DSpace/Manakin Repository

A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, J. L. I. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5160276344449119 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, Glageane da Silva pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane Da Silva pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.advisor-co1ID COSTA, Nayara Tatianna Santos da pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ID SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEIRA, Iranete de Araujo.
dc.contributor.referee1ID MEIRA, Iranete de Araujo pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4060982292902975 pt_BR
dc.description.resumo A história da matemática como recurso pedagógico contribui para o desenvolvi- mento de uma aprendizagem significativa e contextualiza dos saberes matemático dentro de um determinado período ou época. O processo de ensino aprendizagem é favorecido pela investigação de problemas e situações que mostram para o aluno a matemática como resultado de uma produção humana. Nosso trabalho investigou sobre o uso da história da matemática no processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais da rede pública da cidade de Santa Cruz no Rio Grande do Norte. Nossa pesquisa buscou investigar de que modo esse recurso vem ou não sendo uti- lizado dentro do contexto escolar. Percebemos por meio da pesquisa realizada que os professores utilizam a história da matemática como recurso, mas ainda há uma falta de conhecimento sobre a mesma. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. pt_BR
dc.date.issued 2014-08-26
dc.description.abstract The history of mathematics as a pedagogical resource contributes to the development of ment of meaningful learning and contextualizes mathematical knowledge. within a certain period or season. The teaching learning process is favored by the investigation of problems and situations that show the student the mathematics as a result of human production. Our work investigated on the use of the history of mathematics in the teaching and learning process in state public schools in the city of Santa Cruz in Rio Grande do Norte. Our research sought to investigate how this feature is being used or not. carried out within the school context. We realized through the research carried out that teachers use the history of mathematics as a resource, but there is still a lack of knowledge about it. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20824
dc.date.accessioned 2021-08-25T15:35:07Z
dc.date.available 2021-08-25
dc.date.available 2021-08-25T15:35:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História da matemática pt_BR
dc.subject Matemática - ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Matemática - recurso pedagógico pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject History of mathematics pt_BR
dc.subject Mathematics - teaching and learning pt_BR
dc.subject Mathematics - pedagogical resource pt_BR
dc.subject Math education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The history of mathematics as a pedagogical resource: a conception of public school mathematics teachers in Santa Cruz - RN. pt_BR
dc.title.alternative La historia de las matemáticas como recurso pedagógico: una concepción de los profesores de matemáticas en la red pública de Santa Cruz - RN. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de. A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. 2014. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen La historia de las matemáticas como recurso pedagógico contribuye al desarrollo de ment del aprendizaje significativo y contextualiza el conocimiento matemático. dentro de un cierto período o temporada. El proceso de enseñanza aprendizaje es favorecido por la investigación de problemas y situaciones que muestran al alumno la las matemáticas como resultado de la producción humana. Nuestro trabajo investigado sobre el uso de la historia de las matemáticas en el proceso de enseñanza y aprendizaje en escuelas públicas estatales en la ciudad de Santa Cruz en Rio Grande do Norte. Nuestra investigación buscó investigar cómo se usa o no esta función. llevada a cabo en el contexto escolar. A través de la investigación realizada nos dimos cuenta de que los profesores utilizan la historia de las matemáticas como recurso, pero todavía hay una falta de conocimiento al respecto. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta