dc.creator.ID |
SANTOS, J. D. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9722735197328139 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MONTEIRO, José Marciano. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MONTEIRO, J. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1364782229198714 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Ricardo Costa de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Virgínia de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee3 |
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2021.dissertacao.santos |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho analisou quatro livros de Sociologia adotados no Cariri paraibano nos últimos
dez anos. Este recorte temporal devese
ao fato de ser exatamente o período de inserção da
sociologia como componente curricular do Ensino Médio. Buscouse,
com isto, analisar as
temáticas de Sociologia e Ciência Política relacionadas às produções cinematográficas
presentes nos manuais didáticos adotados. A metodologia adotada foi a análise da lista de
sugestões fílmicas em cada livro, durante a pesquisa bibliográfica. Verificouse
que nos livros
adotados, em sua maioria, as sugestões fílmicas contêm longasmetragens,
e, em raras
exceções, curtasmetragens
estrangeiros e nacionais. Verificouse,
também, que o cinema e o
livro didático são usados como produtos resultantes da indústria cultural. A nossa proposta, a
partir da análise realizada, voltouse
para a construção de um Material Didático: Guia
Pedagógico “Temas Políticos e Cinema para a 3ª série do Ensino Médio”, focando em
temáticas da política que possam ser trabalhados com o uso de curtametragem,
além de uma
plataforma digital “Política e Cinema”, contendo os filmes e seus respetivos planos de aula. O
referencial teórico traz autores como: Coelho (1993); Adorno e Horkheimer (1986); Benjamin
(2019); Duarte (2019); Kuriyama, Lima e Patriarca (2014); Marx (2013); Ikeda (2014);
Napolitano (2019); Migliorin e Pipano (2019); Fabris (2008); Bernardet (2004); Carrière
(1995); Moraes (2012); Yashinishi (2000); Gomes (2013); Silva (2007); Almeida (2004);
Dias (2000); Maksenas (1995); Furtado e Gagno (2009); Bodart e Lopes (2017); Batista
(2014); OCNEM’S (2006); Costa (2005); Tomazy (2010); Codato (2010); Magalhães (2012);
Bomeny, FreireMedeiros,
Emerique e O’Donnel (2013); Araújo, Bridi e Motin (2016);
PCN’S (2000), Durão e Loureiro (2003); Sarandy (2001); A Lei 13.006/14 (2005); PCN+
(2002). O cinema, nessa proposta, é pensado como instrumento capaz de construir processos
de mediação, principalmente, para aqueles que têm sido historicamente desprovidos do acesso
à cultura legítima e, o livro, pedagogicamente, para auxiliar professores e estudantes em sala
de aula, tendo em vista que diante dos limites impostos pelo currículo no tempo hora/aula, os
filmes de curta duração são fundamentais sem que, necessariamente, precise cortar as cenas
princípios para se adequar ao horário da aula semanal. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.program |
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Temas políticos e cinema: um guia pedagógico para docentes de Sociologia do Ensino Médio, a partir de curta-metragens nordestinos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-07-12 |
|
dc.description.abstract |
Thais work analized four Sociology books adopted in Parahyban Cariri lost ten years. This
time frame is duo to the fact to be exaclty the time of insertion of Sociology like curricular
component of Medium Teaching. Sought out with this to analize the Sociology and Politic
Sciences tematic related to cinematographic productions in adopted didatic manual. The
adopted metodology was the analize of sugestion filmic list in which book, during the
bibliographic research. It was verified which the adopted books, almost all, the sugestion
filmic with full lengh films or rare exception strangers foreign and national short films.
Showed more which o movie and didatic book are used like resultant products of cultural
industry. Our proposal, according the realized analize, back if for the building of a didatic
material: Pedagogic Guide "Politic Themes and Movie for the third class of Medium
Teaching, obeying in tematic of politic which can be worked with the use of short films
beyond a digital platform "Politic and Movie", containing the films and their recpect lesson
plans. The theoretical reference brings authors like: Coelho (1993); Adorno and Horkheimer
(1986); Benjamin (2019); Duarte (2019); kuriyama, Lima and Patriarca (2014); Marx (2013);
Ikeda (2014); Napolitano (2019); Migliorini and Pipano (2019); Fabris (2008); Bernardet
(2004); Carriėri (1995); Moraes (2012); Yashinishi (2000); Gomes (2013); Silva (2007);
Almeida (2004); Dias (2000); Maksenas (1995); Furtado and Gagno (2009); Bodart and
Lopes (2017); Batista (2014); OCNEM’S (2006); Costa (2005); Tomazy (2010); Codato
(2010); Magalhães (2012); Bomeny, FreireMedeiros,
Emerique and O’Donnel (2013);
Araújo, Bridi and Motin (2016); PCN’S (2000), Durão and Loureiro (2003); Sarandy (2001);
A Lei 13.006/14 (2005); PCN+ (2002). The Movie, in this propose is thought like able
instrument of building processes of mediation, principally for those which have been
historically with out access to real culture and the pedagogic book for help teachers and
students in the classroom in view of against of imposed limits for the curriculum in time
hour/class, the films of short duration are fundamental with out which necessary need cut the
principal scenes for suit it to hour of week class. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20804 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-24T18:02:16Z |
|
dc.date.available |
2021-08-24 |
|
dc.date.available |
2021-08-24T18:02:16Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia – Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Curta-metragens nordestinos |
pt_BR |
dc.subject |
Guia pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Temas políticos e cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology Teaching - High School |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and Sociology Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Northeastern short films |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching guide |
pt_BR |
dc.subject |
Political Themes and Cinema |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, José Diones Nunes dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Political themes and cinema: a pedagogical guide for high school sociology teachers, based on short films from the Northeast. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, José Diones Nunes dos. Temas políticos e cinema: um guia pedagógico para docentes de Sociologia do Ensino Médio, a partir de curta-metragens nordestinos. 2021. 177f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20804 |
pt_BR |