dc.creator.ID |
CASADO, W. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5918770916990317 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Jorge Alves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, J. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, JORGE ALVES |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, JORGE ALVES DE |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0226886239142027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MELO, Marcio Camargo de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MELO, Marcio Camargo de |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
MELO, MÁRCIO CAMARGO DE |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
MELO, MÁRCIO C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1108807754131336 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FRANCO, Célia Maria Rufino. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FRANCO, C.M.R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
RUFINO FRANCO, C.M |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
RUFINO FRANCO, C.M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1728798138944094 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com a implementação do PIBID nas escola da rede publica estadual nos municípios de Cuité
e Picuí, surgiu no contexto escolar uma forma de cooperação e troca de experiência entre a
Universidade e a realidade do Ensino Médio na região contemplada com o projeto, em
especial no conteúdo de Matemática. Contudo, avaliar o processo de qualidade percebida com
a implementação do PIBID envolve um conjunto de fatores ou variáveis que nem sempre
podem ser mensuradas. Pode-se, no entanto, utilizar alguns testes estatísticos para se ter uma
ideia de comportamento quantitativo de uma variável em particular para realização de uma
análise da melhoria da qualidade percebida em função dos índices de aprovação e reprovação. Com esse objetivo, o teste t de Student ou somente "teste t" é um teste de hipótese que usa
conceitos estatísticos para rejeitar ou não uma hipótese nula quando a estatística de teste
segue uma distribuição t de Student. Essa premissa foi utilizada devido a estatística de teste
ter seguido uma distribuição normal, onde esta suposição foi comprovada através do teste de
normalidade de Shapiro-Wilk e análise gráfica do Q-Q plot, associado a esta pressuposição
existe o fato de desconhecimento da variância populacional, com esse ajuste, a estatística de
teste passou a seguir uma distribuição t de Student. Os alunos foram avaliados antes e após a
implantação do PIBID para o parâmetro média. Estatísticas descritivas e testes de
normalidade (Shapiro-Wilk) foram utilizadas para todas as variáveis. Testes t de Student para
dados emparelhados foram utilizados para investigar o impacto da implantação do projeto. Não foram observadas melhoras significativas (p-valor menor ou igual 0,05) para as médias
quando comparados os dois anos para os diversos grupos avaliados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Uma aplicação do teste T de Student para grupo de alunos antes e depois do PIBID. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-04-22 |
|
dc.description.abstract |
With the implementation of PIBID in schools in the state public network in the municipalities of Cuité
and Picuí, emerged in the school context a form of cooperation and exchange of experience between the
University and the reality of High School in the region covered by the project, in
special in Mathematics content. However, evaluating the perceived quality process with
the implementation of PIBID involves a set of factors or variables that do not always
can be measured. You can, however, use some statistical tests to have a
idea of quantitative behavior of a particular variable to carry out a
analysis of perceived quality improvement as a function of pass and disapproval rates. For this purpose, Student's t-test or just "t-test" is a hypothesis test that uses
statistical concepts to reject or not a null hypothesis when the test statistic
follows a Student t distribution. This assumption was used due to the test statistic
have followed a normal distribution, where this assumption was proven through the test of
Shapiro-Wilk normality and graphical analysis of the Q-Q plot, associated with this assumption
there is the fact of ignorance of the population variance, with this adjustment, the statistic of
test went on to follow a Student t distribution. Students were evaluated before and after the
implementation of PIBID for the average parameter. Descriptive statistics and tests of
normality (Shapiro-Wilk) were used for all variables. Student's t tests for
Paired data were used to investigate the impact of project implementation. There were no significant improvements (p-value less than or equal to 0.05) for the means
when comparing the two years for the different groups evaluated. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20768 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-23T13:45:37Z |
|
dc.date.available |
2021-08-23 |
|
dc.date.available |
2021-08-23T13:45:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Student - teste |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - teste de normalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - teste de hipótese |
pt_BR |
dc.subject |
Estatística descritiva |
pt_BR |
dc.subject |
Estatística inferencial |
pt_BR |
dc.subject |
Testes estatísticos |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID - CES - teste |
pt_BR |
dc.subject |
Student - test |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - normality test |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - Hypothesis Test |
pt_BR |
dc.subject |
Descriptive statistics |
pt_BR |
dc.subject |
Inferential Statistics |
pt_BR |
dc.subject |
Statistical tests |
pt_BR |
dc.subject |
Estudiante - prueba |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas - prueba de normalidad |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas - Prueba de hipótesis |
pt_BR |
dc.subject |
Estadísticas descriptivas |
pt_BR |
dc.subject |
Estadística inferencial |
pt_BR |
dc.subject |
Pruebas estadísticas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CASADO, Wellison Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An application of Student's T test for groups of students before and after PIBID. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Una aplicación de la prueba T de Student para grupos de estudiantes antes y después de PIBID. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CASADO, Wellison Gomes. Uma aplicação do teste T de Student para grupo de alunos antes e depois do PIBID. 2013. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Con la implementación del PIBID en las escuelas de la red pública estatal en los municipios de Cuité
y Picuí, emergió en el contexto escolar una forma de cooperación e intercambio de experiencias entre los
Universidad y la realidad del Bachillerato en la región cubierta por el proyecto, en
especial en contenido matemático. Sin embargo, evaluar el proceso de calidad percibida con
La implementación del PIBID involucra un conjunto de factores o variables que no siempre
se puede medir. Sin embargo, puede utilizar algunas pruebas estadísticas para tener una
idea del comportamiento cuantitativo de una variable particular para llevar a cabo una
análisis de la mejora de la calidad percibida en función de las tasas de aprobación y desaprobación. Para este propósito, la prueba t de Student o simplemente la "prueba t" es una prueba de hipótesis que utiliza
conceptos estadísticos para rechazar o no una hipótesis nula cuando el estadístico de prueba
sigue una distribución t de Student. Esta suposición se utilizó debido a la estadística de prueba
han seguido una distribución normal, donde esta suposición fue probada a través de la prueba de
Normalidad de Shapiro-Wilk y análisis gráfico del gráfico Q-Q, asociado con este supuesto
existe el hecho de desconocimiento de la varianza poblacional, con este ajuste, la estadística de
La prueba pasó a seguir una distribución t de Student. Los estudiantes fueron evaluados antes y después de la
implementación de PIBID para el parámetro promedio. Estadística descriptiva y pruebas de
Se utilizó normalidad (Shapiro-Wilk) para todas las variables. Pruebas t de Student para
Se utilizaron datos emparejados para investigar el impacto de la implementación del proyecto. No se observaron mejoras significativas (valor p menor o igual a 0.05) para las medias
al comparar los dos años para los diferentes grupos evaluados. |
pt_BR |