated history, that the interviewee has diverse but striking characteristics,
such as the desire to continue studies, even in the face of the problems faced, such
as low financiai resources, gestation and others. With regard to the work it carries
out, we realize that it does not meet some principies of Solidarity Economy, such as
self-management and democracy. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20715 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-20T12:25:40Z |
|
dc.date.available |
2021-08-20 |
|
dc.date.available |
2021-08-20T12:25:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
EJA |
pt_BR |
dc.subject |
História de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Job |
pt_BR |
dc.subject |
Life's history |
pt_BR |
dc.subject |
Trabajo |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Erleysy Rianny Azevedo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Life story of an EJA former student: experiences lived education and work. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Historia de vida de un ex alumno de EJA: vivencias educativas y laborales. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Erleysy Rianny Azevedo. História de vida de uma ex-aluna de EJA: experiências vividas educação e trabalho. 2017. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El presente trabajo trae un estudio sobre el perfil de un exalumno de EJA, de
ciudad de Cuité-PB. Se realizó una entrevista, en la que la entrevistada narra su
experiencias, señalando las razones que la llevaron a abandonar sus estudios y
¿Cuáles fueron las causas que la hicieron regresar a la escuela, las dificultades que enfrentó en
curso de formación escolar y profesional y qué razones la animaron a regresar
a estudiar. A partir de estos factores, el estudio tiene como objetivo analizar conceptos educativos
de jóvenes y adultos y Economía Solidaria a partir de la historia de vida narrada por un
ex alumno de EJA de la ciudad de Cuité-PB. El estudio también permite evaluar si el
El trabajo desarrollado tiene el potencial para el desarrollo de una economía.
Solidaridad. Así, se aborda, a partir del relato narrado, que el entrevistado ha
características diversificadas pero llamativas, como el deseo de continuar la
estudios, incluso ante los problemas enfrentados, con pocos recursos
financiero, embarazo y otros. En cuanto al trabajo que haces, nos damos cuenta
que no cumple con algunos principios de la Economía Solidaria, como la autogestión y
democracia. |
pt_BR |