dc.creator.ID |
MARINHO, J. P. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8405316676338673 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GIESTA, Letícia Carpolingua. |
|
dc.contributor.referee1ID |
GIESTA, L. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, J.C.O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa foi desenvolvida na área de Educação de Jovens e Adultos- EJA e teve como
pressuposto teórico a Teoria das Representações Sociais cujo objetivo foi analisar a
representação social dos professores de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
do município de Nova Floresta/PB, sobre a sua prática de ensino na EJA. Em consonância
com os objetivos propostos e a teoria de base, a pesquisa teve um perfil de pesquisa
exploratória e descritiva, na qual utilizou-se de entrevistas semi - estruturadas como caminho
metodológico, se apropriando dos próprios discursos dos docentes para a análise qualitativa
dos dados respeitando a sequência didática proposta pela técnica de Análise de Conteúdo, em
Bardin. Dentre os principais resultados, registramos que quanto à representação social sobre
EJA, os professores apresentaram em seus discursos distintas formas de representar a
educação, enfatizando o ponto de vista escolar; e, a educação doméstica. Já em relação à
representação social dos professores sobre a sua prática de ensino nas turmas de EJA, para a
maioria dos entrevistados a prática de ensinar tais turmas é "desafiadora": E sobre a
representação dos professores sobre Economia Solidária (ECOSOL), apenas um dos
entrevistados representou a ECOSOL como um modelo de desenvolvimento e incentivo de
habilidades natas dos alunos. Nesse sentido, através dos resultados analisados foi possível
identificar como os professores representam a sua práxis em sala de aula nas turmas de EJA,
apresentando-se ainda de forma tímida, confusa, resistente na manutenção de uma postura
educativa tradicional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A representação social dos professores de uma escola estadual de ensino fundamental e médio do município de Nova Floresta sobre a sua ´prática de ensino no EJA. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
This research was developed in the area of Education for Y oung People and Adults and had
as theoretical assumption the Theory of Social Representations whose objective was to
analyze the social representation of the teachers of a State School o f Primary and Secondary
Education of the city of Nova Floresta I PB, about Teaching practice in the EJA. In
accordance with the proposed objectives and the basic theory, the research had an exploratory
and descriptive research profile, in which semi-structured interviews were used as a
methodological way, appropriating the teachers' own discourses for the qualitative analysis of
the data Respecting the didactic sequence proposed by the technique of Content Analysis, in
Bardin. Among the main results, we recorded that, in relation to the social representation of
EJA, teachers presented in their discourses different ways of presents the educatio~
emphasizing the school point of view; And, domestic education. About the social
representation of teachers about their teaching practice in the EJA classes, for most of the
interviewees the practice of teaching this classes is "chaUenging": And about teachers'
representation on Solidarity Economy (ECOSOL), only one Of respondents represented
ECOSOL as a modeJ of development and encouragement of the students' natural skills. In
this sense, through the results analyzed, it was possible to identify how teachers represent
their praxis in the classroom in the classes o f EJA, presenting themselves in a timid, confused
and resistant way in maintaining a traditional educational position. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20818 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-25T11:33:08Z |
|
dc.date.available |
2021-08-25 |
|
dc.date.available |
2021-08-25T11:33:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Representação social |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Social representation |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Representacion social |
pt_BR |
dc.subject |
Práctica docente |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARINHO, Joilza Patrícia Cordeiro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The social representation of teachers from a state elementary and high school in the city of Nova Floresta about their teaching practice at EJA. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La representación social de docentes de una escuela primaria y secundaria estatal de la ciudad de Nova Floresta sobre su práctica docente en EJA. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARINHO,Joilza Patrícia Cordeiro. A representação social dos professores de uma escola estadual de ensino fundamental e médio do município de Nova Floresta sobre a sua prática de ensino no EJA. 2017. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Esta investigación se desarrolló en el área de Educación de Jóvenes y Adultos - EJA y tuvo como
supuesto teórico la Teoría de las Representaciones Sociales cuyo objetivo era analizar la
representación social de los maestros en una escuela primaria y secundaria estatal
del municipio de Nova Floresta / PB, sobre su práctica docente en EJA. En línea
con los objetivos propuestos y la teoría subyacente, la investigación tuvo un perfil de investigación
exploratoria y descriptiva, en la que se utilizaron como camino entrevistas semiestructuradas.
metodológico, apropiándose de los propios discursos de los profesores para el análisis cualitativo
de los datos respetando la secuencia didáctica propuesta por la técnica de Análisis de Contenido, en
Bardin. Entre los principales resultados, registramos que en cuanto a la representación social sobre
EJA, los docentes presentaron en sus discursos diferentes formas de representar la
educación, enfatizando el punto de vista escolar; y educación doméstica. En relación a
representación social de los docentes sobre su práctica docente en las clases de EJA, para el
la mayoría de los encuestados, la práctica de impartir tales clases es "desafiante": ¿Qué pasa con el
representación del profesorado en Economía Solidaria (ECOSOL), sólo uno de los
Los entrevistados representaron a ECOSOL como modelo para el desarrollo y fomento de
las habilidades innatas de los estudiantes. En este sentido, a través de los resultados analizados fue posible
identificar cómo los profesores representan su praxis en el aula en las clases de EJA,
todavía presentándose de una manera tímida, confusa, resistente a mantener una postura
educación tradicional. |
pt_BR |