dc.creator.ID |
SOUZA, I. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8339948515164808 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Anselmo Ribeiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, A. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Anselmo Ribeiro |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4322372114854211 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Maria de Jesus Rodrigues da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, M.J.R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6593704721310444 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BARROS, Luciano Martins. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BARROS, Luciano Martins |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
BARROS, LUCIANO M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8814331273134668 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Neste trabalho tem-se como propósito apresentar as contribuições de uma abordagem pedagógica, pautada na articulação entre a visualização e a experimentação proporcionada pelo ambiente
informatizado, temática atualmente em evidência e que se refere ao uso de novas tecnologias de
informação e comunicação na educação básica, a fim de proporcionar aos alunos um aprendizado
mais rico, claro e atualizado no que se refere às ferramentas tecnológicas disponíveis ao processo
de ensinojaprendiagern, mais especificamente os recursos computacionais e em particular o uso
de softwares que se encontram disponíveis para o ensino dos conceitos de funções. Os elementos
observados emergiram da manipulação do software Geogebra, nesse ambiente, desenvolveu-se e
construíu-se esta proposta de estudo. Esse software nos oferece urna linguagem dinâmica, uma
interface simples, facilitando assim o manuseio do mesmo pelos alunos em sala de aula ou em
casa. É válido ressaltar que o uso deste tipo de ferramenta tecnológica não tem a intenção de
substituir as aulas conceituais, desta forma faz-se necessário apresentar a formalidade exigida por
essa ciência, nem tão pouco, substituir o professor, muito pelo contrário, esse tipo de ferramenta
tem um papel muito importante e atualmente indispensável na construção do conhecimento, auxiliando o professor a explorar os conceitos e tornar o proceRso de enRino aprendú:agern do
conteúdo de funções, e em particular de funções afins mais dinâmico e atrativo aos olhos dos
alunos. Contudo, além das discussões sobre as TIC's, e a abordagem do software Geogebra, se faz
necessário constituir as atividades desenvolvidas com auxílio do software que são propostas para
os alunos e profexssores bem como somente para o professor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Uma proposta de ensino de função afim com o auxílio do geogebra. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-04-10 |
|
dc.description.abstract |
The purpose of this work is to present the contributions of a pedagogical approach, based on the articulation between visualization and experimentation provided by the environment.
computerized, thematic currently in evidence and that refers to the use of new technologies for
information and communication in basic education, in order to provide students with learning
richer, clearer and updated with regard to the technological tools available to the process
of teaching/learning, more specifically the computational resources and in particular the use
available for teaching function concepts. The elements
observed emerged from the manipulation of the Geogebra software, in this environment, it was developed and
this study proposal was constructed. This software offers us a dynamic language, a
simple interface, thus facilitating the handling of it by students in the classroom or in
House. It is worth noting that the use of this type of technological tool is not intended to
replace the conceptual classes, in this way it is necessary to present the formality required by
this science, not even to replace the teacher, on the contrary, this type of tool
it has a very important and currently indispensable role in the construction of knowledge, helping the teacher to explore the concepts and make the process of enRino aprendú:agern do
content of functions, and in particular of related functions more dynamic and attractive to the eyes of the
students. However, in addition to discussions about ICT's, and the Geogebra software approach,
necessary to constitute the activities developed with the help of the software that are proposed for
students and teachers as well as just for the teacher. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20821 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-25T14:02:04Z |
|
dc.date.available |
2021-08-25 |
|
dc.date.available |
2021-08-25T14:02:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Funções de diversas variáveis complexas |
pt_BR |
dc.subject |
Função afim |
pt_BR |
dc.subject |
Geogebra |
pt_BR |
dc.subject |
TIC - educação - uso |
pt_BR |
dc.subject |
Funções |
pt_BR |
dc.subject |
Geogegra - software |
pt_BR |
dc.subject |
Functions of several complex variables |
pt_BR |
dc.subject |
Related function |
pt_BR |
dc.subject |
Geogebra |
pt_BR |
dc.subject |
ICT - education - use |
pt_BR |
dc.subject |
Roles |
pt_BR |
dc.subject |
Geogegra - software |
pt_BR |
dc.subject |
Funciones de varias variables complejas |
pt_BR |
dc.subject |
Función relacionada |
pt_BR |
dc.subject |
TIC - educación - uso |
pt_BR |
dc.subject |
Roles |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Ivanielma Santos de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A proposal for teaching affine function with the aid of geogebra. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Una propuesta para la enseñanza de la función afín con la ayuda de geogebra. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Ivanielma Santos de. Uma proposta de ensino de função afim com o auxílio do geogebra. 2014. 119 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El propósito de este trabajo es presentar los aportes de un enfoque pedagógico, basado en la articulación entre visualización y experimentación que brinda el entorno.
informatizada, temática actualmente en evidencia y que se refiere al uso de nuevas tecnologías para
la información y la comunicación en la educación básica, con el fin de facilitar el aprendizaje a los estudiantes
más rico, claro y actualizado en cuanto a las herramientas tecnológicas disponibles para el proceso
de enseñanza / aprendizaje, más específicamente los recursos computacionales y en particular el uso
disponible para enseñar conceptos de función. Los elementos
observado surgió de la manipulación del software Geogebra, en este entorno, fue desarrollado y
se construyó esta propuesta de estudio. Este software nos ofrece un lenguaje dinámico, un
interfaz simple, facilitando así el manejo de la misma por parte de los estudiantes en el aula o en
Casa. Cabe señalar que el uso de este tipo de herramienta tecnológica no pretende
reemplazar las clases conceptuales, de esta manera es necesario presentar la formalidad requerida por
esta ciencia, ni siquiera para reemplazar al maestro, al contrario, este tipo de herramienta
tiene un papel muy importante y actualmente indispensable en la construcción del conocimiento, ayudando al docente a explorar los conceptos y realizar el proceso de enRino aprendú: agern do
contenido de funciones, y en particular de funciones relacionadas más dinámicas y atractivas a los ojos de la
estudiantes. Sin embargo, además de las discusiones sobre las TIC y el enfoque del software de Geogebra,
necesario para constituir las actividades desarrolladas con la ayuda del software que se proponen para
estudiantes y profesores, así como solo para el profesor. |
pt_BR |