dc.contributor.advisor1 |
IGNÁCIO, Renato da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
IGNÁCIO, R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7185203448137294 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, Jadilson Ramos de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
IGNÁCIO, R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5828404099372063 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Marciel Medeiros de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8260723751025226 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente estudo questiona os métodos de ensino da álgebra no ensino fundamental bem
como, fazemos uma retomada histórica do uso dos jogos como auxiliar para melhorar o
ensino e ainda, discutiremos um pouco da história da álgebra e alguns conceitos ligados c.t
mesma, onde temos o objetivo principal de analisar se o uso do jogo contato do 1° grau
contribuirá para uma melhor compreesão dos conceitos que envolvem as equações do 1° grau. Para assim mostrarmos a nossa pesquisa e apresentar os resultados da mesma, que foi
aplicada em uma escola da rede pública de ensino do município de Picuí-PB. Para a mesma
foram adaptadas atividades e um jogo, como complementar para o ensino da equação do 1 do
grau, que foi aplicado em uma turma de 9° ano do ensino fundamental onde tais resultados
foram bons pois, os conteúdos de matemática ainda são encarados como sendo muito difíceis
e complicados, mas a partir desse estudo podemos compartilhar informações que poderão ser
muito úteis no processo ensino-aprendizagem da matemática no ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem da Equação do 1° Grau através de Jogos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-04-19 |
|
dc.description.abstract |
The present study questions the teaching methods of algebra in elementary school as well.
how, we do a historical review of the use of games as an aid to improve the
teaching and also, we will discuss a little of the history of algebra and some concepts related to c.t
same, where we have the main objective of analyzing whether the use of the 1st degree contact game
will contribute to a better understanding of the concepts that involve the 1st degree equations. So that we can show our research and present the results of it, which was
applied in a public school in the city of Picuí-PB. for the same
activities and a game were adapted, as a complement to the teaching of the 1 of the
degree, which was applied in a 9th grade class of elementary school where such results
were good because the math contents are still seen as being very difficult.
and complicated, but from this study we can share information that could be
very useful in the teaching-learning process of mathematics in elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20791 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-24T13:27:25Z |
|
dc.date.available |
2021-08-24 |
|
dc.date.available |
2021-08-24T13:27:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Equação do 1° grau |
pt_BR |
dc.subject |
Algebra |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - ensino - jogos |
pt_BR |
dc.subject |
1st degree equation |
pt_BR |
dc.subject |
Math - games |
pt_BR |
dc.subject |
Math - teaching - games |
pt_BR |
dc.subject |
Ecuación de primer grado |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas - juegos |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas - enseñanza - juegos |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Sergio Oliveira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A Teaching-Learning Proposal of the Elementary School Equation through Games. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Una propuesta de enseñanza-aprendizaje de la ecuación de la escuela primaria a través del juego. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Sergio Oliveira da. Uma proposta de ensino-aprendizagem da equação de 1° grau atraves de jogos. 2013. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El presente estudio también cuestiona los métodos de enseñanza del álgebra en la escuela primaria.
cómo, hacemos una revisión histórica del uso de juegos como ayuda para mejorar la
enseñanza y también, discutiremos un poco de la historia del álgebra y algunos conceptos relacionados con c.t
mismo, donde tenemos el objetivo principal de analizar si el uso del juego de contacto de 1er grado
Contribuirá a una mejor comprensión de los conceptos que involucran las ecuaciones de 1er grado. Para que podamos mostrar nuestra investigación y presentar los resultados de la misma, que fue
aplicado en un colegio público de la ciudad de Picuí-PB. por lo mismo
Se adaptaron actividades y un juego, como complemento a la enseñanza del 1 de los
grado, que se aplicó en una clase de noveno grado de la escuela primaria donde tales resultados
fueron buenos porque los contenidos de matemáticas todavía se consideran muy difíciles.
y complicado, pero a partir de este estudio podemos compartir información que podría ser
muy útil en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las matemáticas en la escuela primaria. |
pt_BR |