dc.creator.ID |
FERREIRA, L. T. M. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1739179656895307 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GIESTA, Letícia Caporlíngua. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GIESTA, L. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, CLÁUDIA P.F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O trabalho consiste na análise de informações sobre as desistências dos alunos no estudo e a
motivação para retornar à escola, a partir da narrativa de histórias de vida de um casal que
estuda na modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola no
município de Cuité/PB. A pesquisa foi realizada através de uma conversa gravada com os dois
participantes do estudo, visando o conhecimento das causas do abandono aos estudos como
também os motivos que o fizeram retornar, as dificuldades enfrentadas por eles para continuar
a sua escolaridade, identificando e avaliando a relevância de fatores internos e externos que
possam vir a viabilizar a continuação dos estudos. Foi dada ênfase na história de vida do casal
em pesquisa e na investigação das possíveis relações entre os dois eixos temáticos: Educação
de Jovens e Adultos (EJA) e economia solidária. Mediante o diagnóstico feito no decorrer da
entrevista, observamos que os alunos buscavam urna nova oportunidade de aprender, como
também desenvolver projetos com a professora, projetos voltados para o ensino e renda,
objetivando em um o estudo mais atrativo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação de Adultos |
pt_BR |
dc.title |
Histórias de vida de um casal: desafios e possibilidades no ensino de jovens e adultos (EJA). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-07-05 |
|
dc.description.abstract |
The work consists o f the analysis o f information about the student's dropouts in the study and
the motivation to return to school, based on the narrative of life stories of a couple that studies
in the modality of Education of Youth and Adults (EJA) in a School in the municipality of
Cuité I PB. The research was carried out through a recorded conversation with the two study
participants, aiming to know the causes of the abandonment of the studies as well as the
reasõiif tl;tat returned it, the difficulties they faced in continuing their schooling, identifying
and evaluating the relevance Of internai and externai factors that may enable the continuation
of studies. Emphasis was placed on the couple's life history in research and research on
possible relationships between the two thematic axes: Youth and Adult Education (EJA) and
solidarity economy. Through the diagnosis made during the interview, we observed that the
students were looking for a new opportunity to learn, as well as developing projects with the
teacher, projects focused on teaching and income, aiming ata more attractive study. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20820 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-25T13:54:52Z |
|
dc.date.available |
2021-08-25 |
|
dc.date.available |
2021-08-25T13:54:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
História de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and adult education |
pt_BR |
dc.subject |
Truancy |
pt_BR |
dc.subject |
Life's history |
pt_BR |
dc.subject |
Educación de jóvenes y adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Absentismo escolar |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Larissa Thuane Medeiros Furtado. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Life stories of a couple: challenges and possibilities in teaching young people and adults (EJA). |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Historias de vida de una pareja: retos y posibilidades en la enseñanza a jóvenes y adultos (EJA). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Larissa Thuane Medeiros Furtado. Histórias de vida de um casal: desafios e possibilidades no ensino de jovens e adultos (EJA). 2017. 33 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El trabajo consiste en analizar información sobre la deserción de los estudiantes en los estudios y la
motivación para regresar a la escuela, basada en la narrativa de las historias de vida de una pareja que
estudios en la modalidad de enseñanza de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en un colegio de
municipio de Cuité / PB. La investigación se llevó a cabo a través de una conversación grabada con los dos
participantes del estudio, buscando comprender las causas del abandono de los estudios como
también las razones que lo hicieron regresar, las dificultades que enfrentaron para continuar
su educación, identificando y evaluando la relevancia de los factores internos y externos que
puede hacer viable la continuación de los estudios. Se hizo hincapié en la historia de vida de la pareja.
en la investigación y en la investigación de las posibles relaciones entre los dos ejes temáticos: Educación
Jóvenes y Adultos (EJA) y economía solidaria. A través del diagnóstico realizado durante el
entrevista, observamos que los estudiantes buscaban una nueva oportunidad para aprender, como
también desarrollar proyectos con el docente, proyectos orientados a la docencia y la renta,
apuntando a uno de los estudios más atractivos. |
pt_BR |