DSpace/Manakin Repository

Gestão na educação profissional e tecnológica: Escola Agrotécnica Federal de Sousa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VASCONCELOS, L. M. P. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0027415857553178 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES FILHO, Antônio.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES FILHO, A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5985506190794929 pt_BR
dc.contributor.referee1 CASTRO, Anúbes Pereira de.
dc.contributor.referee1ID CASTRO, A. P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4822110908206236 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Aíssa Romina do Nascimento.
dc.contributor.referee2ID NASCIMENTO, A. R. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0848329182172810 pt_BR
dc.description.resumo A história tem sempre algo a revelar e com o ensino técnico tecnológico não poderia ser diferente. A Escola Agrotécnica Federal de Sousa passou por inúmeros desafios, que trouxeram crescimento e desenvolvimento para uma região, assim, este estudo se propôs a contar essa trajetória utilizando fontes de investigação, a exemplo do livro: O tempo esquadrinhado de autoria de Francisco Cicupira de Andrade Filho, lançado em 2017 pela edição do autor em Sousa-Paraíba, e através de relatos de pessoas indiretamente envolvidas. O objetivo foi analisar as práticas que levaram a Escola Agrotécnica Federal de Sousa ao desenvolvimento socioeconômico da região. Utilizou-se como metodologia a investigação bibliográfica e os resultados foram dispostos através de nuvem de ideias apresentadas em textos e entrevistas realizadas por um instrumento semi-estruturado. O resultado apontou duas categorias: Refletindo sobre a gestão escolar técnica; e Formação técnica. Estas ao serem analisadas apontam o reconhecimento social da importância da Escola no município e na vida das pessoas de maneira pessoal e profissional, dos desafios vividos, e do importante papel de uma gestão preparada e engajada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência e Tecnologia Agroindustrial. pt_BR
dc.title Gestão na educação profissional e tecnológica: Escola Agrotécnica Federal de Sousa. pt_BR
dc.date.issued 2021-02-05
dc.description.abstract History always has something to reveal and with technical and technological education it could n‟t be different. The Agrotécnica School Sousa Federate underwent numerous challenges, which brought growth and development to a region, thus, this study set out to tell this trajectory using research sources, like the book: The time scanned by Francisco Cicupira de Andrade Filho, launched in 2017 by the author's edition in Sousa- Paraíba, and through reports from people indirectly involved. The objective was to analyze the practices that led the Agrotécnica School Sousa Federate to the socioeconomic development of the region. Bibliographic research was used as methodology and the results were displayed through a cloud of ideas presented in texts and interviews carried out by a semi-structured instrument. The result pointed out two categories: Reflecting on technical school management; and Technical training. These, when analyzed, point to the social recognition of the importance of School in the municipality and in people's lives in a personal and professional way, of the challenges experienced, and of the important role of a prepared and engaged management. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20731
dc.date.accessioned 2021-08-20T17:28:21Z
dc.date.available 2021-08-20
dc.date.available 2021-08-20T17:28:21Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject Ensino profissionalizante pt_BR
dc.subject Vocational education pt_BR
dc.subject Desenvolvimento socioeconômico regional pt_BR
dc.subject Regional socioeconomic development pt_BR
dc.subject Gestão pt_BR
dc.subject Management pt_BR
dc.subject Participação social pt_BR
dc.subject Social participation pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VASCONCELOS, Lindarleyde Maria Pires Lira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Management in professional and technological education: Federal Agrotechnical School of Sousa. pt_BR
dc.identifier.citation VASCONCELOS, L. M. P. L. Gestão na educação profissional e tecnológica: Escola Agrotécnica Federal de Sousa. 2021. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta