dc.creator.ID |
FARIAS, G. E. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1234871247834299 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, CLÁUDIA P.F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
APOLINÁRIO, M. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5934335225871856 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
COSTA, Ramilton Marinho. |
|
dc.contributor.referee2ID |
COSTA, R. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3962940713009254 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma importante modalidade de ensino que
surgiu para suprir as necessidades das pessoas que não tiveram oportunidade de
frequentar ou dar continuidade aos seus estudos na educação básica. Dentro dessa
temática, surge a economia solidária, que vem ganhando espaço nas discussões a
respeito dessa modalidade de ensino, tendo em vista as suas características e
possibilidades de inserção dos sujeitos da EJA no mundo do trabalho. Nesse
sentido, o objetivo principal deste trabalho foi investigar de que forma a EJA, a
Economia Solidária e o trabalho, são percebidos por professores e alunos da Escola
Municipal Manoel Cassimiro Gomes, localizada no município de Coronel Ezequiel -
RN. A investigação se desenvolveu através de uma pesquisa descritiva, onde foi
utilizado como instrumento de coleta de dados questionários respondidos pelos
alunos (19) e professores (08), a fim de traçar o perfil de ambos, bem como
investigar os conhecimentos e percepções através de perguntas que abordaram a
modalidade de ensino EJA, e a presença de conteúdos voltados para a Economia
Solidária e o Trabalho, no ambiente escolar. Verificou-se a ausência de
conhecimento sobre a Economia solidária, tanto por alunos, como por professores.
Isso se dá em decorrência da formação recebida pelos professores. Além disso,
constatou-se que um dos principais motivos para que os jovens e adultos retornem à
sala de aula, é a expectativa de conseguir um melhor emprego. Dessa forma, a
inserção de temas relacionados à economia solidária e ao trabalho torna-se
importante, pois esta articulação pode provocar mudanças sociais, políticas,
educacionais e econômicas na vida dos jovens e adultos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação de Adultos |
pt_BR |
dc.title |
Educação de jovens e adultos, economia solidária e trabalho: percepção de alunos e professores. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
The Educação de Jovens e Adultos (EJA) is an important modality of teaching
method that has emerged to meet the needs of people who have not had opportunity
to attend or continue their studies in basic education. Under this theme, solidarity
economy arises, which has been gaining space in the discussions about this modality
of teaching method, in view of their characteristics and possibilities of insertion of the
subjects of the EJA in the working world. Therefore, the main purpose of this work
was to investigate how the EJA, the Solidary Economy and the work, are perceived
by teachers and students of the Municipal School Manoel Cassimiro Gomes,
localized at Coronel Ezequiel - RN. The research was developed through a
descriptive study, which was used as questionnaire data collection by students (19)
and teachers (08) were used as a tool for collecting data, in order to trace the profile
of both, as well as to investigate knowledge and perceptions through questions that
addressed the teaching modality EJA, and the presence of contents geared for the
Solidarity Economy and Work, in the school environment. lt was verified that there is
a lack of knowledge about the Solidarity Economy, both by students and by teachers.
This is dueto the training received by teachers. Furthermore, it was found that one of
the main reasons for young people and adults to return to the classroom is the
expectation of a better job. In this way, the inclusion of themes related to solidarity
economy and work becomes important, as this coordination can cause social,
political, educational and economic changes in the lives of young people and adults. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20770 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-23T14:19:07Z |
|
dc.date.available |
2021-08-23 |
|
dc.date.available |
2021-08-23T14:19:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Work |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Trabaja |
pt_BR |
dc.subject |
Educación |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Géisa Emanuelle Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Youth and adult education, solidarity economy and work: perceptions of students and teachers. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación de jóvenes y adultos, economía solidaria y trabajo: percepciones de estudiantes y profesores. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FARIAS, Géisa Emanuelle Silva. Educação de jovens e adultos, economia solidária e trabalho: percepção de alunos e professores. 2017. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) es una modalidad de enseñanza importante que
surgió para satisfacer las necesidades de las personas que no tuvieron la oportunidad de
Asistir o continuar sus estudios en educación básica. dentro de esto
temática, surge la economía solidaria, que ha ido ganando espacio en las discusiones del
respeto de esta modalidad docente, dadas sus características y
Posibilidades de inserción de las asignaturas EJA en el mundo laboral. En eso
En este sentido, el principal objetivo de este trabajo fue investigar cómo la EJA, la
La economía solidaria y el trabajo son percibidos por profesores y alumnos de la Escuela
Municipal Manoel Cassimiro Gomes, ubicado en el municipio de Coronel Ezequiel -
RN La investigación se desarrolló a través de una investigación descriptiva, donde se
utilizado como instrumento de recolección de datos cuestionarios respondidos por el
estudiantes (19) y docentes (08), con el fin de perfilar ambos, así como
investigar el conocimiento y las percepciones a través de preguntas que abordan el
Modalidad docente EJA, y presencia de contenidos enfocados a la Economía
Solidaridad y Trabajo, en el ámbito escolar. Se verificó la ausencia de
conocimientos sobre Economía Solidaria, tanto por parte de alumnos como de profesores.
Esto se debe a la formación recibida por los profesores. Además,
Se encontró que una de las principales razones para que los jóvenes y adultos regresen a la
aula, es la expectativa de conseguir un mejor trabajo. Por lo tanto, la
la inserción de temas relacionados con la economía solidaria y el trabajo se convierte en
importante, ya que esta articulación puede provocar cambios sociales y políticos,
condiciones educativas y económicas en la vida de jóvenes y adultos. |
pt_BR |