dc.creator.ID |
PINHEIRO, I. M. C. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7024751892852909 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RÊGO, Matheus Gaudencio do. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RÊGO, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7689109069639555 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Eliane Cristina de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ARAÚJO, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MASSONI, Tiago Lima. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MASSONI, T. L. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O feedback é importante para a construção e
fixação do conhecimento, mas nem sempre os
professores conseguem fornecer rapidamente
informação útil sobre um artefato produzido pelo
aluno. Dessa forma o presente estudo analisa a
eficiência da autoavaliação como possível
instrumento de feedback. O experimento contou
com 48 alunos do curso de Ciência da
Computação que sujeitaram-se a autoavaliação
em um dos exercícios propostos de programação
orientada a objetos, da disciplina de Laboratório
de Programação 2 (LP2), no período letivo
2019.1 da Universidade Federal de Campina
Grande (UFCG). Descobrimos que, com a ajuda
de um guia de correção, 32 alunos (cerca de
66,67% da amostra) realizaram uma avaliação
bem próxima ao do professor, o que quer dizer
que as notas das avaliações diferem em até no
máximo 1 ponto, além disso foi possível
constatar uma correlação de 0,817 entre a média
ponderada das notas atribuída pelos alunos e a
média final atribuída pelos professores,
indicando uma relação positiva forte. Nos casos
de divergência acima de um ponto, os alunos
avaliaram-se de forma mais rigorosa que o
professor da disciplina. Evidenciando-se a
positividade e facilitação desse método na
disciplina de LP2 no auxílio a redução do tempo
de feedback para os alunos, sendo necessário
realização de maiores avaliações, para posterior
implantação dentro das metodologias das
disciplinas de programação da UFCG. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.title |
Autoavaliação na Disciplina de Programação Orientada a Objeto. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-02 |
|
dc.description.abstract |
Feedback is very important for the accretion and
fixation of knowledge, but teachers are not
always able to provide a timely response to
students. Thus, the present work analyzes the
applicability of self-assessment as a possible
feedback instrument. The experiment counted on
48 Computer Science students who underwent
self-evaluation in one of the proposed
object-oriented programming course exercises, in
the 2019.1 academic year of the Federal
University of Campina Grande (UFCG). We
found that, with the help of a correction guide,
about 66.67% of the students performed an
evaluation very close to that of the teacher,
which means that the evaluation scores differ by
up to 1 point, to verify a correlation between the
weighted average of the grades attributed by the
students and the final average attributed by the
teachers of 0.817, indicating a strong positive
relation. In cases of divergence above a point,
the students evaluated themselves more
rigorously than the teacher of the discipline. The
positivity and facilitation of this method in the
CS2 course is shown to aid in the reduction of
feedback time for students, and it is necessary to
carry out further evaluations, for subsequent
implementation within the methodologies of the
UFCG programming disciplines. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20721 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-20T16:32:01Z |
|
dc.date.available |
2021-08-20 |
|
dc.date.available |
2021-08-20T16:32:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Programação Orientada a Objetos - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Autoavaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Programação orientada a objetos |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação entre pares |
pt_BR |
dc.subject |
Subject Object Oriented Programming - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Self-evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Object-oriented programming |
pt_BR |
dc.subject |
Peer review |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PINHEIRO, Igor Matheus Castor Diniz. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Self-Assessment in the Oriented Programming Discipline a Object. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PINHEIRO, Igor Matheus Castor Diniz. Autoavaliação na Disciplina de Programação Orientada a Objeto. 2019. 14f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20721 |
pt_BR |