DSpace/Manakin Repository

Práticas de economia solidária com uma turma de EJA da escola Celina de Montenegro do município de Cuité - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTIAGO, M. S. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5715432310088254 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GIESTA, Letícia Caporlíngua.
dc.contributor.advisor1ID GIESTA, L. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS., José Carlos Oliveira.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, J. C. O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 pt_BR
dc.description.resumo A Economia Solidária fabrica, adquiri, e comercializa mercadorias de maneira que essa produção aconteça de forma coletiva entre todos os atuantes permitindo a participação ativa e proporcionando oportunidade de trabalho e renda envolvendo a dimensão social, econômica e política. Este estudo visou conhecer práticas de Educação de Jovens e Adultos em uma escola do município de Cuité-PB, e ações envolvendo Economia Solidária. Participaram desse estudo a docente e vinte alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celina de Montenegro escola pública do Município de Cuité- PB. Primeiramente, a entrevista foi realizada na escola, em um espaço disponibilizado pela direção, antes ou após o horário das aulas. Foram desenvolvidas as atividades e as oficinas em três momentos, primeiro momento a customização de sandálias, no segundo momento a o fi c in a de pintura em voai, no terceiro momento a exposição das atividades. Logo após a realização das oficinas, tivemos uma roda de conversa para discutirmos os pontos positivos e negativos do nosso trabalho. A partir deste contexto pode-se obter informações que contribuíram para a pesquisa realizada, com considerações e reflexões importantes quanto aos questionamentos e objetivo da pesquisa, tais experiências se apresentam como alternativa de ampliação das possibilidades de novas oportunidades de geração de trabalho e renda, visando uma perspectiva futura de vida, que pode surgir como ações de estímulos à criação de empreendimentos solidários ou associações. Através do conhecimento de coleta de dados apresentando o que foi coletado e os resultados alcançados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação de Adultos pt_BR
dc.title Práticas de economia solidária com uma turma de EJA da escola Celina de Montenegro do município de Cuité - PB. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The Solidarity Economy manufactures, acquires and commercializes goods in a way that this production happens cotlectively among ali the actors, allowing acrive participation and providing employment and income opportunities invotving the social, economic and political dimension. This study aimed to know tbe practices of Youth and Adult Educarion in a school in the city of Cuité-PB, and actions invotving Solidary Economy. Twenty students from the Youth and Adult Education modality - EJA, from tbe Municipal Schoot of Celina de Montenegro, a public school from tbe Municipality o f Cuité -PB participated in this study. First, the interview was beld at the school, in a space provided by the principal of the school, before or after classes. The activities and workshops were developed in three moments, ftrStly the customization of sandals; then the painring workshop; and finally, the exhibition of the activities. Soon after the work:shops were held, we had a debate about positive and negative aspects o f the work we had done. From this context, we could obtain infonnation that contributed to this research. with important considerations and reflections regarding the questions and the objective of the research. Such experiences are presented as an altemative to expand the possibilities o f new opportunities for work and income generation of this group, which can arise as actions to stimulate the creation of solidarity enterprises or associations after the knowledge of data collection and the results acbieved. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20823
dc.date.accessioned 2021-08-25T14:45:21Z
dc.date.available 2021-08-25
dc.date.available 2021-08-25T14:45:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Práticas pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Solidarity economy pt_BR
dc.subject Youth and adult education pt_BR
dc.subject Practices pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.subject Educación de jóvenes y adultos pt_BR
dc.subject Practicas pt_BR
dc.subject Prácticas educativas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTIAGO, Maraiza da Silva Cavalcante.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Solidarity economy practices with an EJA class from the Celina de Montenegro school in the municipality of Cuité - PB. pt_BR
dc.title.alternative Prácticas de economía solidaria con una clase de EJA de la escuela Celina de Montenegro en el municipio de Cuité - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SANTIAGO, Maraiza da Silva Cavalcante. Práticas de economia solidária com uma turma de EJA da escola Celina de Montenegro do município de Cuité - PB. 2017. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen La Economía Solidaria fabrica, adquiere y vende bienes de tal manera que esta producción suceden colectivamente entre todos los actores, lo que permite la participación activa y Proporcionar oportunidades de trabajo e ingresos que involucren a los sectores social, económico y política. Este estudio tuvo como objetivo conocer las prácticas de Educación de Jóvenes y Adultos en una escuela del municipio de Cuité-PB, y acciones de Economía Solidaria. Participó en este estudio el docente y veinte alumnos de la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos - EJA, de la Escuela Escuela Primaria Municipal Escuela pública Celina de Montenegro en el Municipio de Cuité- PB. Primero, la entrevista se realizó en la escuela, en un espacio provisto por la dirección, antes o después del horario escolar. Se desarrollaron actividades y talleres en tres momentos, el primer momento la personalización de sandalias, el segundo momento el fi c en un de la pintura en vooi, en el tercer momento la exhibición de actividades. Justo después de la finalización del talleres, tuvimos un círculo de conversación para discutir los puntos positivos y negativos de la nuestro trabajo. A partir de este contexto, información que contribuyó a la investigación realizada, con importantes consideraciones y reflexiones sobre las preguntas y objetivo de la investigación, dichas experiencias se presentan como una alternativa para la expansión de posibilidades de nuevos empleos y oportunidades de generación de ingresos, apuntando a una perspectiva futuro de la vida, que pueden surgir como acciones para incentivar la creación de empresas solidarias o asociaciones. A través del conocimiento de la recopilación de datos que presenta lo que se recopiló y el Resultados archivados. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta