DSpace/Manakin Repository

Autoavaliação na Disciplina de Programação Orientada a Objeto.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PINHEIRO, I. M. C. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7024751892852909 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RÊGO, Matheus Gaudencio do.
dc.contributor.advisor1ID RÊGO, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7689109069639555 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Eliane Cristina de.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, E. C. pt_BR
dc.contributor.referee2 MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.referee2ID MASSONI, T. L. pt_BR
dc.description.resumo O feedback é importante para a construção e fixação do conhecimento, mas nem sempre os professores conseguem fornecer rapidamente informação útil sobre um artefato produzido pelo aluno. Dessa forma o presente estudo analisa a eficiência da autoavaliação como possível instrumento de feedback. O experimento contou com 48 alunos do curso de Ciência da Computação que sujeitaram-se a autoavaliação em um dos exercícios propostos de programação orientada a objetos, da disciplina de Laboratório de Programação 2 (LP2), no período letivo 2019.1 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Descobrimos que, com a ajuda de um guia de correção, 32 alunos (cerca de 66,67% da amostra) realizaram uma avaliação bem próxima ao do professor, o que quer dizer que as notas das avaliações diferem em até no máximo 1 ponto, além disso foi possível constatar uma correlação de 0,817 entre a média ponderada das notas atribuída pelos alunos e a média final atribuída pelos professores, indicando uma relação positiva forte. Nos casos de divergência acima de um ponto, os alunos avaliaram-se de forma mais rigorosa que o professor da disciplina. Evidenciando-se a positividade e facilitação desse método na disciplina de LP2 no auxílio a redução do tempo de feedback para os alunos, sendo necessário realização de maiores avaliações, para posterior implantação dentro das metodologias das disciplinas de programação da UFCG. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação. pt_BR
dc.title Autoavaliação na Disciplina de Programação Orientada a Objeto. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-02
dc.description.abstract Feedback is very important for the accretion and fixation of knowledge, but teachers are not always able to provide a timely response to students. Thus, the present work analyzes the applicability of self-assessment as a possible feedback instrument. The experiment counted on 48 Computer Science students who underwent self-evaluation in one of the proposed object-oriented programming course exercises, in the 2019.1 academic year of the Federal University of Campina Grande (UFCG). We found that, with the help of a correction guide, about 66.67% of the students performed an evaluation very close to that of the teacher, which means that the evaluation scores differ by up to 1 point, to verify a correlation between the weighted average of the grades attributed by the students and the final average attributed by the teachers of 0.817, indicating a strong positive relation. In cases of divergence above a point, the students evaluated themselves more rigorously than the teacher of the discipline. The positivity and facilitation of this method in the CS2 course is shown to aid in the reduction of feedback time for students, and it is necessary to carry out further evaluations, for subsequent implementation within the methodologies of the UFCG programming disciplines. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20721
dc.date.accessioned 2021-08-20T16:32:01Z
dc.date.available 2021-08-20
dc.date.available 2021-08-20T16:32:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Disciplina Programação Orientada a Objetos - UFCG pt_BR
dc.subject Autoavaliação pt_BR
dc.subject Programação orientada a objetos pt_BR
dc.subject Avaliação entre pares pt_BR
dc.subject Subject Object Oriented Programming - UFCG pt_BR
dc.subject Self-evaluation pt_BR
dc.subject Object-oriented programming pt_BR
dc.subject Peer review pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PINHEIRO, Igor Matheus Castor Diniz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Self-Assessment in the Oriented Programming Discipline a Object. pt_BR
dc.identifier.citation PINHEIRO, Igor Matheus Castor Diniz. Autoavaliação na Disciplina de Programação Orientada a Objeto. 2019. 14f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20721 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta