dc.creator.ID |
VASCONCELOS, L. M. P. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0027415857553178 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES FILHO, Antônio. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES FILHO, A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5985506190794929 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CASTRO, Anúbes Pereira de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CASTRO, A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4822110908206236 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Aíssa Romina do Nascimento. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NASCIMENTO, A. R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0848329182172810 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A história tem sempre algo a revelar e com o ensino técnico tecnológico não poderia ser
diferente. A Escola Agrotécnica Federal de Sousa passou por inúmeros desafios, que
trouxeram crescimento e desenvolvimento para uma região, assim, este estudo se propôs
a contar essa trajetória utilizando fontes de investigação, a exemplo do livro: O tempo
esquadrinhado de autoria de Francisco Cicupira de Andrade Filho, lançado em 2017
pela edição do autor em Sousa-Paraíba, e através de relatos de pessoas indiretamente
envolvidas. O objetivo foi analisar as práticas que levaram a Escola Agrotécnica Federal
de Sousa ao desenvolvimento socioeconômico da região. Utilizou-se como metodologia
a investigação bibliográfica e os resultados foram dispostos através de nuvem de ideias
apresentadas em textos e entrevistas realizadas por um instrumento semi-estruturado. O
resultado apontou duas categorias: Refletindo sobre a gestão escolar técnica; e
Formação técnica. Estas ao serem analisadas apontam o reconhecimento social da
importância da Escola no município e na vida das pessoas de maneira pessoal e
profissional, dos desafios vividos, e do importante papel de uma gestão preparada e
engajada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência e Tecnologia Agroindustrial. |
pt_BR |
dc.title |
Gestão na educação profissional e tecnológica: Escola Agrotécnica Federal de Sousa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-02-05 |
|
dc.description.abstract |
History always has something to reveal and with technical and technological education
it could n‟t be different. The Agrotécnica School Sousa Federate underwent numerous
challenges, which brought growth and development to a region, thus, this study set out
to tell this trajectory using research sources, like the book: The time scanned by
Francisco Cicupira de Andrade Filho, launched in 2017 by the author's edition in Sousa-
Paraíba, and through reports from people indirectly involved. The objective was to
analyze the practices that led the Agrotécnica School Sousa Federate to the
socioeconomic development of the region. Bibliographic research was used as
methodology and the results were displayed through a cloud of ideas presented in texts
and interviews carried out by a semi-structured instrument. The result pointed out two
categories: Reflecting on technical school management; and Technical training. These,
when analyzed, point to the social recognition of the importance of School in the
municipality and in people's lives in a personal and professional way, of the challenges
experienced, and of the important role of a prepared and engaged management. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20731 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-20T17:28:21Z |
|
dc.date.available |
2021-08-20 |
|
dc.date.available |
2021-08-20T17:28:21Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
School management |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino profissionalizante |
pt_BR |
dc.subject |
Vocational education |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento socioeconômico regional |
pt_BR |
dc.subject |
Regional socioeconomic development |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão |
pt_BR |
dc.subject |
Management |
pt_BR |
dc.subject |
Participação social |
pt_BR |
dc.subject |
Social participation |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VASCONCELOS, Lindarleyde Maria Pires Lira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Management in professional and technological education: Federal Agrotechnical School of Sousa. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VASCONCELOS, L. M. P. L. Gestão na educação profissional e tecnológica: Escola Agrotécnica Federal de Sousa. 2021. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2021. |
pt_BR |