DSpace/Manakin Repository

Temas políticos e cinema: um guia pedagógico para docentes de Sociologia do Ensino Médio, a partir de curta-metragens nordestinos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, J. D. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9722735197328139 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MONTEIRO, José Marciano.
dc.contributor.advisor1ID MONTEIRO, J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1364782229198714 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Ricardo Costa de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Virgínia de Oliveira.
dc.contributor.referee3 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2021.dissertacao.santos
dc.description.resumo Este trabalho analisou quatro livros de Sociologia adotados no Cariri paraibano nos últimos dez anos. Este recorte temporal devese ao fato de ser exatamente o período de inserção da sociologia como componente curricular do Ensino Médio. Buscouse, com isto, analisar as temáticas de Sociologia e Ciência Política relacionadas às produções cinematográficas presentes nos manuais didáticos adotados. A metodologia adotada foi a análise da lista de sugestões fílmicas em cada livro, durante a pesquisa bibliográfica. Verificouse que nos livros adotados, em sua maioria, as sugestões fílmicas contêm longasmetragens, e, em raras exceções, curtasmetragens estrangeiros e nacionais. Verificouse, também, que o cinema e o livro didático são usados como produtos resultantes da indústria cultural. A nossa proposta, a partir da análise realizada, voltouse para a construção de um Material Didático: Guia Pedagógico “Temas Políticos e Cinema para a 3ª série do Ensino Médio”, focando em temáticas da política que possam ser trabalhados com o uso de curtametragem, além de uma plataforma digital “Política e Cinema”, contendo os filmes e seus respetivos planos de aula. O referencial teórico traz autores como: Coelho (1993); Adorno e Horkheimer (1986); Benjamin (2019); Duarte (2019); Kuriyama, Lima e Patriarca (2014); Marx (2013); Ikeda (2014); Napolitano (2019); Migliorin e Pipano (2019); Fabris (2008); Bernardet (2004); Carrière (1995); Moraes (2012); Yashinishi (2000); Gomes (2013); Silva (2007); Almeida (2004); Dias (2000); Maksenas (1995); Furtado e Gagno (2009); Bodart e Lopes (2017); Batista (2014); OCNEM’S (2006); Costa (2005); Tomazy (2010); Codato (2010); Magalhães (2012); Bomeny, FreireMedeiros, Emerique e O’Donnel (2013); Araújo, Bridi e Motin (2016); PCN’S (2000), Durão e Loureiro (2003); Sarandy (2001); A Lei 13.006/14 (2005); PCN+ (2002). O cinema, nessa proposta, é pensado como instrumento capaz de construir processos de mediação, principalmente, para aqueles que têm sido historicamente desprovidos do acesso à cultura legítima e, o livro, pedagogicamente, para auxiliar professores e estudantes em sala de aula, tendo em vista que diante dos limites impostos pelo currículo no tempo hora/aula, os filmes de curta duração são fundamentais sem que, necessariamente, precise cortar as cenas princípios para se adequar ao horário da aula semanal. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Temas políticos e cinema: um guia pedagógico para docentes de Sociologia do Ensino Médio, a partir de curta-metragens nordestinos. pt_BR
dc.date.issued 2021-07-12
dc.description.abstract Thais work analized four Sociology books adopted in Parahyban Cariri lost ten years. This time frame is duo to the fact to be exaclty the time of insertion of Sociology like curricular component of Medium Teaching. Sought out with this to analize the Sociology and Politic Sciences tematic related to cinematographic productions in adopted didatic manual. The adopted metodology was the analize of sugestion filmic list in which book, during the bibliographic research. It was verified which the adopted books, almost all, the sugestion filmic with full lengh films or rare exception strangers foreign and national short films. Showed more which o movie and didatic book are used like resultant products of cultural industry. Our proposal, according the realized analize, back if for the building of a didatic material: Pedagogic Guide "Politic Themes and Movie for the third class of Medium Teaching, obeying in tematic of politic which can be worked with the use of short films beyond a digital platform "Politic and Movie", containing the films and their recpect lesson plans. The theoretical reference brings authors like: Coelho (1993); Adorno and Horkheimer (1986); Benjamin (2019); Duarte (2019); kuriyama, Lima and Patriarca (2014); Marx (2013); Ikeda (2014); Napolitano (2019); Migliorini and Pipano (2019); Fabris (2008); Bernardet (2004); Carriėri (1995); Moraes (2012); Yashinishi (2000); Gomes (2013); Silva (2007); Almeida (2004); Dias (2000); Maksenas (1995); Furtado and Gagno (2009); Bodart and Lopes (2017); Batista (2014); OCNEM’S (2006); Costa (2005); Tomazy (2010); Codato (2010); Magalhães (2012); Bomeny, FreireMedeiros, Emerique and O’Donnel (2013); Araújo, Bridi and Motin (2016); PCN’S (2000), Durão and Loureiro (2003); Sarandy (2001); A Lei 13.006/14 (2005); PCN+ (2002). The Movie, in this propose is thought like able instrument of building processes of mediation, principally for those which have been historically with out access to real culture and the pedagogic book for help teachers and students in the classroom in view of against of imposed limits for the curriculum in time hour/class, the films of short duration are fundamental with out which necessary need cut the principal scenes for suit it to hour of week class. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20804
dc.date.accessioned 2021-08-24T18:02:16Z
dc.date.available 2021-08-24
dc.date.available 2021-08-24T18:02:16Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia – Ensino Médio pt_BR
dc.subject Cinema e ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Curta-metragens nordestinos pt_BR
dc.subject Guia pedagógico pt_BR
dc.subject Temas políticos e cinema pt_BR
dc.subject Sociology Teaching - High School pt_BR
dc.subject Cinema and Sociology Teaching pt_BR
dc.subject Northeastern short films pt_BR
dc.subject Teaching guide pt_BR
dc.subject Political Themes and Cinema pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, José Diones Nunes dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Political themes and cinema: a pedagogical guide for high school sociology teachers, based on short films from the Northeast. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, José Diones Nunes dos. Temas políticos e cinema: um guia pedagógico para docentes de Sociologia do Ensino Médio, a partir de curta-metragens nordestinos. 2021. 177f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20804 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta