dc.creator.ID |
ROCHA, L. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2967141886201089 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARINHO, Leandro Balby. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARINHO, L. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3728312501032061 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CAMPELO, C. E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MASSONI, Tiago Lima. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MASSONI, T. L. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com a quantidade de dados disponibilizados na Internet nos
últimos anos relacionados ao futebol, surgiu o interesse de
conhecer mais sobre o esporte e tentar prever resultados de
partidas a partir do conhecimento adquirido com resultados
históricos. Este trabalho propõe um método para predição
de resultados de partidas de futebol utilizando mineração
de dados. Para tal, foram feitas extrações de dados a partir
de portais online e sites de casas de apostas que oferecem
dados publicamente, para formação de uma base de dados
integrada. Em seguida, foi aplicado um processo de limpeza,
organização e derivação de dados, para que algoritmos de
aprendizagem de máquina pudessem buscar padrões implícitos
nos dados, com o intuito de obter o melhor valor de
predição. Foram alcançados acertos superiores aos das casas
de apostas as quais, por si só, podem ser consideradas boas
preditoras. Na predição de vitória do time da casa, por exemplo,
foi obtido um valor de predição 12,14 % superior ao das
casas de apostas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.title |
Vencendo o jogo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-02 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20753 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-20T19:55:35Z |
|
dc.date.available |
2021-08-20 |
|
dc.date.available |
2021-08-20T19:55:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Predição de resultados - futebol |
pt_BR |
dc.subject |
Futebol – predição de resultados |
pt_BR |
dc.subject |
Apostas |
pt_BR |
dc.subject |
Casas de apostas |
pt_BR |
dc.subject |
Algoritmos preditivos |
pt_BR |
dc.subject |
Gradient Boosting |
pt_BR |
dc.subject |
Results prediction - football |
pt_BR |
dc.subject |
Football – predicting results |
pt_BR |
dc.subject |
Bets |
pt_BR |
dc.subject |
Bookmakers |
pt_BR |
dc.subject |
Predictive algorithms |
pt_BR |
dc.subject |
Gradient Boosting |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROCHA, Lucas Barros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Winning the game. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROCHA, Lucas Barros. Vencendo o jogo. 2019. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20753 |
pt_BR |