dc.creator.ID |
SOUZA, I. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8339948515164808 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MORAIS, Crislene Rodrigues da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MORAIS, C. R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1255608881036504 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
VELOSO, Isis Tatiane de Barros Macêdo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
VELOSO, I. T. B. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6335832410995233 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALTIDIS, Marina Elizabeth Dias. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ALTIDIS, M. E. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1197533603380870 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como foco a Educação Matemática no contexto da Economia
Solidária e tem como propósito compreender alguns aspectos da Etnomatemática no
Empreendimento Econômico Solidário das ''Mulheres de Assis". Concebendo que a
Matemática é uma atividade intrínseca ao desenvolvimento de nossas tarefas do
cotidiano, o presente trabalho teve como propósito identificar, num primeiro momento,
os saberes matemáticos e as dificuldades encontradas pelas integrantes deste
empreendimento no trato com o conhecimento matemático. O enfoque teórico
fundamenta-se nos princípios da Etnomatemática e Economia Solidária, trazendo também
discussões sobre Educação de Jovens e Adultos, Empoderamento das mulheres e
Autogestão. O sujeito da pesquisa é um grupo de mulheres cujas ocupações
predominantes são de donas de casa e agricultoras, com baixo grau de escolaridade, que
apresentam dificuldades para complementar a renda familiar e não tem outra perspectiva
profissional. Moradoras do assentamento rural de Padre Assis do município do
Sossego/PB e que constituem um Empreendimento Solidário de Criação Coletiva de
Galinhas Caipira. A metodologia empregada tem caráter qualitativo e caracteriza-se como
pesquisa - ação, e a coleta de dados ocorreu por meio da observação participante e de
entrevistas não estruturadas, semi estruturadas e análise documental. Após a análise dos
dados obtidos, pode-se verificar a necessidade de uma abordagem pedagógica em
Matemática a fim de buscar a autogestão dos sujeitos de pesquisa. As análises indicaram
que os saberes matemáticos, pautados principalmente na realização do trabalho
colaborativo e de cooperação entre as sócias, apresentam algumas dificuldades
enfrentadas por elas e apontam para a necessidade de uma melhor compreensão de alguns
conhecimentos matemáticos empregados no cotidiano do empreendimento. Contudo. há
uma demanda específica à Educação Matemática que se refere aos conhecimentos
matemáticos necessários para favorecer a autogestão no quesito contábil de tal
empreendimento, uma vez que seus integrantes precisam se apropriar de saberes
matemáticos inerentes às atividades que realizam, os quais foram parcialmente
apresentados e deixados como proposta através deste estudo para serem futuramente
aplicados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A importância da etnomatemática e da autogestão no empreendimento econômico solidário das '' mulheres de Assis'' Sossego PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-05 |
|
dc.description.abstract |
This work focuses on Mathematics Education in the context of Solidarity Economy
and its aim isto understand some aspects of Ethnomathematics in the Solidarity Economic
Development o f the "Mulheres de Assis". Conceiving that Mathematics is an intrinsic
activity to the development of our daily tasks, the present work had as its purpose to
identify, in a first moment, the mathematical knowledge and the difficulties found by the
members of this enterprise in the deal with the mathematical knowledge. The theoretical
approach is based on the principies of Ethnomathematics and Solidarity Economy, also
bringing discussions on Youth and Adult Education, Women Empowerment and Self-
Management. The subject of the research is a group of women whose predominant
occupations are housewives and women farmers, with a low levei of schooling, who
present difficulties to complement the family income and do not have another profession
perspective. Residents of the rural settlement of Padre Assis in the municipality of
Sossego/PB and that constitute a Solidarity Development of Collective Creation of
Chickens. The methodology used is qualitative and is characterized as action-research,
and the data collection occurred through the participant observation and the unstructured
and semi-structured interviews. After analyzing the obtained data, it is possible to the
necessity o f a pedagogical approach in Mathematics in arder to seek the self-management
of the research subjects. The analyzes indicated that mathematical knowledge, based
mainly on the accomplishment of collaborative work and cooperation among the
members, present some difficulties faced by them and point to the need for a better
understanding of some mathematical knowledge used in the daily life of the enterprise.
However, there is a specific demand for Mathematics Education that refers to the
mathematical knowledge required to promote the self-management in the accounting item
of such enterprise, since its members need to appropriate themselves of inherent
mathematical knowledge in the activities they perform, which were partially presented
and left as a proposal through this study to be applied in the future. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20772 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-23T15:10:26Z |
|
dc.date.available |
2021-08-23 |
|
dc.date.available |
2021-08-23T15:10:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Etnomatemática |
pt_BR |
dc.subject |
Empoderamento feminino |
pt_BR |
dc.subject |
Agricultura familiar |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Female empowerment |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnomathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Family farming |
pt_BR |
dc.subject |
Empoderamiento femenino |
pt_BR |
dc.subject |
Etnomatemáticas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Ivanielma Santos de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of ethnomathematics and self-management in the solidarity economic enterprise of the ''women of Assis'' Sossego PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La importancia de la etnomatemática y la autogestión en la empresa económica solidaria de las '' mujeres de Assis '' Sossego PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Ivanielma Santos de. A importância da etnomatemática e da autogestão no empreendimento econômico solidário das '' mulheres de Assis'' Sossego PB. 2017. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo se centra en la Educación Matemática en el contexto de la Economía.
Solidaridad y tiene como objetivo comprender algunos aspectos de la Etnomatemática en
Empresa Económica Solidaria de las '' Mujeres de Assis '.
La matemática es una actividad intrínseca al desarrollo de nuestras tareas en el
vida cotidiana, este trabajo tuvo como objetivo identificar, en un primer momento,
el conocimiento matemático y las dificultades encontradas por los miembros de este
emprendimiento en el manejo del conocimiento matemático. El enfoque teórico
se basa en los principios de Etnomatemática y Economía Solidaria, aportando también
debates sobre educación de jóvenes y adultos, empoderamiento de la mujer y
Autogestión. El sujeto de investigación es un grupo de mujeres cuyas ocupaciones
Los grupos predominantes son amas de casa y agricultores, con bajo nivel educativo, que
tienen dificultades para complementar los ingresos familiares y no tienen otra perspectiva
profesional. Habitantes del asentamiento rural de Padre Assis en el municipio de
Sossego / PB y que constituyen una Empresa Solidaria para la Creación Colectiva de
Pollos de corral. La metodología utilizada tiene un carácter cualitativo y se caracteriza por
la investigación-acción y la recopilación de datos se llevaron a cabo a través de la observación participante y
entrevistas no estructuradas, semiestructuradas y análisis de documentos. Después de analizar el
datos obtenidos, se puede verificar la necesidad de un enfoque pedagógico en
Matemáticas para buscar la autogestión de los sujetos de investigación. Los análisis indicaron
que el conocimiento matemático, basado principalmente en la realización del trabajo
La colaboración y cooperación entre los miembros presenta algunas dificultades.
que enfrentan y señalan la necesidad de una mejor comprensión de algunos
Conocimientos matemáticos utilizados en la vida diaria de la empresa. Sin embargo. hay
una demanda específica de Educación Matemática que se refiere al conocimiento
matemáticos necesarios para favorecer la autogestión en el aspecto contable de tales
empresa, ya que sus miembros necesitan conocimientos adecuados
matemáticas inherentes a las actividades que realizan, que fueron parcialmente
presentado y dejado como propuesta a través de este estudio para ser en el futuro
aplicado. |
pt_BR |