Repositorio Dspace/Manakin

Gestão escolar na legislação da Educação do Campo e no cotidiano das escolas do campo do município de São João do Tigre.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID VENTURA, E. N. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.contributor.referee1ID CAVALCANTE NETO, F. T. pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, I. A. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.ventura
dc.description.resumo Este estudo tem o intuito de analisar a Gestão Escolar para Educação do Campo e como esta interfere nas Escolas do Campo/Deslocadas, obtendo através deste estudo, um maior entendimento acerca do que seja gestão escolar e suas relevâncias na educação do campo em São João do Tigre. Apresentamos como objetivo compreender as relações entre as concepções de gestão escolar na legislação da educação do campo com a gestão escolar de duas escolas do campo do município de São João do Tigre-PB. Buscamos refletir a importância da Gestão Escolar da Educação do Campo e obtivemos através deste estudo, um maior entendimento acerca do que seja gestão escolar na educação do campo. Temos objetivos específicos: Identificar as concepções de gestão escolar presentes na Legislação sobre Educação do Campo; Caracterizar o modelo de Gestão Escolar presentes nas Escolas do Campo/Deslocadas no município de São João do Tigre - PB; Relacionar a legislação sobre Gestão Escolar com o modelo de Gestão presente no município de São João do Tigre – PB. O interesse por essa temática surgiu após assumir a gestão de uma Escola do Campo, onde surgiram algumas inquietações acerca dos processos legais que subsidiam o modelo de gestão vigente no município. O estudo tem por base teórica os estudos desenvolvidos sobre a temática, dentre os quais se destacam a contribuição Frigotto (2011), Minayo (1995), Saviani (2007), Vitor Paro (2016), Libanêo (2001) entre outros. A metodologia envolveu a análise documental e bibliográfica, nesta pesquisa tivemos dois campos de pesquisa. O primeiro foi a legislação nacional da educação do campo, especificamente naquilo que trata de gestão escolar, e o segundo campo foi duas escolas do campo no município de São João do Tigre-PB. Seguimos os passos da pesquisa exploratória. Assim, na realização da pesquisa exploratória foram trilhados os seguintes caminhos: primeiro, foram realizados levantamentos bibliográficos, no processo de desenvolvimento da pesquisa, onde investigaram-se os processos de gestão existentes no âmbito da Educação do Campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Gestão escolar na legislação da Educação do Campo e no cotidiano das escolas do campo do município de São João do Tigre. pt_BR
dc.date.issued 2021-08-10
dc.description.abstract This study aims to analyze School Management for Rural Education and how it interferes in Rural/Displaced Schools, obtaining through this study a greater understanding of what school management is and its relevance in rural education in São João do Tiger. We present as objective to understand the relationship between the conceptions of school management in the legislation of rural education with the school management of two rural schools in the city of São João do Tigre-PB. We seek to reflect the importance of School Management in Rural Education and we obtained through this study, a greater understanding of what school management is in rural education. We have specific objectives: Identify the concepts of school management present in the Legislation on Rural Education; Characterize the School Management model present in the Field/Displaced Schools in the city of São João do Tigre - PB; Relate the legislation on School Management with the Management model present in the city of São João do Tigre – PB. Interest in this topic emerged after taking over the management of a Country School, where some concerns arose about the legal processes that subsidize the current management model in the municipality. The study is theoretically based on studies developed on the subject, among which the contribution of Frigotto (2011), Minayo (1995), Saviani (2007), Vitor Paro (2016), Libanêo (2001) among others stand out. The methodology involved documental and bibliographic analysis, in this research we had two fields of research. The first was the national legislation for rural education, specifically in what concerns school management, and the second was two rural schools in the municipality of São João do Tigre-PB. We followed the steps of exploratory research. Thus, in carrying out the exploratory research, the following paths were followed: first, bibliographic surveys were carried out in the research development process, where the existing management processes in the field of Rural Education were investigated. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20777
dc.date.accessioned 2021-08-23T17:12:09Z
dc.date.available 2021-08-23
dc.date.available 2021-08-23T17:12:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Legislação – Educação do Campo pt_BR
dc.subject São João do Tigre – PB – Escolas do campo pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject Countryside schools pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject Legislation - Countryside Education pt_BR
dc.subject São João do Tigre – PB – Country schools pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VENTURA, Elânia Nogueira do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School management in the Education legislation of the Field and in the daily life of schools in the field of municipality of São João do Tigre. pt_BR
dc.identifier.citation VENTURA, Elânia Nogueira do Nascimento. Gestão escolar na legislação da Educação do Campo e no cotidiano das escolas do campo do município de São João do Tigre. 2021. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20777 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta