DSpace/Manakin Repository

Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, E. L. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6958883539567707 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, Jadilson Ramos de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, J. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, JADILSON RAMOS DE pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5828404099372063 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA JÚNIOR, Aluizio Freire da.
dc.contributor.referee1ID SILVA JÚNIOR, A. F. pt_BR
dc.contributor.referee1ID JUNIOR, ALUIZIO FREIRE DA SILVA pt_BR
dc.contributor.referee1ID DA SILVA JÚNIOR, ALUÍZIO FREIRE pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4720593438601826 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.referee2ID SOUZA, Glageane da Silva pt_BR
dc.contributor.referee2ID Souza, Glageane Da Silva pt_BR
dc.contributor.referee2ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do ensino médio na resolução de problemas de partilha. Nossa referência foi a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010), que também investigaram as estratégias utilizadas por alunos do 6° ano do ensino fundamental. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi um teste no qual continha sete questões, com problemas de partilha, sendo uma questão para iniciar o teste, duas tipo fonte, duas tipo composição e dois, tipo poço, segundo o encadeamento definido por Marchand c Bcdnarz (1999) . Utilizamos como categorias de análises as construídas por Câmara e Oliveira (2010) , em relação a classificação das estratégias na resolução de problemas de estrutura algébrica tipo partilha. Por fim, realizamos a análise dos dados coletados, constatando o desempenho e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos do 3° ano do ensino médio e comparando os resultados com a pesquisa de Câmara c Oliveira (2010). Os resultados obtidos mostraram que os sujeitos apresentam mais dificuldade na resolução dos problemas de partilha com encadeamento tipo poço da mesma forma que no estudo de Câmara e Oliveira (2010). Os resultados mostraram também que os pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha. pt_BR
dc.date.issued 2014-04-04
dc.description.abstract This research aims to investigate the strategies used by students. in the 3rd year of high school in solving problems of sharing. Our reference was the research by Câmara and Oliveira (2010). who also investigated the strategies used by students in the 6th year of elementary school The instrument used to Data collection was a test in which it contained seven questions, with par- tile, being a question to start the test, two font type, two composition type and two, well type, according to the chain defined by Marchand and Bednarz (1999). We used as analysis categories those constructed by Câmara and Oliveira (2010), in relation to the classification of strategies in solving structural problems. algebraic ture type sharing. Finally. we performed the analysis of the collected data, valuing the performance and basic strategies used by the subjects of the 3rd year of education average and comparing the results with the research by Câmara and Oliveira (2010). You results obtained showed that subjects have more difficulty in solving of sharing problems with well-type chaining in the same way as in the study de Câmara and Oliveira (2010). The results also showed that students use the same resolution strategies, regardless of the year of schooling pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20793
dc.date.accessioned 2021-08-24T14:43:01Z
dc.date.available 2021-08-24
dc.date.available 2021-08-24T14:43:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Partilha - problemas - resolução pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Problema de partilha pt_BR
dc.subject Álgebra pt_BR
dc.subject Sharing - Problems - Resolution pt_BR
dc.subject Problem solving pt_BR
dc.subject sharing problem pt_BR
dc.subject Compartir - Problemas - Resolución pt_BR
dc.subject Solución de problemas pt_BR
dc.subject Compartir problema pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Estevão Luis Paiva da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Strategies used by 3rd year high school students in solving sharing problems. pt_BR
dc.title.alternative Estrategias utilizadas por estudiantes de tercer año de secundaria para resolver problemas de compartir. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Estevão Luis Paiva de. Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha. 2014. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen Esta investigación tiene como objetivo investigar las estrategias utilizadas por los estudiantes. en el 3er año de secundaria en la resolución de problemas de compartir. Nuestra referencia fue la investigación de Câmara y Oliveira (2010). quien también investigó las estrategias utilizado por los alumnos de 6o año de la escuela primaria El instrumento utilizado para La recolección de datos fue una prueba en la que contenía siete preguntas, con par- mosaico, siendo una pregunta para iniciar la prueba, dos tipos de fuente, dos tipo de composición y dos, tipo de pozo, según la cadena definida por Marchand y Bednarz (1999). Usamos como categorías de análisis las construidas por Câmara y Oliveira (2010), en relación a la clasificación de estrategias en la resolución de problemas estructurales. intercambio de tipos de tura algebraica. Por fin. realizamos el análisis de los datos recopilados, Tomando el desempeño y las estrategias básicas utilizadas por los sujetos de 3er año de educación. promedio y comparando los resultados con la investigación de Câmara y Oliveira (2010). usted Los resultados obtenidos mostraron que los sujetos tienen más dificultad para resolver de compartir problemas con el encadenamiento de tipos de pozos de la misma manera que en el estudio de Câmara y Oliveira (2010). Los resultados también mostraron que los estudiantes usan las mismas estrategias de resolución, independientemente del año de escolarización pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta