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dc.creator.ID COSTA, J. E. R. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 BRAGA FILHO, Edgard Roosevelt.
dc.contributor.advisor1ID BRAGA FILHO, E. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5260464346220327 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Leimar de.
dc.description.resumo A utilização de motores assíncronos no acionamento de máquinas operatrizes é fortemente adotada nos setores industrial, doméstico e de serviços, notadamente nas versões trifásica e monofásica, a depender da topologia da rede ou de circuitos de alimentação. Motores de configuração bifásica são raramente empregados no acionamento usual, salvo naqueles casos em que se interpõe módulos conversores entre a rede e a máquina. No trabalho em pauta, realizado no Laboratório de Eletrônica Industrial e Acionamento de Máquinas (LEIAM/DEE/CEEI/UFCG) e a partir de dois motores assíncronos trifásicos idênticos e de pequena potência, foi projetado, construído e executado um enrolamento bifásico em um deles, compatível com o circuito magnético por polo dos motores originais, visando a utilização deste, como elemento experimental de um sistema de acionamento baseado em um conversor estático de um número reduzido de interruptores. Neste sentido, foi realizado um estudo comparativo entre os motores trifásico e bifásico consequente, face à característica operacional do torque, passível de ser desenvolvido, com base nos conversores eletromecânicos referenciados. Para tal, foi determinado o conjunto de parâmetros do circuito equivalente, por fase, de cada motor, por meio dos ensaios clássicos de caracterização, visando ao levantamento de características operacionais associadas e consideradas como de interesse. Por outro lado, procedeu-se a experimentação dos motores sob carga, por meio de um freio a correntes parasitas (Freio de Foucault), objetivando salientar aspectos quantitativos quanto ao desempenho e a característica operacional do torque, anteriormente referenciada, dentre outras. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Elétrica. pt_BR
dc.title Experimentação de motores de indução. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20802
dc.date.accessioned 2021-08-24T17:47:28Z
dc.date.available 2021-08-24
dc.date.available 2021-08-24T17:47:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estágio em Engenharia Elétrica pt_BR
dc.subject Laboratório de Eletrônica Industrial e Acionamento de Máquinas - UFCG pt_BR
dc.subject Motores assíncronos pt_BR
dc.subject Máquinas operatrizes pt_BR
dc.subject Motores trifásico e bifásico pt_BR
dc.subject MatLAB pt_BR
dc.subject Internship in Electrical Engineering pt_BR
dc.subject Industrial Electronics and Machine Drive Laboratory - UFCG pt_BR
dc.subject Asynchronous Motors pt_BR
dc.subject Machine tools pt_BR
dc.subject Three-phase and two-phase motors pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Julle Ermeson Rezende.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Induction motors experimentation. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Julle Ermeson Rezende. Experimentação de motores de indução. 2019. 104f. (Relatório de Estágio Supervisionado) Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20802 pt_BR


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