dc.creator.ID |
ANDRADE, J. L. I. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5160276344449119 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, Glageane da Silva |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane Da Silva |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ID |
SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MEIRA, Iranete de Araujo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MEIRA, Iranete de Araujo |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4060982292902975 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A história da matemática como recurso pedagógico contribui para o desenvolvi-
mento de uma aprendizagem significativa e contextualiza dos saberes matemático
dentro de um determinado período ou época. O processo de ensino aprendizagem é
favorecido pela investigação de problemas e situações que mostram para o aluno a
matemática como resultado de uma produção humana. Nosso trabalho investigou
sobre o uso da história da matemática no processo de ensino e aprendizagem nas
escolas estaduais da rede pública da cidade de Santa Cruz no Rio Grande do Norte.
Nossa pesquisa buscou investigar de que modo esse recurso vem ou não sendo uti-
lizado dentro do contexto escolar. Percebemos por meio da pesquisa realizada que
os professores utilizam a história da matemática como recurso, mas ainda há uma
falta de conhecimento sobre a mesma. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-08-26 |
|
dc.description.abstract |
The history of mathematics as a pedagogical resource contributes to the development of
ment of meaningful learning and contextualizes mathematical knowledge.
within a certain period or season. The teaching learning process is
favored by the investigation of problems and situations that show the student the
mathematics as a result of human production. Our work investigated
on the use of the history of mathematics in the teaching and learning process in
state public schools in the city of Santa Cruz in Rio Grande do Norte.
Our research sought to investigate how this feature is being used or not.
carried out within the school context. We realized through the research carried out that
teachers use the history of mathematics as a resource, but there is still a
lack of knowledge about it. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20824 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-25T15:35:07Z |
|
dc.date.available |
2021-08-25 |
|
dc.date.available |
2021-08-25T15:35:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
História da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - recurso pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
History of mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - teaching and learning |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - pedagogical resource |
pt_BR |
dc.subject |
Math education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The history of mathematics as a pedagogical resource: a conception of public school mathematics teachers in Santa Cruz - RN. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La historia de las matemáticas como recurso pedagógico: una concepción de los profesores de matemáticas en la red pública de Santa Cruz - RN. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de. A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. 2014. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La historia de las matemáticas como recurso pedagógico contribuye al desarrollo de
ment del aprendizaje significativo y contextualiza el conocimiento matemático.
dentro de un cierto período o temporada. El proceso de enseñanza aprendizaje es
favorecido por la investigación de problemas y situaciones que muestran al alumno la
las matemáticas como resultado de la producción humana. Nuestro trabajo investigado
sobre el uso de la historia de las matemáticas en el proceso de enseñanza y aprendizaje en
escuelas públicas estatales en la ciudad de Santa Cruz en Rio Grande do Norte.
Nuestra investigación buscó investigar cómo se usa o no esta función.
llevada a cabo en el contexto escolar. A través de la investigación realizada nos dimos cuenta de que
los profesores utilizan la historia de las matemáticas como recurso, pero todavía hay una
falta de conocimiento al respecto. |
pt_BR |