DSpace/Manakin Repository

Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. L. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7093839255469565 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARROS, Marcelo Alves de.
dc.contributor.advisor1ID BARROS, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 pt_BR
dc.contributor.referee1 FIGUEIREDO, Jorge César Abrantes de.
dc.contributor.referee1ID FIGUEIREDO, J. C. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.referee2ID MASSONI, T. L. pt_BR
dc.description.resumo É comum a visão de que testes servem apenas para mensurar aprendizado e que aprendizagem acontece apenas durante o estudo, sem contar a forma predominante de transmissão de conteúdo que seria através de aulas expositivas, inclusive na área de Ciência da Computação. Como resultado, temos um processo de ensino que, por vezes, vai de encontro ao funcionamento biológico do cérebro, ao afirmar, por exemplo, que testes possuem um papel neutro no processo de aprendizagem (i.e. só se aprende durante o estudo). Nesse sentido, este trabalho descreverá proposições sobre testes e estratégias para as aulas baseadas na psicologia cognitiva, de modo a melhorar o processo de ensino em tópicos da Ciência da Computação (e.g. Algoritmos e Estrutura de Dados). Caso os docentes adotem essas estratégias, tanto a retenção dos conteúdos no longo prazo quanto a aprendizagem dos discentes podem aumentar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação. pt_BR
dc.title Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-02
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723
dc.date.accessioned 2021-08-20T16:46:49Z
dc.date.available 2021-08-20
dc.date.available 2021-08-20T16:46:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino ativo pt_BR
dc.subject Ensino focado em testes pt_BR
dc.subject Educação em Ciência da Computação pt_BR
dc.subject Ensino de Ciência da Computação pt_BR
dc.subject Aprendizagem em Ciência da Computação pt_BR
dc.subject Psicologia Cognitiva pt_BR
dc.subject Active teaching pt_BR
dc.subject Teaching focused on tests pt_BR
dc.subject Computer Science Education pt_BR
dc.subject Computer Science Teaching pt_BR
dc.subject Learning in Computer Science pt_BR
dc.subject Cognitive Psychology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Jobson Lucas Dias da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Test me soon I learn: propositions for formulations of a pedagogical plan focused on tests aimed at teaching of Computer Science. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Jobson Lucas Dias da. Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. 2019. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta