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Normas jurídico-institucionais e as práticas socioambientais da Universidade Federal de Campina Grande-PB no âmbito da Mesorregião do Sertão Paraibano.

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dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0626044113472639 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, M. F. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
dc.contributor.referee2 DANTAS NETO, José.
dc.contributor.referee3 FARIAS, Soahd Arruda Rached.
dc.contributor.referee4 MEDEIROS, Robson Antão de.
dc.contributor.referee5 MEDEIROS, Orine Dantas de.
dc.description.resumo A crise ambiental é resultado das atitudes inconscientes do ser humano inserido em um espaço extremamente consumista, onde o processo de mudança de valores inicia-se por meio da sensibilização e conscientização para o desenvolvimento sustentável o que é objetivo da Política Nacional de Educação Ambiental- PNEA, por meio da Lei nº 9.795/99. No ensino superior, a Educação Ambiental ganhou espaço na grade curricular e extracurricular de muitas universidades em busca da consciência ambiental dos atores sociais envolvidos. O objetivo geral foi analisar as normas jurídico-institucionais e as práticas socioambientais da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG no âmbito da Mesorregião do Sertão Paraibano. Metodologicamente a pesquisa é um estudo de caso com a utilização do método hermenêutico-sistêmico. A PNEA regulamenta princípios e objetivos para a Educação Ambiental no ensino formal e informal. O Estatuto e o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFCG mencionam superficialmente a preocupação com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Avaliando as dimensões ensino, pesquisa e extensão, os Campus de Cajazeiras, Sousa, Pombal e Patos não integram nessas dimensões as questões ambientais de forma articulada e interdisciplinar, isso porque a abordagem da temática ambiental ocorre por iniciativas isoladas e fragmentadas. A adoção de práticas socioambientais esbarra na tradicionalidade do ensino, na visão verticalizada do conhecimento, na falta de sensibilização dos sujeitos e na ausência de capacitação ou formação complementar sobre a temática. O que tem minimizado essa realidade é a iniciativa de alguns professores em buscar por cursos de pós-graduação na área do meio ambiente. A relação entre as regras da PNEA e as práticas socioambientais da UFCG, na percepção dos seus diretores, coordenadores, professores, alunos e servidores, não alcançou ainda efetivação ou aplicabilidade de maneira a atingir os fundamentos da EA. Conclui-se que mesmo sendo a PNEA incisiva quanto as suas diretrizes e o seu campo de atuação, as atividades geradas pela instituição de ensino não serão capazes de inserir no homem o sentido do desenvolvimento sustentável e a conscientização na mudança de valores socioambientais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Legislação Ambiental pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Normas jurídico-institucionais e as práticas socioambientais da Universidade Federal de Campina Grande-PB no âmbito da Mesorregião do Sertão Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-27
dc.description.abstract The environmental crisis is the result of unconscious attitudes of the human being inserted into an extremely consumerist space where the process of sensitization and awareness for sustainable development is the National Environmental Education Policy - PNEA by means of Law. 9,795 / 99. In higher education, Environmental Education created a curricular and extracurricular graduation course of several universities. The general objective was to analyze the juridical-institutional norms and social-environmental practices of the Federal University of Campina Grande - UFCG within the scope of the Meso-region of the Sertão Paraibano. Methodologically the research is a case study with the use of the hermeneutic-systemic method. The PNEA regulates principles and objectives for Environmental Education in formal and informal education. The Statute and the Institutional Development Plan of the UFCG mention superficially the concern with environmental preservation and sustainable development. Assessing the dimensions of teaching, research and extension, the Campuses of Cajazeiras, Sousa, Pombal and Patos do not integrate environmental issues in an articulated and interdisciplinary way in these dimensions, because the approach to the environmental theme is based on isolated and fragmented initiatives. The adoption of socio-environmental practices stop on the traditionality of teaching, on the vertical view of knowledge, on the lack of sensitization of the subjects and on the lack of training or complementary training on the subject. What has minimize this reality is the initiative of some teachers in searching for postgraduate courses in the area of the environment. The relationship between the rules of the PNEA and the socio-environmental practices of the UFCG, in the perception of its directors, coordinators, teachers, students and employees, has not yet achieved effectiveness or applicability in order to reach EA fundamentals. It is concluded that even though the PNEA is incisive regarding its guidelines and its field of activity, the activities generated by the educational institution will not be able to insert in the man the sense of sustainable development and the awareness in the change of socio-environmental values. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2071
dc.date.accessioned 2018-10-26T19:13:48Z
dc.date.available 2018-10-26
dc.date.available 2018-10-26T19:13:48Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Normas Jurídico-Institucionais pt_BR
dc.subject Práticas Socioambientais pt_BR
dc.subject Universidade Federal de Campina Grande-PB pt_BR
dc.subject Sertão Paraibano pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Legal and Institutional Standards pt_BR
dc.subject Social and Environmental Practices pt_BR
dc.subject Higher Education pt_BR
dc.subject Administração educacional
dc.subject Direito ambiental
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALENCAR, Layana Dantas de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation ALENCAR, L. D. Normas jurídico-institucionais e as práticas socioambientais da Universidade Federal de Campina Grande-PB no âmbito da mesorregião do sertão paraibano. 2018. 193f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2071 pt_BR


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