dc.creator.ID |
BRASIL, M. C. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2152374745014865 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SILVA, Henrique Miguel de Lima. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
SILVA, H. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6926543520029799 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLEGÁRIO, Maria da Luz. |
|
dc.contributor.referee2 |
BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo. |
|
dc.description.resumo |
São frequentes os debates sobre a leitura na educação básica, centrando - se na concepção desse evento como interação entre leitor-texto-autor. Ao lado disso, o processo de avaliação da leitura também é discutido como forma de atender aos propósitos da proficiência leitora dos alunos. Nessa direção, com fulcro na Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica Saeb,
esta pesquisa objetiva investigar como o processo de avaliação, por meio de instrumentos orientadores e reguladores da aprendizagem, pode contribuir para promover a competência leitora de alunos do 9º ano de uma Escola Municipal de Umari – Ceará, com o intuito de elaborar um material técnico em leitura de apoio ao professor. Para tanto, discutimos sobre a leitura e o processo de avaliação da competência leitora; averiguamos se as oficinas de leitura melhoram a competência leitora dos alunos; e apresentamos um Manual de apoio sobre avaliação de habilidades para aquisição de competências leitoras em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa-ação quanti-qualitativa
fundamentada nas concepções de leitura para Koch e Elias (2010), Kleiman (2012), Solé (1998); nas teorias sobre avaliação da aprendizagem nas abordagens de Perrenoud (1999), Luckesi (2005) e Hoffman (2003); bem como nas orientações sobre leitura contidas na BNCC (2018). Os resultados dessa investigação revelaram que oficinas de leitura, com base nos descritores da Matriz do Saeb, elevaram o nível de proficiência leitora dos alunos. Mediante a análise e reflexão desses resultados, elaboramos um Manual de Apoio, com oito oficinas envolvendo todas as habilidades da escala Saeb. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-04-23 |
|
dc.description.abstract |
Are frequent the debates about the reading in the basic education, concentrating on the
conception of that event how interaction between readertextauthor.
Alongside this, the
reading the evaluation process is also discussed as a way to meet the purposes of students'
reading proficiency. In this direction, based on the Reference Matrix of Portuguese Language
of the Basic Education Evaluation SystemSaeb,
this research aims to investigate how the
evaluation process, by means instruments guiding and regulators of the learning, can
contribute to promote the reader competence of students the ninth grade of a Municipal
School of Umari Ceará,
with the objective of elaborating a technical material support to the
teacher about reading. To this end, we discussed about reading and the evaluation process of
the in reading competence; we verified if the reading workshops extends the reader
competence of the students; and we present a Manual of instructions about evaluation of the
skills and competences in the reading in the classroom. Refers to a quantitative and qualitative
participant action research based on the concepts of reading for Koch and Elias (2010),
Kleiman (2012), Solé (1998); and in the theories about learning evaluation in the approaches
of Perrenoud (1999), Luckesi (2005) and Hoffman (2003); as well as in the guidelines about
reading in the PCN and in the BNCC (2018). The results of this research revealed that reading
workshops based on the descriptors of the Saeb Matrix raised the level of reading proficiency
reader of the students. Based on the analysis and reflection of these results, we developed a
Support Manual, with eight workshops involving all the skills of the Saeb scale. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20718 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-20T14:18:03Z |
|
dc.date.available |
2021-08-20 |
|
dc.date.available |
2021-08-20T14:18:03Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de avaliação de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de Avaliação de Educação Básica - SAEB |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura no ensino fundamental - 9º |
pt_BR |
dc.subject |
Descritores do SAEB |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reading assessment process |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Basic Education Assessment System - SAEB |
pt_BR |
dc.subject |
Reading in elementary school - 9th |
pt_BR |
dc.subject |
SAEB descriptors |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRASIL, Maria Carmelita Miguel. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Assessment of reading competence in teaching grounds: a didactic-pedagogical support manual for reading work in the 9th grade. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRASIL, Maria Carmelita Miguel. Avaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano. 2021. 324f.
Dissertação(Mestrado Profissional e Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. |
pt_BR |